Conteúdos sobre cultura na Gama Revista

cultura

Imagem de destaque do post
Assistir

O emocionante “As Oito Montanhas”

Dois jovens que vivem a infância em meio aos picos e vales de uma vila isolada. No filme vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022, o foco é a amizade entre esses personagens, que se reencontram anos depois em situações opostas. Dirigido pela dupla de cineastas por trás de “Alabama Monroe” (2012), o longa, que estreia agora nos cinemas, é um conto terno sobre amadurecimento e laços humanos. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O legado de Léa Garcia

Umas das primeiras mulheres negras da tevê brasileira e nome fundamental da arte antirascista, Léa Garcia, que morreu em 15 de agosto, aos 90 anos, deixou um imenso legado representativo às novas gerações de artistas pretos. Nos últimos dias, a atriz ganhou textos-homenagens à sua carreira, como no Portal Geledés, no Alma Preta e na coluna de Tom Farias, na Folha, além de um programa especial no Globo Play. Vale ler e assistir. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Assistir

A segunda temporada de “The Bear”

A série-fetiche de quem ama cozinha acaba de voltar ao Star+ com uma segunda temporada que é quase uma primeira: é o começo do negócio de Carmy, que fecha a casa especializada em corned beef para abrir o gastronômico The Bear. E, é claro, não vai ser tão fácil. Um mar de burocracia, a instabilidade emocional de um sócio, a desconfiança do investidor, uma corrida contra o relógio e a possibilidade de enfim alcançar uma estrela nos grandes guias vai fazer com que fiquemos grudados à tela. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

O novo filme de Kléber Mendonça Filho

Premiado em Cannes, o diretor brasileiro retorna às telas no documentário “Retratos Fantasmas” (2023). Com passagem elogiada pelo festival francês, o longa usa imagens de arquivo e filmagens recentes para reconstituir a rotina de ir ao cinema no centro de Recife, cidade do cineasta, ao longo do século 20. “Um documentário que soa excentricamente pessoal, mas nunca olhando só para o próprio umbigo”, segundo crítica da revista Variety. (Leonardo Neiva)