Bloco de notas da Semana "Você consegue perdoar?" — Gama Revista
Você consegue perdoar?

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Um podcast que discute o sistema penal brasileiro, uma tendência viral que acompanha a rotina de mulheres de presos, um texto sobre como a internet não esquece e um pastor que fala sobre perdoar. As dicas da redação sobre o tema da semana: perdão

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

Um podcast que discute o sistema penal brasileiro, uma tendência viral que acompanha a rotina de mulheres de presos, um texto sobre como a internet não esquece e um pastor que fala sobre perdoar. As dicas da redação sobre o tema da semana: perdão

05 de Junho de 2022
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    DiDivulgação/Album do Baco Exu do Bluesvulgação/”Paris”

    Em “ME DESCULPA JAY-Z”, o rapper Baco Exu do Blues explora a relação da sua autoimagem com sua saúde mental, se comparando a um dos maiores rappers de todos os tempos e pedindo desculpas – por desejar não só ser como ele, mas também por querer se deitar com a mulher dele, Beyoncé. A faixa é a música mais escutada do álbum “Bluesman” (2018), que por ironia do destino ganhou o principal prêmio do festival de publicidade de Cannes em cima de “EVERYTHING IS LOVE” (2018), disco de Beyoncé e Jay-Z.

  • Seja na literatura, no cinema, na televisão ou nos palcos da Broadway, a história de Jean Valjean e sua busca por perdão marcou gerações e conquistou o mundo. Em uma das cenas mais tocantes de “OS MISERÁVEIS”, o fugitivo Jean Valjean é acolhido pelo bispo Myriel. Apesar de ter sido roubado, o religioso dá a outra face para o ex-prisioneiro e oferece algo que toda a sociedade havia negado a Valjean – um caminho para a redenção.

  • Movimentos conspiracionistas de extrema-direita conquistaram uma parcela significativa da população americana, ALIENANDO os seguidores de suas famílias e amigos. Mas o que acontece quando a conspiração se revela uma farsa? No podcast “The Daily”, o New York Times conversa com participantes do movimento QAnon – que tinha Donald Trump como seu herói – após a posse de Joe Biden. Desolados, se questionam: há como conseguir o perdão daqueles que se afastaram?

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Desculpar-se não é exatamente uma tarefa fácil. Não basta só expressar seu arrependimento, é preciso refletir sobre o erro cometido e agir no melhor timing e da melhor maneira possível. Se você PISOU NA BOLA com alguém, não deixe de ler essas 5 dicas para pedir desculpas reunidas pela Gama.

  • Produzido pela equipe da Rádio Novelo, e apresentado por Branca Vianna, “Crime e Castigo” explora diferentes casos criminais nacionais e suas complexas relações com conceitos como “JUSTIÇA”, “VINGANÇA” e “PERDÃO”. Afinal, como essas ideias definem nossas percepções sobre segurança pública? E como elas distorcem?

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução/MIT Technology Review

    A internet nunca perdoa. Errou? Pode ter certeza que sua falha se tornará VIRAL, será julgada e criticada por inúmeras pessoas e pode até virar meme. Se essa dinâmica é ruim para todos, ela é particularmente perversa para jovens que estão crescendo – e por isso mesmo estão propensos a cometer mais erros. Em seu artigo para a MIT Technology Review, a escritora Kate Eichhorn questiona o quão prejudicial para jovens é jamais poder esconder ou esquecer sua juventude.

  • Imagem da listagem de bloco de notas

    Perdoar pode ser terapêutico. É o que acredita o psiquiatra e psicanalista Moises Groisman, um dos mais renomados terapeutas familiares do país. Autor de “A ARTE DE PERDOAR” (Núcleo Pesquisas, 2013), Groisman é adepto da terapia sistêmica do perdão, onde desculpar é uma peça central na manutenção de casais e famílias, estejam eles juntos ou separados.

  • Ao longo de suas entrevistas e falas, o Padre Júlio Lancellotti sempre aborda a temática do perdão. O coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo trabalha com a população em situação de rua e já falou sobre a importância do perdão nesse contexto. Em um vídeo do ano passado, o pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, do bairro da Mooca, pediu desculpas à comunidade LGBTQIA+. Na semana “Viu minha mensagem?“, Gama conversou com o Padre sobre sua atuação.

  • CORPO DELITO” (2017) acompanha a vida de Ivan, rapaz que saiu da cadeia após oito anos de reclusão. O documentário segue a rotina enfadonha de trabalho e casa, casa e trabalho. Apesar da nova liberdade, uma tornozeleira eletrônica lembra a todo momento que o inferno de Ivan ainda não acabou – ele está em regime semiaberto. O longa retrata o desconforto e a revolta de Ivan com o sistema prisional e questiona o funcionamento do REGIME SEMIABERTO.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução TikTok

    No TikTok, uma tendência curiosa vem chamando atenção dos usuários da rede social. Mulheres de presos usam a plataforma para compartilhar suas VISITAS AOS PRESÍDIOS onde seus maridos cumprem pena. A rotina, as dificuldades e os preconceitos vividos são compartilhados em vídeos curtos e algumas das companheiras já contam com mais de 100 mil seguidores em seus perfis. A Folha de S. Paulo e o Tab UOL reportaram a tendência.