Crocs
De aparência questionável, mas confortável, essa sandália dominou o mundo com edições temáticas e se tornou o calçado não oficial da pandemia
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O QUE É
Com mais de 67 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, essas sandálias podem até ser taxadas de bregas, mas não há como negar que são extremamente confortáveis e que, durante a pandemia, se tornaram as mais fiéis companheiras de home office. Feito de uma resina de célula fechada chamada Croslite, um material sintético exclusivo da marca, o Crocs tem como diferencial sua leveza e seu conforto. Com mais de 22 colorações disponíveis, a sandália apresenta diversas aberturas na parte da frente que a tornam bem arejada e ajudam na drenagem da água. Um tira móvel na altura do calcanhar possibilita que a sandália seja usada no modo chinelo (com a tira para frente), ou presa ao calcanhar (com a tira para trás). Nos últimos anos, as Crocs conquistaram o mercado de calçados mundial e se tornoram referência quando o assunto é conforto — não sem críticas à sua estética, digamos, controversa.
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QUEM FEZ
Três amigos navegavam pelo Caribe quando tiveram a ideia de uma sandália que fosse confortável para o dia a dia em um barco. Lyndon “Duke” Hanson, Scott Seamans e George Boedecker se inspiraram em um calçado náutico canadense utilizado por Seamans e decidiram apostar na criação de uma versão americana. Destinado para passeios em alto mar, os primeiros Crocs foram vendidos em uma feira de barcos na Flórida em 2002 e, rapidamente, se tornaram um sucesso no mundo náutico. Apesar do formato pouco usual, o calçado era extremamente confortável e, aos poucos, foi saindo do nicho ao qual era destinado e ganhando cada vez mais popularidade. Ao longo dos anos 2000, a companhia expandiu massivamente o repertório de calçados e produtos, focando no maior público possível e se tornando uma febre nos EUA. Se o ápice das sandálias foi em 2007, o ano de 2008 foi terrível para a companhia. A saturação do mercado provocou uma desvalorização da marca, fazendo a companhia fechar fábricas e perder centenas de milhões de dólares — simplesmente haviam modelos demais nas prateleiras. Após uma grande reformulação na estratégia de marketing, distribuição e produto, a empresa voltou a apostar no que a tornou um sucesso em primeiro lugar — os modelos feios, mas já clássicos e extremamente confortáveis. A volta das sandálias, que ocorreu lá pra 2017, não poderia ter sido um sucesso maior e hoje a marca é um dos principais nomes do mercado de calçados.
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POR QUE É TÃO DESEJADA
Se você gosta de moda, já ouviu falar de “ugly fashion”: a tendência que explica parte da fama do Crocs. “Tudo o que é feio é legal hoje em dia, de jeans extra largos a logos espalhafatosas. Os Crocs talvez sejam a forma mais pura dessa tendência”, afirma o jornalista de moda Jake Woolf. Mas o sucesso do patinho feio dos calçados não está ligado somente à sua estética questionável. Como parte da reformulação da marca, a Crocs apostou em colaborações com grandes marcas e em edições temáticas e limitadas das suas sandálias. É possível encontrar versões do calçado da Balenciaga (entre eles, o famigerado modelo com salto), da franquia “Star Wars”, da rede de fast food KFC e até mesmo uma edição projetada pelo rapper Post Malone. Se você pode imaginar algo, provavelmente há um Crocs temático sobre o assunto. Além disso, há um forte componente de personalização nas sandálias — algo que os jovens adoram. Os 13 furinhos na parte frontal do calçado servem também como espaços para os Jibbitz, pequenos broches temáticos licenciados pela Crocs que podem ser acoplados nas sandálias. Durante a pandemia, as sandálias se tornaram ainda mais populares e ganharam o status de calçado não oficial do home office. Isolados em casa, o apelo ao conforto fala mais alto do que qualquer senso estético.
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VALE?
Para muitos fashionistas, os Crocs só fica atrás dos chinelos com meias no quesito “maior crime da moda”. A verdade é que o calçado tem muitos haters e sites como o “ihatecrocsblog” já se tornaram piadas recorrentes. Mas se você não se importa com a beleza diferenciada da sandália, o uso delas pode até servir como uma demonstração de autoconfiança. Em contrapartida, o conforto dos Crocs é tão renomado que é comum ouvir de profissionais que costumam trabalhar de pé por longos períodos de tempo que as sandálias são as melhores opções para quem quer evitar dores no pé. Não há um consenso na comunidade médica em relação aos benefícios podólogos do calçado, mas não há como negar que a maciez da plataforma é um grande atrativo.
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ONDE COMPRAR
É possível comprar o modelo clássico por R$ 199,00 no site oficial da marca. Os Jibbitz também são vendidos no site, cada um por R$ 16,00. As edições especiais e temáticas são encontradas em sites de lojas de calçados e de revendas.