Sanduicheira de fogão
Item de confiança na cozinha por décadas, a sanduicheira de fogão promete durabilidade e sanduíches perfeitamente dourados
-
o que é
Duas pequenas superfícies quadradas, normalmente de alumínio ou ferro fundido, unidas por uma dobradiça com cabo de madeira e travas para serem colocadas sobre o calor do fogão aceso. A sanduicheira de fogão, chamada também de tostequeira ou tostex, virou um item com ar vintage, mas cheio de funcionalidade até hoje — e há quem diga que dá um gostinho especial ao pão, diferente do grill elétrico. O uso é simples: basta acender uma boca do fogão, untar a sanduicheira com um pouco de manteiga ou óleo, colocar o pão de forma, com ou sem recheio, e esperar ele ficar dourado. O utensílio tem uma aura de nostalgia e pode ser utilizada tanto no fogão como na churrasqueira. Fácil de carregar, pode incrementar o lanche num piquenique, camping ou luau.
-
quem faz
O uso de ferramentas semelhantes à sanduicheira datam desde o começo dos anos 1920 nos Estados Unidos, com o chamado Tostwich, mas foi em 1925 que o americano Charles Champion patenteou o item. Uma sanduicheira semelhante foi patenteada pelo australiano Earnest Smithers em 1949, mas em formato redondo. O uso das sanduicheiras de fogão se popularizou entre os anos 60 e 70 como um jeito de fazer sanduíches em acampamentos. Com o passar dos anos, os modelos começaram a ser direcionados para o uso doméstico e o ferro fundido deu lugar a um metal mais barato e leve, o alumínio. Atualmente, é encontrada também em versões antiaderentes.
-
por que é tão desejado
A sanduicheira é um clássico do café da manhã — o cheirinho de pão tostado no fogão pode trazer lembranças distantes e o design agrada quem gosta de itens clássicos. Se utilizada aberta, vira algo além de uma sanduicheira e pode servir como uma pequena frigideira. O uso pode simular as famosas raclettes, basta controlar o calor e colocar o queijo para derreter. A sanduicheira de ferro fundido é mais indicada para quem planeja utilizá-la na churrasqueira e, por ser um material de vida útil longa, pode ser passada de geração em geração, se bem cuidada.
-
vale?
Não é uma boa ideia para os distraídos: para dourar o sanduíche por igual, é preciso ficar de olho e virar e desvirar a sanduicheira constantemente. É um item ideal para quem faz questão do gostinho do pão tostado no fogão, mas dificilmente é mais prática do que a sanduicheira elétrica e a versão de alumínio não serve para quem tem fogão por indução de calor. A vantagem está na possibilidade de uso em vários ambientes fora da cozinha, basta ter fogo. O preço é acessível, dependendo do metal utilizado na produção e, assim como os grills elétricos, há modelos com chapas duplas para dois sanduíches.
-
onde comprar
As feitas em alumínio são facilmente encontradas em lojas de artigo para cozinha, mercados populares e feiras, assim como grandes lojas de varejo, onde são vendidas por até R$ 10. Já a versão em ferro fundido tem um preço um pouco mais salgado, de cerca de R$ 60, e está disponível em sites de compra como a Amazon.