Conteúdos sobre religião na Gama Revista

religião

Imagem de destaque do post
Ir

Festival literário com debates sobre memória judaica no Brasil

Do dia 30 de novembro a 3 de dezembro acontece o 2º Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo. A questão "E se eu me esquecer de ti?" sustenta o evento, que traz 12 mesas com convidados nacionais e internacionais para refletir a memória, principalmente do povo judeu em contexto brasileiro. Um dos destaques é o debate "Judeu é branco?", com participação de Cida Bento e Michel Gherman. A curadoria é de Daniel Douek e Rita Palmeira, e a entrada é gratuita. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ler

A religião que transforma o crime em “A Fé e o Fuzil”

Recusando estereótipos, o jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso lança, pela Todavia, o livro que é um estudo sobre como as religiões evangélicas modificaram o panorama do crime no Brasil nas últimas décadas. Com depoimentos de ex-criminosos que mudaram suas vidas a partir da religião, o autor mostra como o crescimento desses grupos tem impacto profundo numa população exposta a diversas violências. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Mostra "Bará", de Gustavo Nazareno, celebra Exu

A partir deste sábado (13), o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, abrigado no Parque Ibirapuera, recebe a exposição do artista mineiro Gustavo Nazareno. A mostra reúne cerca de 150 trabalhos, entre pinturas a óleo sobre linho e desenhos em carvão, que partem de inspirações em contos de fada, fabulação e a fé em Exu na qualidade de Elegbara, uma das denominações do orixá do movimento e da comunicação. Até 1/10. (Ana Elisa Faria)
Imagem de destaque do post
Ler

Arautos do Evangelho contra-atacam

Desde que reportagem do Fantástico revelou abusos dentro das escolas do grupo religioso, o Arautos do Evangelho tornou-se alvo de denúncias de assédio e violações de direitos humanos. Agora, a organização partiu para processos por difamação contra pais de ex-integrantes. Uma reportagem do TAB UOL identificou ao menos 20 inquéritos por calúnia e difamação, e conversou com pais que de vítimas. Existe aé um ArautoLeaks. (Manuela Stelzer)
Imagem de destaque do post
Assistir

“Pray Away”, documentário sobre terapia de conversão de gays

Em tempos em que (ainda) tem gente falando de “cura gay”, o documentário "Pray Away", na Netflix, traz a história do movimento “Pray the Gay Away” do grupo Exodus International, fundado na década de 1970 em uma igreja evangélica dos EUA e maior organização de terapia de "reorientação sexual” já vista. São entrevistados ex-líderes arrependidos pelo sofrimento que causaram e pessoas que passaram pelo programa que posteriormente abraçaram sua identidade LGBTQIA+ e ainda lidam com traumas da época. (Betina Neves)