5
Bloco de notasBloco de notas
O medo pode paralisar ou servir como inspiração. Gama reuniu produções que tratam do tema
- @gamarevista
- arte
- comportamento
- filmes
5
SemanaBloco de notas
O medo pode paralisar ou servir como inspiração. Gama reuniu produções que tratam do tema
-
“O medo seca a boca, molha as mãos e mutila. O medo de saber nos condena à ignorância; o medo de fazer nos reduz à impotência.”
Trecho de “O Livro dos Abraços” (1989), de Eduardo Galeano.
-
Em seu último single, David Bowie se despediu do mundo. Depois de meses em uma luta contra o câncer, lançou o videoclipe de LAZARUS – exatos quatro dias antes de sua partida. Cores frias e referências bíblicas acompanham o contexto da canção, que coloca no centro do clipe um homem claramente angustiado. A letra, na contramão, trata a morte como uma velha amiga. Teria Bowie medo de partir?
-
Papafobia, oneirofonia, homiclofobia. Ou medo do papa, de sonhar, de nevoeiro. São muitas as FOBIAS que limitam a existência de muitas gente. Em BEM QUE EU QUERIA IR – NOTAS DE UMA VIDA FÓBICA, o autor Allen Shawnum escreve sobre a experiência de sentir medo de muitas coisas.
-
© Reprodução
Escuridão, medo, morte são o tema principal de LE COULOIR DE LA MORT, obra do costa-marfinense ABOUDIA. São muitos os traumas e violência política vividos à exaustão pelo artista enquanto a cidade de Abidjan, onde cursava sua graduação em arte, enfrentava uma guerra civil.
-
VERONIKA FRANZ e SEVERIN FIALA sabem como aterrorizar o público. A dupla de diretores austríacos iniciou a parceria com a produção de um documentário, mas foi com o sucesso de “BOA NOITE, MAMÃE“, em 2014, que focaram nos filmes de terror. Eles voltaram a causar arrepios no público em 2019, com a produção “THE LODGE“, sobre um chalé isolado e perturbador.
-
NOMOFOBIA é o pavor de ficar sem celular. Quem nunca? Descubra se você é um VICIADO EM DOPAMINA DIGITAL, e em caso positivo, CONSIDERE UM DETOX. A medida pode funcionar também para os afetados pelo FOMO, sigla para “fear of missing out”, ou o medo de perder eventos (até mesmo uma live) e a necessidade excessiva de expor uma vida online perfeita.
-
O avião sempre foi grande gerador de medo, inclusive para um ícone como Mazzaropi (1012-1981). A prova está na cena de CHICO FUMAÇA (1958), de Victor Lima.
-
© Reprodução / Whitechapel Gallery
Você tem medo do quê? Para sua exposição “THE NAME OF FEAR” (“O Nome do Medo”, em tradução livre), na galeria Whitechapel, em Londres, a artista mineira RIVANE NEUENSCHWANDER reuniu um grupo de pequenos britânicos, de 7 a 9 anos, para representarem seus medos. De abelhas a pesadelos, eles foram traduzidos em capas de tecido que remetem ao poder e proteção dos heróis da literatura.
-
E este emoji ?, sabe de onde vem? A EMOJIPEDIA (sim, ela existe) tem a resposta: o pequeno rosto amarelo aterrorizado parece ter sido inspirado na pintura icônica de Edvard Munch, “O Grito” (1893). Além dele, outros emojis tiveram suas origens revelados pela BBC.
-
Já parou para se perguntar POR QUE TEMOS TANTO MEDO DE BARATA? De acordo com a jornalista Rachel Nuwer, que foi a fundo na pesquisa sobre o tema, fomos programados para sentir medo delas. Já Mario Sergio Cortella diz que a palavra certa para a nossa relação com esses seres é PÂNICO, por se tratar de algo irracional.