
@marconormando
A marca do estilista Marco Normando foi destaque na SPFW 59 com uma coleção inspirada na literatura amazônica e um mix de elementos naturais e urbanos
Na última semana, a Normando desfilou pela segunda vez na São Paulo Fashion Week (SPFW). Sempre com o propósito de representar a cultura do Norte, principalmente a do Pará, a marca dos paraenses Marco Normando, estilista, e Emídio Contente, artista visual e seu parceiro de vida, se inspirou no romance “Chove nos Campos de Cachoeira” (1941), do conterrâneo Dalcídio Jurandir. Alfaiataria, palha, látex amazônico, juta e malva se fundiram na passarela. Os bastidores foram republicados pelo estilista:
A estreia da Normando na SPFW aconteceu em outubro do ano passado. Depois de meses, Marco ainda estava refletindo sobre o desfile, quando publicou um texto sobre sua trajetória. Foi no Movimento HotSpot, em 2013, que recebeu o convite para mudar-se para São Paulo e trabalhar com Alexandre Herchcovitch. Depois dessa e outras experiências, criou a Normando, em 2019.
Entre os agradecimentos nos comentários do post anterior, o estilista menciona Carol Ribeiro, presente nos desfiles e na primeira aparição em uma revista da marca. Recentemente diagnosticada com esclerose múltipla, a modelo já foi chamada de “estrela paraense” por ele. Na foto abaixo, Marco compartilha detalhes de uma peça projetada para ela:
Em várias publicações, Marco celebra o seu marido e sócio, o artista visual e publicitário Emídio Contente. “Teu amor é meu mar particular, o mais profundo”, afirma.
Entre as peças favoritas da Normando, Marco escolheu a camisa vitória-régia, que demorou dois meses para ser produzida e que já foi assunto de outro post. “A vitória-régia é uma planta que faz parte do meu imaginário e cotidiano desde criança.”
Depois de viver 20 anos no Pará, o estilista diz que as referências ao estado surgem naturalmente. Além de se inspirar, ele mostra ter um forte carinho pela cidade natal:
Quem passeia pelo feed do estilista também encontra curiosidades sobre ele, como o fato de ser fã de divas pop como Mariah Carey. “No auge do meu momento ‘lamb’, como são chamados os fãs da Mimi, fui já no final do falecido Orkut um dos administradores do maior fã clube brasileiro da Mariah, o Mariah Carey Brasil.”
Com várias conquistas nos últimos anos, Marco não esquece de agradecer à mãe: ”Só de escrever essa mensagem meus olhos se enchem de lágrimas, sei que você precisou abdicar de muitas coisas e tirar forças de onde não tinha para nos criar”.
“Meu presente para São Paulo é acreditar nela, acreditar que posso trabalhar com quem quiser, que posso ser quem quiser, ser um ou mil.” Assim o estilista celebrou a abertura da loja da Normando, há pouco mais de um ano, no bairro de Pinheiros.
No seu último aniversário, Marco escreveu o que diria se tivesse oportunidade de conversar com sua versão mais jovem. “Criança, você está aqui, você vai conquistar muitas coisas ainda, realizações que você nem imagina um dia realizar.”