Roni Hirsch: “Meu sonho é transformar a realidade da criança do século 21”
O designer, artista plástico e criador do Erê Lab diz que, quanto mais as crianças usam a cidade, melhor cuidarão dela quando adultos
Foi na casa de um vizinho que o designer Roni Hirsch, criador do Erê Lab, de brinquedos para espaços públicos, ficou fascinado pela possibilidade de criar brincadeiras. “Foi uma inspiração, ele fazia jogos de tabuleiro na cartolina. Desenhou um caminho, fez os desafios, fiquei fascinado”, conta sobre a experiência da infância que mudaria sua vida no quarto episódio da série “Motivações Genuínas”, que investiga o que move criadores e artistas. A série é criada e dirigida por Ioram Finguerman e tem o apoio da Gama.
Formado em artes plásticas, sempre teve a visão voltada para os espaços públicos e passou a se dedicar a espaços voltados à infância em 2015. Com o filho recém-nascido no colo, na maternidade, ele fez um manifesto que passou a pautar sua vida profissional: “Qual o bicho papao que a gente quer combater?”, se perguntou. A reposta viria com o primeiro trabalho que fez no Largo da Batata, onde montou o primeiro espaço lúdico em um lugar público. O desafio era: como fazer brinquedos mais diferentes com o mesmo orçamento em que se faz uma “casinha de Tarzan”?
“Joguei 20 lápis na mesa para minha equipe e falei ‘temos 20 troncos para brincar, o que a gente pode fazer diferente?” O diferente veio da observação da natureza, de reproduzir seus processos. “A gente não inventa nada, a gente só recria, observa e trabalha de novo os elementos da natureza, se coloca no lugar da criança. Temos que criar coisas que sejam o mais desafiador possível e o mais seguro quanto necessário. É importante ter um nível de risco pracriança se sentir desafiada a brincar”, ele afirma.
A ideia de Hirsch é que quanto mais tempo as crianças tiverem no espaço público, mais memórias terão desses lugares e melhor cuidarão dele também quando forem adultos. “Meu sonho é transformar a realidade da criança do século 21, trazer para as cidades brasileiras esse sonho, poder sonhar junto e trazer design brasileiro, autoral, que valorize as raízes da nossa ancestralidade.”
Roni Hirsch está na primeira temporada de “Motivações Genuínas”, uma série documental que apresenta um olhar sobre a formação e as histórias de artistas e criadores que realizam projetos relevantes, originais e que tem um efeito positivo na sociedade. Os outros episódios desta temporada trazem o violonista João Camarero; a instrumentistaBeth Beli, fundadora do bloco Ilú Obá de Min; a dupla de piscanalistas, escritores e pesquisadores André Alves e Lucas Liedke, da Float Vibes; e Rubens Amatto, fundador da Casa de Francisca, casa de shows que ocupa um palacete centenário no centro de São Paulo. São entrevistas de 12 a 25 minutos em que eles contam sobre suas vidas e obras. Os episódios serão lançados semanalmente.
Os vídeos podem ser assistidos no site daGamae no canal da revista noYouTube.
VEJA TAMBÉM:
André Alves e Lucas Liedke: “Há uma libertação em falar sobre o que é negativo”
Beth Beli: “O tambor me empoderou e me levou a tantos lugares do mundo”
João Camarero: “A música é o elemento mais humanizador possível”