Bullying na escola: qual o papel da família? — Gama Revista
Saudade da escola?
Icone para abrir
Isabela Durão

3

Podcast da semana

Gustavo Estanislau: "O bullying pode fazer com que a criança acredite que merece sofrer"  

Psiquiatra e coautor de “Dilemas na Educação” diz que relação próxima de escola e família é fundamental para proteger contra o bullying    

Isabelle Moreira Lima 28 de Janeiro de 2024

Gustavo Estanislau: “O bullying pode fazer com que a criança acredite que merece sofrer”  

Isabelle Moreira Lima 28 de Janeiro de 2024
Isabela Durão

Psiquiatra e coautor de “Dilemas na Educação” diz que relação próxima de escola e família é fundamental para proteger contra o bullying    

O bullying é uma situação de violência traumática e sistemática que gera estados de alerta nas crianças que são vítimas. Para evitar que se torne um problema grande, é importante estar atento ao comportamento da criança, se há sinais de mudança no seu jeito de se relacionar com os amigos e nos ambiente que frequenta, e manter diálogo com a escola.

“Uma comunidade escolar harmoniosa protege de situações de bullying e o diagnóstico precoce é sempre muito importante”, afirma o psiquiatra Gustavo Estanislau, especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É ele o convidado do Podcast da Semana da edição de volta às aulas. “O bullying pode fazer com que a criança acredite que merece sofrer”, afirma na entrevista.

A Gama, Estanislau, que é também pesquisador e membro associado do Instituto Ame sua Mente, de promoção de saúde mental, além de ter coescrito o livro “Dilemas na Educação — Novas gerações” (Autêntica, 2023), fala que aprender a pedir ajuda é também uma forma de se defender. No livro, o Brasil aparece como um dos países onde mais se pratica o bullying.

Há menos de um mês, tanto o bullying quanto o cyberbullying passaram a integrar o código penal, de acordo com lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O psiquiatra aponta a exaustão dos professores e o sucateamento do sistema de educação como alguns dos elementos que deixam o ambiente propício para esse tipo de violência no Brasil. Ele cita ainda a polarização do país.

 Divulgação

Nesta edição do Podcast da Semana, o psiquiatra comenta como identificar o bullying e como intervir; qual é o papel da escola; que tipo de problemas essa experiência pode deixar para o futuro das criança que são vítimas; e ainda o que fazer se é o seu filho que pratica o bullying, entre outras questões.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também no Deezer,Spotify,Apple Podcast,Google Podcast você escuta este episódio.

Produto

  • Dilemas na Educação
  • Alcione Marques, Gustavo M. Estanislau
  • Autêntica
  • 304 páginas

Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.