Jogos de tabuleiro para animar
Dez jogos de tabuleiro clássicos para você se conectar mais com a família ou com os amigos
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Durante a pandemia, a versão online de Ludo se tornou um dos passatempos favoritos dos jovens na tentativa de se conectar a distância. Após o período de distanciamento, o Ludo de tabuleiro também merece espaço nas reuniões com os amigos. O jogo consiste em percorrer um caminho com peças que só podem andar o número sorteado no dado. Vence o competidor que chegar primeiro ao final. A dinâmica ganha emoção porque duas peças de jogadores diferentes não podem ocupar a mesma casa, ou seja, quando uma nova peça chega a primeira morre e volta para o início da corrida. A idade recomendada é acima de 5 anos e podem jogar até quatro pessoas.
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Em War, cada jogador recebe uma carta aleatória com uma missão específica que não deve ser revelada aos outros participantes, mas que precisa ser cumprida para que se tenha um vencedor. Entre 3 a 6 jogadores, cada pessoa escolhe um exército e as peças são distribuídas por sorteio pelo mapa-múndi dos seis continentes. Na estratégia do jogo vale tudo, disputar território, matar as peças dos outros jogadores, tentar adivinhar os objetivos dos outros — e atrapalhá-los. É provável que o evento transpasse o tabuleiro e instale grandes discussões entre os amigos.
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Uma corrida de tabuleiro em que, para as peças andarem, é preciso acertar as respostas das perguntas escritas em cartas. Entre as diferentes formas, o principal jeito de jogar Master, segundo a caixa oficial, é que uma aposta define o quanto o jogador irá andar no tabuleiro caso acerte. Ou seja, quanto mais confiante estiver da resposta, aposte um número maior. Ganha quem chegar primeiro no fim do caminho. O jogo é indicado para adolescentes, e para 2 a 6 pessoas.
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Para exercitar a mente e a imaginação, o objetivo de Dixit é nos fazer contar histórias. Cada jogador recebe 6 cartas. É escolhido um narrador da partida que deve escolher apenas uma carta secretamente e dizer uma palavra, frase ou ideia. A partir disso, os outros competidores devem escolher cartas parecidas, embaralhar com a do narrador e no final revelar todas. Com as imagens expostas, o objetivo é adivinhar qual era a do narrador. Quem acertar a aposta pontua, mas caso todo mundo erre, o narrador ganha a rodada. Recomendado para acima de 8 anos e comporta até 8 jogadores.
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Foi De Propósito é a versão brasileira do jogo “Cartas contra a humanidade”. Cada rodada tem um narrador que vai tirar uma carta preta do monte e ler em voz alta a frase, que deve ser completada da forma mais engraçada possível com as cartas brancas que se tem em mãos. Para evitar algum tipo de favoritismo, os jogadores devem colocar suas cartas-respostas em um monte para serem embaralhadas e lidas pelo narrador sem que ele saiba de quem é cada uma delas. O complemento que ficar mais divertido ganha perante a escolha do narrador. O jogo é direcionado a adultos e as cartas têm teor sexual, político e humor ácido.
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O clássico Cara a Cara consiste em adivinhar qual é o personagem escolhido pelo adversário, ao mesmo tempo em que ele tenta adivinhar o seu personagem. Tradicionalmente se fazem perguntas relacionadas a características físicas, mas uma forma de incrementar o jogo é adicionar perguntas subjetivas sobre a possível personalidade do personagem escolhido. Assim, você adiciona uma forma de explorar a imaginação. O jogo é para duas pessoas.
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Em Ubongo Júnior a proposta é montar uma imagem da forma correta antes que o tempo da ampulheta acabe. A competição entre os outros jogadores acontece porque, sempre que concluir a montagem a tempo, se pontua. Quem terminar com mais pontos após nove rodadas ganha o jogo. Não é sobre ser o primeiro, e sim sobre consistência. São distribuídas 12 peças geométricas e uma cartela para até quatro jogadores com idade mínima recomendável de 8 anos.
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O jogo de cartas Dobble, criado em 2009 por Jacques Cottereau e Denis Blanchot, foi inventado a partir de um desafio matemático do século 19. No manual está indicado cinco formas de jogar e todas elas consistem em identificar símbolos iguais entre as várias cartas. Detalhe: Nenhuma carta se repete por inteiro, mas sempre haverá uma unidade de desenho igual entre as diferentes cartas. A competição entre os jogadores geralmente se dá na tentativa de identificar a semelhança o mais rápido possível — seja para ganhar a carta ou eliminá-la do seu baralho. O jogo estimula a observação, a concentração e a agilidade mental. É recomendado para crianças acima de 6 anos e pode ser jogado por até oito pessoas.
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Em Perfil, o objetivo é adivinhar o que está na carta com a menor quantidade de dicas possíveis. Antes de começar, é recomendado que todos os participantes leiam as cartas existentes para criar familiaridade, porém jogar sem conhecer as cartas pode tornar o desafio mais interessante. São 350 cartas para serem sorteadas secretamente, cada participante pode solicitar uma dica individual. O jogo atualizado inclui perfis de pessoas, objetos, anos, lugares e digital — esse último sendo uma nova categoria que aglomera os perfis de pix, hashtag e metaverso. A idade sugerida é de a partir dos 12 anos e pode jogar até seis pessoas.
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O clássico Banco Imobiliário sempre é uma boa pedida para causar intrigas e conciliações entre os amigos. Em uma corrida de tabuleiro que trata de comprar casas, cobrar aluguel e impostos e ter o maior lucro possível, o jogo se torna semelhante à vida real. Ganha quem acumular o maior patrimônio ou quando todos falirem. Entre dois a seis jogadores de no mínimo 8 anos.
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