Como se destacar no LinkedIn — Gama Revista

Como se destacar no LinkedIn

Se você está procurando um novo emprego ou pensando em mudar de carreira, veja essas dicas para usar melhor a plataforma

Daniel Vila Nova 14 de Setembro de 2022
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    Mantenha o perfil quente e atualizado –
    No Brasil, o LinkedIn conta com uma base de 50 milhões de usuários. Se destacar no meio desse mar não é tarefa fácil, mas Arlane Gonçalves tem a dica perfeita – o perfil na rede social deve refletir tudo de mais atual que você conquistou na sua jornada profissional. Além de ser uma consultora de Diversidade, Equidade e Inclusão para as Organizações, Gonçalves também foi eleita Top Voice da plataforma em 2021 – programa criado pelo LinkedIn que dá maior visibilidade a usuários que fazem a diferença no site. “Na prática, o LinkedIn é o seu currículo na internet. Quase todos os recrutadores usam a plataforma na hora de procurar profissionais para suas vagas, por isso o perfil precisa estar completo e atualizado”, ela afirma. Em vez de modificar sua página somente quando for procurar por um novo emprego, busque atualizá-la sempre que algo novo surgir. Com isso, você se mantém aberto a oportunidades que talvez sequer sonhou em receber.

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    Poste com frequência, mas sem flood, nem ghosting –
    Quem não é visto, não é lembrado. A sabedoria popular pode ser batida, mas carrega um fundo de verdade. Em um ambiente tão competitivo quanto o LinkedIn, manter-se sempre em destaque é fundamental se você quer chamar atenção. “Somente postando com frequência é que você poderá construir um vínculo com a sua rede e demonstrar ser aquilo que deseja demonstrar ser”, relata Gonçalves. A frequência das postagens fica a cargo de cada um, mas ao menos um post na semana é essencial para se manter de bem com o algoritmo da rede social. Gonçalves também alerta para um erro comum – frequência é diferente de intensidade. “Postar muito em um período e depois sumir não vai ajudar sua visibilidade”, ela complementa.

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    Crie uma linha editorial e seja fiel ao seu tema –
    O que você deseja com o LinkedIn? Está procurando uma vaga específica? Quer mudar de área ou redirecionar sua carreira? Independente de qual for o seu desejo, voltar o seu perfil e suas postagens para esse objetivo é extremamente importante. Crie uma linha editorial para seus posts e sempre publique coisas voltadas para a temática almejada. “Sua rede acaba se vendo no que você posta e vai desenvolvendo afinidade com a sua proposta”, relata Gonçalves. Essa é uma forma de demonstrar o seu interesse no tema e ter o seu nome relacionado a área em que você atua ou deseja atuar. Em contrapartida, se o seu perfil for um amontoado de aleatoriedades, ele pode não agradar a nenhum público específico e afastar possíveis conexões importantes.

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    Interaja e se engaje com outras pessoas: isso é fazer networking –
    O “social” em “rede social” está lá por um motivo. O LinkedIn é o seu CV, mas ele é também uma ferramenta para se conectar com outras pessoas da sua área. Se você deseja ser influente na plataforma, criar uma comunidade é a melhor estratégia. O processo, no entanto, é longo. Gonçalves entende que é importante interagir, sempre de forma autêntica, com suas conexões na plataforma. Comente coisas relevantes nas postagens deles e sempre responda os comentários que fazem nas suas postagens. “Hitar” na rede social até é possível, mas criar uma comunidade engajada só ocorre com muita perseverança.

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    Tome muito cuidado com a toxicidade –
    O LinkedIn talvez seja a plataforma profissional mais importante quando o assunto é encontrar novos empregos. Isso não significa, no entanto, que a rede seja sempre agradável de se utilizar. Post tóxicos, um ambiente extremamente competitivo e uma dose de neoliberalismo podem fazer a ansiedade de qualquer um ir às alturas. É importante lembrar que você não é o seu LinkedIn e que, por mais útil que ele seja, no final das contas é só uma ferramenta. Evite seguir perfis que transbordem positividade tóxica. Se for uma conexão essencial para o seu futuro profissional, você pode silenciar a publicação ou até mesmo o perfil e visitá-lo apenas quando for necessário.

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