Chanel Nº5
Ícone da perfumaria de luxo, ele chega aos cem anos envolto em mistério e com fãs como Andy Warhol, Marilyn Monroe e Brad Pitt
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O QUE É
Um perfume icônico — e também um best-seller –, o Chanel Nº5 é um marco na história do século 20. Após cem anos, a fórmula de sua fragrância é um segredo guardado a sete chaves que se tornou conhecida por misturar elementos variados (como rosa de maio, jasmim, ylang ylang e sândalo) e por apresentar uma nota floral extravagante. O frasco é minimalista e chique: uma tampa em formato de diamante e um recipiente de vidro quadrado que parece saído da linha de produção de uma fábrica. Revolucionário à época do lançamento, o Nº 5 inovou na composição química e foi central em grandes campanhas de marketing ao longo das décadas. Apesar da Chanel não divulgar os dados de suas vendas, levantamentos apontam que um frasco de Nº5 é vendido a cada 30 segundos ao redor do mundo. “Era o que eu estava esperando. Um perfume como nenhum outro. Um perfume de mulher com cheiro de uma mulher”, disse Coco Chanel (1883-1971) ao sentir o aroma pela primeira vez.
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QUEM FAZ
A renomada estilista Coco Chanel revolucionou o mercado de perfumes em 1921, ao apostar em uma fragrância que misturava odores de mais de duas flores e produzia um cheiro sintético que não imitava qualquer odor já existente na natureza — algo que não era comum naquela época. Composta pelo químico e perfumista Ernest Beaux, a proposta do perfume era produzir um cheiro duradouro que lembrasse uma mulher, não uma flor. O nome, reza a lenda, foi escolhido após Chanel aprovar a quinta versão apresentada por Beaux. Outros já dizem que o significado místico do número 5, considerado um número de sorte por Chanel, foi responsável pela nomeação. E existem aqueles que afirmam que Chanel iria apresentar uma nova coleção de vestidos no dia cinco de maio e que decidiu manter o número cinco como presságio de boa sorte. A verdade é que ninguém sabe qual é a história oficial, mas as lendas e mistérios contribuíram para a popularidade do perfume.
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POR QUE É TÃO DESEJADO
O que Andy Warhol, Marilyn Monroe e Brad Pitt têm em comum? Todos, de uma forma ou de outra, ostentaram o Nº 5 para o mundo — Warhol com sua arte, Marilyn em suas entrevistas e Pitt como garoto-propaganda. Parte do acervo do MoMa desde 1959, o perfume se tornou um colosso da publicidade, empregando nomes como Catherine Deneuve, Suzy Parker, Gisele Bündchen, Nicole Kidman, Audrey Tatou e Marion Cotillard. Suas propagandas se tornaram clássicos no mundo dos anúncios e foram em territórios nunca antes explorados pela perfumaria: o Nº5 foi o primeiro perfume a ter um comercial exibido no Super Bowl. Seja por conta das propagandas ou de seu aroma abstrato e misterioso, o Nº 5 se consolidou ao longo de um século como a maior referência de perfume do mundo.
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VALE?
Icônico, o Nº5 é um pedido certo para quem quer aliar classe, tradição e bom gosto em um único perfume. Considerado o mais popular perfume de todos os tempos, é difícil imaginar uma fragrância que sobreviveu por cem anos como uma escolha ruim. Há duas questões a se prestar atenção, no entanto: o aroma criado em outros tempos, apesar de clássico, pode não se adaptar ao seu gosto pessoal. Portanto cheire antes. E o preço de um vidrinho no Brasil pode ser pesado para o nosso bolso surrado.
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COMO COMPRAR
É possível comprar o Nº5 pelo site brasileiro da Chanel: o perfume em frasco de 7,5ml sai por R$ 1.105. Outra opção é comprar o Nº5 versão L’eau Vaporizador de 50ml (R$ 895) ou de 100ml (R$ 1.150). Há também a versão Eau de Parfum Vaporizador de 50ml e de 100ml, que tem o mesmo valor da versão L’eau Vaporizador.