Faça em casa a melhor empanada da Argentina, de carne ou de milho — Gama Revista
1 receita

Faça em casa a melhor empanada da Argentina, de carne ou de milho

Receita premiada em 2019 vem da cozinheira conhecida como Chacha, que há mais de uma década a prepara para visitantes de Mendoza

Isabelle Moreira Lima 06 de Julho de 2023

Que tal fazer em casa a melhor empanada da Argentina? A receita sai das mãos da cozinheira María del Carmen Vicario, mais conhecida como La Chacha, que hoje as prepara na Casa del Visitante, da Bodega Santa Julia da Família Zuccardi, em Mendoza. Ela conta que aprendeu a fazer o prato aos sete anos de idade, quando a mãe ficou doente, e os irmãos maiores controlavam o forno e ela preparava a massa e o recheio. “Minha mãe cozinhava muito bem, mas nossas empanadas têm algumas diferenças. Ela usava cominho, eu não uso. Quando ela ficava doente, se sentava ao meu lado e dava indicações, mas a cozinha estava a meu cargo”, conta no livro “Las Empanadas de Chacha” (Ed. Catapulta), de onde vêm as receitas abaixo.

A de carne foi premiada como a melhor da Argentina em 2019, vencendo concorrentes de várias localidades. A de milho é a favorita de Chacha, deliciosa, e fica como dica alternativa para quem não come ou quer reduzir o consumo de carne.

Ingredientes da Massa
600 g de farinha
18g de sal
420 ml de água
110 g de mantega em temperatura ambiente
50 g de banha
Amido de milho para polvilhar

Modo de fazer
Em uma tigela, junte a farinha e o sal. Adicione a água, a manteiga e a banha derretida e amasse até obter uma massa firme. Cubra com um pano e deixe a massa descansar enquanto faz o recheio. Abra a massa bem fina e polvilhe com maizena, isso fará com que ela fique crocante. Dobre-a várias vezes e deixe descansar por mais alguns minutos. Abra-a bem fina novamente e corte-a em discos utilizando uma cumbuca.

Ingredientes para o recheio de carne
1,3 kg de filé mignon picado (pode substituir por similar ou por carne moída)
100 g de banha
800 g de cebola bem picada
200 g de cebolinha picada
5 ovos cozidos picados
12 azeitonas sem caroço
Sal
Orégano
Pimenta-do-reino moída
Páprica doce

Modo de fazer
Derreta a banha numa frigideira e refogue a cebola picada até ficar transparente. Adicione a carne e tempere com todos os condimentos. Refogue por 15 minutos, então desligue o fogo e adicione a cebolinha, misture e deixe esfriar. Quando a temperatura estiver mais baixa, junte os ovos e as azeitonas. É hora então de colocar o recheio nos círculos (em exagerar na quantidade para evitar que não caiba), fechar os pasteis, pincelar com gema de ovo e assar em forno pré-aquecido em 180 graus até dourar.

Ingredientes do recheio de milho (choclo)
12 espigas de milho
1 cebola branca grande picada
1 pimentão verde picado
100 g de queijo fontino (queijo italiano que pode ser substituído por gouda, gruyère, entre outros) ralado
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer
Debulhe metade dos milhos e rale o restante. Em fogo baixo, leve uma frigideira com azeite e refogue a cebola e o pimentão até que a primeira fique transparente. Adicione o milho ralado e em grão e deixe que cozinhem em fogo baixo por alguns minutos. Tempero com sal e pimenta. Com o recheio ainda quente, adicione o queijo e deixe esfriar. Quando a temperatura estiver mais baixa, é hora então de colocar o recheio nos círculos (em exagerar na quantidade para evitar que não caiba), fechar os pasteis, pincelar com gema de ovo e assar em forno pré-aquecido em 180 graus até dourar.

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação