Conteúdos sobre educação na Gama Revista

educação

Imagem de destaque do post
Assistir

Como educar crianças contra o racismo?

Idealizado pelo Instituto Alana, "Por uma Educação Antirracista" é uma minissérie que convida para o debate do tema com as crianças. A cada episódio, uma família, entre as quais está a da jornalista Luana Génot, recebe em casa um livro feito especialmente para a série com uma história lúdica e uma atividade pedagógica. Em meio às narrativas, há reflexões de nomes como Ailton Krenak e Nilma Lino Gomes, alguns dos especialistas que participam da produção. Os episódios vão ao ar no GNT às 13h e ficam disponíveis no YouTube do canal. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Ir

Vida e obra de Paulo Freire no Itaú Cultural

Reverenciado mundo afora, o filósofo, escritor e educador pernambucano (1921-1997) teria feito 100 anos em 19 de setembro. Entre uma das muitas homenagens feitas a ele neste momento, a “Ocupação Paulo Freire”, no Itaú Cultural, em São Paulo, revisita seu legado em cerca de 140 itens, entre documentos, fotos, cartas, vídeos e peças originais. Está lá, por exemplo, uma projeção com as páginas manuscritas de “Pedagogia do Oprimido”, um de seus livros mais conhecidos. O site traz alguns materiais adicionais. (Betina Neves)
Imagem de destaque do post
Fazer

'Ninguém consegue criar sem limites'

Diz o educador e palestrante Charles Watson. Em nova turma do workshop semestral “O Processo Criativo - Assoviando e Chupando Cana”, que começa no dia 8 de março, Watson tece conexões improváveis entre assuntos diversos, de arte contemporânea a neurociência. E relembra: a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, é preciso internalizar as regras do jogo para jogá-lo de fato. No dia 3/3, uma palestra gratuita inaugura a turma. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Fazer

Aulas de arte no MoMA

Se você é vidrado em arte, ter aulas no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, já não é mais um sonho distante. A instituição abriu no site Coursera uma série de cursos online gratuitos em diversas áreas, da moda à arte contemporânea. São oito sessões com diferentes professores e legendas em português. Para quem faz questão de receber um certificado ao final, é preciso desembolsar um total de US$ 30 (cerca de R$ 160). (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

Drauzio Varella e a primeira infância

Ser bem cuidado na primeira infância aumenta as chances de uma vida adulta saudável. Esse é o mote do novo quadro de Drauzio Varella no programa Bem Estar, da Rede Globo. Na série “Quanto Mais Cedo, Maior”, que vai ao ar aos sábados pela manhã em nove episódios, o médico fala sobre o período do nascimento aos seis anos de idade por meio de temas como a amamentação, a presença do pai, o afeto e a educação. (Mariana Payno)
Imagem de destaque do post
Assistir

Filosofia com Marcia Tiburi

Para entreter os curiosos de plantão ou os grandes amantes de filosofia, a escritora, artista e professora Marcia Tiburi transformou seu perfil no Instagram em sala de aula remota. No dia 3 de julho, em um encontro virtual de meia hora de duração, Tiburi estreou seu pequeno curso de filosofia online e apresentou pontos iniciais sobre o tema. Nas próximas microaulas, que vão acontecer todas as sextas-feiras, a filósofa retoma a exposição de conceitos e teorias de pensadores a partir das dúvidas, angústias e sugestões de seus seguidores.
Imagem de destaque do post
Assistir

Como criar filhos num mundo de telas?

Num momento em que as crianças estão imersas em telas – dos joguinhos e vídeos no tablet ou celular à educação remota oferecida por escolas públicas e privadas –, é preciso entender os impactos e os riscos, assim como as oportunidades de aprendizado. Por isso, o Instituto Alana começa nesta sexta 26, às 17h, a primeira de seis debates do projeto “Ser Criança no Mundo Digital – série de conversas online”. Para a estreia, o papo traz um panorama sobre as relações entre tecnologia e desenvolvimento infantil com a psicóloga Vera Iaconelli e Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet. No link sercrianca.alana.org.br, com intérprete de Libras e legenda em tempo real.
Imagem de destaque do post
Ouvir

O podcast que estuda os brasileiros

Áudios de WhatsApp, assim como a gambiarra e o brigadeiro, deveriam ser tombados como patrimônio cultural brasileiro. Essa é a ideia do podcast "This Is Brazil", que promete resgatar o país de si mesmo com humor. Partindo sempre de um áudio originado no aplicativo de conversas, o jornalista Pedro Duarte e o produtor de vídeos Nícolas Queiros discutem assuntos variados, mas sempre com uma pegada tipicamente brasileira. O último episódio, "O Terror das Aulas Online ou Quem Pariu Matheus que Balance", fala sobre o estresse que as aulas EAD vem causando nos pais e mães durante a quarentena. O podcast está disponível nas plataformas de streaming musical.
Imagem de destaque do post
Assistir

Penso, logo existo

Se a quarentena nos deu tempo para algo, foi para pensar. E com isso em mente o “Os Pensadores”, curso que originou a Casa do Saber, retorna após mais de trinta edições para resumir o que os grandes filósofos disseram e pensaram em mais de dois mil anos de história. De Platão a Freud, passando por Hegel, Descartes e Merleau-Ponty, o curso é uma porta de entrada acessível, mas profunda, sobre o pensamento filosófico. Os encontros são onlines e acontecem toda quinta-feira, das 20h às 22h. As aulas começam no dia 2 de abril.