Pessoas

Conheça as atletas brasileiras que fizeram história no Mundial de Ginástica Rítmica

Quinteto conquista duas medalhas de prata inéditas, o melhor resultado do país na história da competição

26 de Agosto de 2025
Foto de Mariana Raphael/MEsp

Apelidadas carinhosamente de leoas, Duda Arakaki, Mariana Gonçalves, Maria Paula Caminha, Nicole Pircio e Sofia Madeira, as atletas que compõem a seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto, conquistaram duas medalhas de prata inéditas no Mundial de 2025. O campeonato terminou no último domingo (24), no Rio de Janeiro, marcando o primeiro pódio do país na história da competição.

No conjunto geral, a equipe somou 55.250 pontos, ficando apenas 0,3 ponto atrás do Japão, que levou o ouro com 55.550. Na série mista (com três bolas e dois arcos), a apresentação ao som de “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, rendeu 28.550 pontos, a maior nota internacional já conquistada pelo Brasil. A segunda prata veio a apenas 0,1 ponto da Ucrânia (28.650).

Confira a apresentação:

Conheça mais sobre as ginastas:

Duda Arakaki

Natural de Maceió (Alagoas), a capitã da Seleção Brasileira de Conjunto começou a trajetória no esporte aos seis anos, motivada pela paixão pela dança. Hoje com 21, lidera uma geração talentosa que busca colocar o Brasil entre as potências mundiais da modalidade.

Mariana Gonçalves

Aos 20 anos, a curitibana iniciou na ginástica aos 10 e, desde a base, se destacou pela habilidade e carisma. Há três anos vive em Aracaju, onde conquistou seu espaço gradualmente até integrar o grupo principal.

Maria Paula Caminha

A caçula do quinteto, de 16 anos, nasceu em Manaus, cresceu em Salvador e vive em Aracaju desde os 13. Campeã pan-americana juvenil em 2023, brilhou em 2025 ao lado da equipe brasileira: conquistou o ouro no All Around e o bronze na série mista da Copa do Mundo de Milão, além de dois ouros no World Challenge Cup de Portimão.

Nicole Pircio

A atleta de 23 anos descobriu a ginástica rítmica aos 10 anos, depois de ler uma reportagem sobre uma seletiva em Piracicaba – e logo conquistou sua vaga. Desde 2018, faz parte da seleção de conjunto. Atleta olímpica e finalista de Mundial (2021), também é bicampeã pan-americana e sul-americana.

Sofia Madeira Pereira

Aos 21 anos, a capixaba de Vitória (ES) começou na ginástica rítmica aos 10, acompanhando a mãe na academia. Atleta do Clube ICESP, é um dos destaques da seleção brasileira de conjunto e, ao lado de Arakaki, Pircio e Madeira, representou o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação