Cafeteira Moka Express Bialetti
Produzida em alumínio no estilo de linhas retas do art déco desde 1933, é considerada revolucionária por seu método de extração do café
-
O que é
Uma cafeteira italiana de alumínio que nasceu das mãos do engenheiro Alfonso Bialetti, em 1933. Inspirada no funcionamento das máquinas de lavar da época, a Moka Express funciona à pressão: tem duas câmaras isoladas por um filtro, onde ficam, separadamente, água e café. A cafeteira vai ao fogo até atingir a ebulição da água, que faz com que o vapor gerado tenha pressão suficiente para forçar o líquido fervente a subir para a câmara onde fica o café moído. Ali, os dois componentes se unem e o café pronto se acumula para ser servido. A Moka Express possui uma válvula de segurança patenteada pela Bialetti que permite o aumento assegurado da pressão dentro do recipiente. Diz a lenda que o objeto foi responsável por revolucionar o preparo de café caseiro, e devido a sua importância tecnológica e cultural na época em que foi criado, uma unidade da cafeteira está exposta no Museu MoMA, em Nova York. Apesar de seu reconhecimento atual, nos primeiros anos após sua criação foram vendidas apenas 70 mil unidades, e a produção permaneceu artesanal e voltada ao mercado local até o final dos anos 1940.
-
Quem faz
Tudo começou algum tempo antes da cafeteira icônica ser criada. Em 1919, Alfonso Bialetti, sobrenome que se tornou a marca oficial de cafeteiras italianas, abriu uma oficina onde produzia itens de alumínio semiacabados. Assim permaneceu até 1933, quando lançou a inédita Moka Express, a mais procurada do catálogo mesmo mais de oito décadas depois. A partir da invenção, a marca se uniu a outras empresas, como Aeternum e Girmi, negociou ações na bolsa italiana e passou até a produzir cápsulas de café expresso. Em 2017, eram 205 lojas Bialetti espalhadas pela Itália, França, Áustria e Espanha. No ano seguinte, chegou ao Brasil oficialmente.
-
Por que é tão desejada
Em mundo dominado por cápsulas de café para o expresso doméstico, a Moka Express ganha pela possibilidade de escolha de mais variedades de grão e de frescor da bebida. Faz também uma bebida mais encorpada do que o café coado com filtro: por ficar mais tempo em contato com os grãos moídos, a água fervida retém maior quantidade de óleo do café, o que dá gosto e corpo à mistura. Por fim, ganha pelo design e pela experiência retrô, com suas linhas geométricas e formato da base que seguem o estilo art decó, muito popular entre as décadas de 20 e 30.
-
Vale?
É considerada por seus fãs a melhor cafeteira do mundo, vale pela durabilidade, originalidade e material de alta categoria. Outras marcas com menos história e reconhecimento podem oferecer um produto similar por um preço mais baixo. Porém, se couber no bolso, a Moka Express é uma grande escolha para quem procura uma cafeteira italiana.
-
Como comprar
A loja oficial da Bialetti no Brasil faz entrega para o país inteiro pelo site. Em diferentes tamanhos, que servem de uma a 12 xícaras de café, o modelo original da Moka Express está disponível em múltiplas cores pelo preço de R$ 200 a R$ 600.