Dicas de Transpreta para aprender mais sobre a luta contra a LGBTfobia — Gama Revista
Divulgação

Dicas de Transpreta para aprender mais sobre a luta contra a LGBTfobia

Da série “Pose” a uma música de Urias, a historiadora Giovanna Heliodoro faz indicações para quem quer entender mais dessa causa nos dias de hoje

Dolores Orosco 17 de Maio de 2023

Com muito humor e informação, a historiadora Giovanna Heliodoro, conhecida como @transpreta nas redes sociais, acumula mais de 200 mil seguidores no Instagram tratando de temas ligados ao universo LGBTQIAP+ — em especial ao seu, de mulher trans. Neste Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, ela indica a Gama o que ler, ouvir, ver e quem acompanhar para entender mais dessa causa nos dias de hoje.

LER “Pedagogias das Travestilidades” (Civilização Brasileira, 2022), de Maria Clara Araújo dos Passos

“Travesti, preta e nordestina, Maria Clara faz um resgate de memórias da luta pelos direitos das pessoas trans no Brasil, desde 1979. Ela mostra como nós, mulheres trans e travestis, estivemos à frente de muitas das movimentações sociais da comunidade LGBTQIAP+ ao longo da história, mas tivemos nossos papéis invisibilizados, geralmente por homens gays cis.”

ASSISTIR “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, na Globoplay

Um documentário encantador sobre a grande ativista Indianarae Alves Siqueira, que fundou a casa Nem, que acolhe pessoas LGBTQIPA+ em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro há muitas décadas.”

ASSISTIR Série “Pose”, com Billy Porter

“Sou apaixonada por essa série que retrata como pessoas pretas e latinas expulsas de seus núcleos familiares foram salvas pela arte e pela dança nas ballrooms de Nova York nos anos 1980. Cada episódio traz uma micro-história de personagens que mostram bem como era ser LGBTQIAP+ naquele contexto. A protagonista, Blanca Evangelista, é vivida pela maravilhosa MJ Rodriguez, que inclusive ganhou o Globo de Ouro por sua atuação.”

OUVIR “Her Mind”, de Urias

“Fiz uma colaboração nesse álbum da Urias, que nasce a partir de uma mistura ciência e música. A cantora e compositora se inspirou em uma pesquisa que mostra que o cérebro de pessoas trans se distingue do de homens e mulheres cis. A Urias usa desse argumento para falar de nossas potências artística, intelectuais e individuais.”

CONHECER Ventura Profana, artista visual

“É uma artista visual baiana que usa de toda sua fé enquanto travesti cristã para fazer com que nós, pessoas trans, nos entendamos como força em um universo sagrado. Ela fala de Deus associando corpos trans como semelhantes. Assim como a Urias, ela muitas vezes é lembrada apenas como artista trans, quando na verdade têm vários arcabouços intelectuais e artísticos que vão muito além disso sua produção.”

OUVIR Podcast “Mano a Mano”


“É um podcast que é tudo para mim, não perco nenhum episódio e tem muita gente legal envolvida. A temática não é LGBTQIAP+, mas a variedade de convidados que o Mano Brown entrevista faz a gente entender muitas histórias que foram apagadas dos livros.”

SEGUIR @hellobielo

Bielo Pereira produz conteúdos magníficos sobre moda e cultura pop. Atualmente estamos produzindo juntas a primeira premiação que vai homenagear pessoas trans no Brasil em diversas áreas, a Transbaile, no dia 13 de junho, em São Paulo. Sempre somos lembradas apenas como pessoas trans, mas não em nossa potência e no trabalho que desenvolvemos com excelência. Queremos que essa premiação ajude a combater essa ideia e nos enalteça em nossas conquistas.”

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação