Do skate à medalha olímpica: os objetos de Paris 2024
Conheça histórias e curiosidades por trás de cinco itens essenciais para os esportes nos Jogos Olímpicos
Um traje de banho feito de lycra, que é símbolo do verão brasileiro e, no exterior, é conhecido como “speedo”. Uma bola feita de couro sintético antiderrapante e impermeável, celebrada há décadas nas partidas da NBA. A prancha de madeira equipada com quatro rodas, que já foi símbolo de marginalidade, mas que hoje brilha nos pés de Rayssa Leal. Outra bola, menor, que nasceu junto com o esporte, mas só foi padronizada na cor amarelo fosforescente na década de 1970. Uma das mais altas condecorações do esporte mundial, concebida em 1896 e feita com metais nobres.
O que todos esses objetos têm em comum? Eles podem ser vistos nas quadras, arenas, pistas, campos e piscinas do Jogos Olímpicos de Paris 2024. A seguir, conheça a história e algumas curiosidades sobre cada um deles:
-
Foto: Divulgação/Tokyo 2020 Medalha olímpica
Um pedaço de metal circular com uma fita de tecido que enfeita o pescoço dos melhores atletas. Com 60 milímetros de diâmetro e 3 milímetros de espessura, o material varia: as de ouro são feitas de 92,5% de prata e folheadas em 6 gramas de ouro; as de prata mantém a porcentagem do material na produção, e as de bronze recebem 92,5% de cobre, 0,5% de lata e 2,5% de zinco. As primeiras medalhas olímpicas da história estrearam como condecoração nas Olimpíadas de 1896, em Atenas. Saiba mais sobre a medalha olímpica aqui.
-
Reprodução Skate
Uma prancha de madeira ou acrílico, chamada shape, com quatro rodas pequenas ligadas por um truck. Além de transporte, é usado em esportes de rua e competições. Disponível nos odelos street, longboard e cruiser, brilhou com Tony Hawk, Bob Burnquist, Leticia Bufoni, Pedro Barros e, agora, Rayssa Leal. Símbolo da cultura de rua, já enfrentou preconceito e virou tema de videogames e acessório de personagens famosos, como Bart Simpson. Em 2020, tornou-se modalidade olímpica no Japão. Saiba mais sobre o skate aqui.
-
Bola de tênis
Ela é feita de borracha em sua parte interna e cheia de gás no centro, o que possibilita seu efeito quicante. Uma das bolas esportivas mais vistosas, ela possui revestimento de um feltro peludo, que aumenta a durabilidade e o controle sobre sua trajetória. Sua vida útil nos circuitos profissionais, no entanto, é curta: costuma ser descartada após nove pontos disputados — os melhores jogadores do mundo não podem lidar com as deformações inevitáveis da bola após um curto período de uso. Saiba mais sobre a bola de tênis aqui.
-
Sunga
Associado ao calor e à água, é um traje de banho feito de lycra, que seca rapidamente. Justa ao corpo, cobre apenas as nádegas e partes íntimas masculinas. Tem o comprimento de uma cueca boxer nos modelos tradicionais , mas também pode ser encontrada em versões mais cavadas, em diferentes cores e estampas. Chamada de “speedo” no exterior — uma referência à marca australiana de material esportivo que domina o mercado de trajes de banho —, é essencial para nadadores e praticantes de esportes aquáticos. Saiba mais sobre a sunga aqui.
-
Bola Wilson
Fabricada com um tipo de couro sintético antiderrapante e impermeável chamado tackskin, possui oito gomos, 69 centímetros de circunferência e um grande “Wilson” impresso. Marca clássica no esporte e na cultura pop, ela é reconhecida por conta dos jogos da NBA. Sua marca produz também raquetes de tênis, bolas de vôlei, de futebol e mochilas. Em 2021, a bola oficial da NBA voltou a ser a clássica Wilson, em comemoração aos 75 anos da competição. Saiba mais sobre ela aqui.