Oito receitas incríveis para as férias — Gama Revista
Divulgação

Oito receitas incríveis para as férias

Um frango assado dos deuses, as almôndegas capazes de salvar uma refeição e o melhor cookie do mundo: eis uma lista de receitas para se aventurar durante o recesso

Isabelle Moreira Lima 29 de Dezembro de 2022

Férias é época de descansar, curtir e ter prazer. Ninguém quer se matar na cozinha, mas todo mundo quer uma comidinha gostosa. Você vai viajar, quer uma receita que seja jogo rápido para fazer na praia; vai receber os amigos, precisa de algo que tenha um quê especial. E sem falar nos lanchinhos maravilhosos, bolos, biscoitos e pães, que quebram o maior galho para o lanche das crianças. Com tudo isso em mente, Gama revisitou algumas receitas espertas (e deliciosas) publicadas aqui ao longo de 2022. Têm pratos salgados, sobremesas e até uma granola que pode ser café da manhã, lanche ou virar um belo presente artesanal de Natal atrasado – capaz de, com ela, o atraso até ser esquecido.

A seguir, um apanhado dessas receitas que valem a tentativa durante as férias.

  • Uma receita com segredo de chef…

    E ridiculamente fácil para os amadores. Para fazer este bolo de laranja do cozinheiro Leonardo Paixão, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar no forno e esperar enquanto a casa é tomada por aquele cheirinho cítrico — mas atenção à dica preciosa do chef mineiro: a fruta, que vai com casca e tudo, tem que ser laranja-baía. Dá para usar outro tipo? Até dá, mas não fica igual. Por ter a casca mais grossa e ser mais aromática, a laranja-baía deixa o bolo mais cremoso e saboroso, cheio de pedacinhos no meio da massa.

  • A granola caseira que pode virar presente de Natal

    Se você vive em busca da granola perfeita, saiba que ela pode sair das suas mãos. Seguindo a receita de Bela Gil, é possível ter uma versão rica e saborosa. A dica é usar aveia e acrescentar mais castanhas do que ela recomenda: de caju, amêndoa em lasca, macadâmia, o que encontrar. Pode ser um presente de Natal doce e artesanal.

  • O melhor cookie do mundo

    Esta receita do premiado site americano Food52 é imbatível: fácil, gostosa e pode ser feita no conforto e na segurança de casa. Os biscoitos ficam gordinhos e crocantes ao mesmo tempo, e dá para variar o sabor das gotas de chocolate — ao leite, amargo, branco… vai do gosto do confeiteiro. Só é preciso prestar bastante atenção aos detalhes do passo a passo que fazem a receita dar certo, como a temperatura da manteiga (tem que ser gelada!) e o tamanho das bolinhas que vão ao forno (melhor que sejam pequenas, para não grudar tudo).

  • Um pão de queijo desses, bicho

    Léo Paixão já esteve por aqui. E volta agora com uma receita melhor ainda. Talvez a melhor de pão de queijo que circula. Primeiro porque é facílima, leva apenas três ingredientes (queijo meia cura, polvilho azedo, e creme de leite – esse último é o pulo do gato). Segundo porque o preparo é tão simples quanto o de enrolar brigadeiro. Terceiro porque o resultado é um mix de textura e sabor perfeito: ele é crocante, untuoso e linguentinho ao mesmo tempo, e delicado e gordinho na medida certa. Perfeito para o café da manhã ou da tarde do fim de semana.

  • Almôndegas coreanas que salvam a refeição

    Esta receita é uma mão na roda para quando se está sem tempo e não se quer sujar muito, porque são assadas no forno. As almôndegas pedem bolachas salgadas crocantes mas, se preferir algo menos ultraprocessado, vale ir na farinha de rosca mesmo. Um macete é pegar leve no alho, picar a cebolinha finíssima e preparar uma salada com molho de shoyu, gengibre e limão e um arroz glutinoso para acompanhar. Aqui uma versão mais apimentada.

  • Um bolo de abóbora, laranja, especiarias e inspiração palestina

    Essa receita deliciosa e fácil é excelente para quem quer sair um pouco do comum e da tríade dos bolos de chocolate-cenoura-laranja. Com sabor meio misterioso meio sofisticado de pimenta-do-reino, canela, noz-moscada e cravo, além de um toque de gengibre, o bolo é uma adaptação da publicitária e sommelière Lena Mattar de um que está no livro “Zaitoun”, sobre culinária palestina. Vai impressionar qualquer um que provar.

  • Frango assado dos deuses com limão siciliano

    Um frango assado suculento tem seu valor. E se tiver um toque de limão siciliano então esse valor pode ser quintuplicado. Está entre as melhores receitas do site americano Food 52 e pede tomilho, semente de erva-doce, azeite, alho, cebola, vinho branco, sal e pimenta, além de fatias de limão que serão caramelizadas. Para fazer em uma panela só (de ferro, de preferência) e reduzir a bagunça na cozinha.

  • Uma massa com o sabor do Oriente

    Um bom macarrão talvez seja a coisa mais simples que se pode fazer na cozinha para matar a fome sem ter trabalho, mas não é por isso que deve ser menosprezado. Se você é adepto da massa, mas está cansado de sugos e bolognesas, aqui vai uma boa ideia saída da coluna Prato do Dia, da jornalista Patrícia Ferraz, no Paladar: uma adaptação do tagliatelle com manteiga de especiarias que o gênio Yotam Ottolenghi publicou em seu livro “Plenty”. Com manteiga, cebolas e muitos temperos secos com o gosto misterioso do Oriente, a alegria vai à mesa em poucos minutos. Para finalizar, pinoles (que se você não tiver à mão, pode ser substituído amêndoas em fatias) e hortelã fresca. De quebra, você ainda encontra sugestões de harmonização para quem gosta de vinho (um Sauvignon Blanc bem aromático cai bem) ou cerveja (American Pale Ale).

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação