Como terminar de ler um livro? — Gama Revista
Quantos livros você leu neste ano?
Icone para abrir
Isabela Durão

2

5 dicas

Como terminar de ler um livro?

Cinco dicas para avançar na sua pilha de leituras pendentes

Emilly Gondim 19 de Novembro de 2023

Como terminar de ler um livro?

Emilly Gondim 19 de Novembro de 2023
Isabela Durão

Cinco dicas para avançar na sua pilha de leituras pendentes

  • 1

    Esconda o celular de você mesmo. Isso é muito importante –
    Evitar distrações é essencial para manter o foco em qualquer atividade. Na leitura não é diferente, criar espaço e tempos seguros são essenciais para concluir sua meta. As redes sociais, com seus “plim, plim” a todo momento, atraem os olhares para as telas e os afastam das páginas. Uma solução prática é silenciar o celular e utilizar as ferramentas de controle de notificações e aplicativos. “Começo meu detox das redes desligando o celular e deixando longe de mim. Meu momento de leitura é antes de dormir, então me afastar do telefone melhorou meu ritmo de leitura e o meu sono”, relata Pedro Pacífico, advogado, autor de “Trinta segundos sem pensar no medo: Memórias de um leitor” (Intrínseca, 2023), em que ele conta como os livros tiveram papel importante na construção de sua identidade. Pensando nessa dificuldade de largarmos o celular, vale ler mais em uma reportagem da Gama especificamente sobre o tema. Confira: “Como ler um livro em tempos de redes sociais”.

  • 2

    Encontre obras de seu interesse. Livro chato não dá –
    “A literatura precisa ser algo prazeroso”, enfatiza Pacífico. Pesquise as críticas feitas ao livros em jornais e revistas mas também por outros leitores em aplicativos como o TikTok, Skoob ou até mesmo no X (antigo Twitter). Ali, você pode procurar hashtags como #BookTok no TikTok; ou #BookLovers em qualquer rede social,  — você vai encontrar sugestões, resenhas e memes para os mais variados gêneros literários. Encontrar um clube do livro também pode ser a solução para te instigar a ler mais e a finalizar o seu livro. Afinal, há sempre um encontro depois de um tempo estipulado para que todos possam dar sua impressão. Atualmente, celebridades como Leandro Karnal e Gabriela Prioli oferecem essa comunidade, mas você também pode criar o seu próprio clube com amigos. O site do Sesc de Santa Catarina e da Pod Editora dão dicas para quem quer começar. Outra sugestão para escolher boas obras são os livros por assinatura, como os da Circuito Ubu, TAG Livros e Leitura Clássica, que oferecem geralmente um livros por mês indicados por curadores renomados. No caso da TAG Livros, o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie e o cronista Luis Fernando Verissimo fazem parte da comissão selecionadora. Para as crianças, empresas como a Leiturinha oferecem o serviço.

  • 3

    Mantenha o ritmo, pelo menos um pouquinho por dia –
    Começar um livro pode ser uma instigante descoberta. Mas para conseguir finalizá-lo é preciso constância na leitura. Assim você evita se perder ou esquecer o que estava acontecendo com os personagens, o que pode desanimar. Pacífico sugere ler “um pouquinho todos os dias, pouquinho mesmo, cinco a 10 páginas, para evitar aquela leitura truncada e perdida”. Ele, que virou um influencer de literatura no Instagram (@book.ster), diz que esse ritmo diário ajuda o leitor engatar naquela deliciosa fluidez da leitura. Isabella Lubrano, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti na categoria Formação de Novos Leitores e dona do canal de YouTube “Ler Antes de Morrer”, deu uma entrevista a Gama e seu principal conselho era justamente criar rotina. “Eu comparo o hábito de fazer leitura com o hábito de fazer exercício. Da mesma forma que não queremos nos exercitar, não queremos ler. Mas é preciso criar resistência”, disse. “Não fique esperando cair do céu o tempo livre, você tem que criar esse tempo na sua vida”.

  • 4

    Crie metas possíveis e não se compare –
    Em relação a quantidade de páginas diárias ou de livros por ano, tenha consciência do tempo que possui para disponibilizar a essa prática. “Não adianta você fazer metas inalcançáveis e isso te frustrar”, diz Pacífico. O influencer também lembra para não nos compararmos com outras pessoas. “Cada um tem um tempo, uma rotina e um ritmo diferente, metas não devem ser comparadas para te pressionar”. Uma boa pedida para o começo do ano é ter uma agenda com um espaço para registrar suas leituras e comentários sobre elas, isso pode ajudar no hábito e trazer uma sensação de dever cumprido ao final do ano. Aplicativos como Skoob e Livreto funcionam como redes sociais para leitores e possibilitam o registro diário da leitura e compartilhar comentários sobre as obras.

  • 5

    Se a leitura não avança, feche o livro e parta pra outro –
    “Muita gente é orgulhosa e torna a leitura uma atividade obrigatória, tirando o prazer de ler”, acredita Pacífico. Ele lembra que desistir de um livro não deve ser motivo de vergonha para ninguém, melhor é partir para o próximo até engatar. Mas isso não quer dizer que você não deva dar uma chance à sua escolha. “Às vezes, o livro fica bom após alguns capítulos, então vale a insistência’” Mas não se prenda aos “livrões” — os longos ou renomados — se eles não tem nada ver com os seus interesses. Saiba quais gêneros são adequados para você e invista neles. E, se o seu interesse são mesmo os temas mais densos, vale intercalar com obras diferentes, curtas e mais leves, para dar um breve descanso à mente.