Bloco de notas da Semana "Qual o remédio?" — Gama Revista
Qual o remédio?

5

Bloco de notas

Bloco de Notas

As dez drogas que mudaram a história da medicina, um filme que acontece em meio à crise dos opióides nos EUA, um podcast sobre remédios e ansiedade. As dicas da redação sobre o tema da semana: remédios

Divulgação/Netflix

Bloco de Notas

As dez drogas que mudaram a história da medicina, um filme que acontece em meio à crise dos opióides nos EUA, um podcast sobre remédios e ansiedade. As dicas da redação sobre o tema da semana: remédios

22 de Maio de 2022
  • Cobaias de um misterioso teste farmacêutico, Annie Landsberg (Emma Stone) e Owen Milgrim (Jonah Hill) acreditam que o medicamento testado poderá solucionar todos os problemas de suas vidas. Mas as coisas não acontecem como o esperado. Entre um médico traumatizado, um supercomputador inteligente e memórias escondidas no subconsciente, “MANIAC” (2018) é uma experiência surreal que brinca com gêneros cinematográficos e desafia definições.

  • “O Brasil tem grande tradição na pesquisa do Canabidiol”

    No Podcast da Semana, Gama conversou com o médico Francisco Silveira Guimarães, professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, e um dos principais pesquisadores do mundo sobre os efeitos do canabidiol (CDB). O papo fala sobre a relevância brasileira no cenário internacional de pesquisa e o impacto da substância no mundo médico.

  • Quando um remédio milagroso começa a viciar seus pacientes, o médico Samuel Finnix (Michael Keaton) passa a investigar a situação e descobre uma conspiração farmacêutica que está destruindo o país. Baseada no livro “Dopesick: Dealers, Doctors, and the Drug Company That Addicted America”, que conta a história da crise de opioides nos EUA, a série “DOPESICK” (2021) aborda a ganância da indústria farmacêutica e o efeito destruidor que tais medicamentos tiveram na sociedade americana.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Benoit Tessier/Reuters

    No auge da pandemia, remédios milagrosos e os chamados tratamentos precoces foram oferecidos como solução mágica para o coronavírus. O Nexo investigou o kit covid e listou o que a ciência de fato sabe sobre tais medicamentos. Há também uma reportagem que explica o envolvimento dos planos de saúde com o tratamento precoce e outra que fala sobre a busca por um remédio verdadeiramente eficaz contra a covid-19.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Em “DEZ DROGAS – AS PLANTAS, OS PÓS E AS PÍLULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA MEDICINA” (Todavia, 2020), o autor Thomas Hager investiga a criação de dez medicamentos que revolucionaram o mundo. Sempre partindo de uma perspectiva social, Hager analisa os impactos terapêuticos e simbólicos dos fármacos e traça uma linha de avanços científicos ao longo do século.

  • Nos últimos jogos olímpicos, atletas russos foram obrigados a competir sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo. A decisão foi tomada pelo COI após o escândalo do gigantesco esquema de doping financiado pelo governo russo. O documentário “ÍCARO” (2017) revela detalhes do programa organizado pelos russos e questiona o papel do doping no esporte de alto rendimento.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Autobiográfico, o quadrinho “PÍLULAS AZUIS” (Editora Nemo, 2015) conta a história de amor do autor Frederik Peeters com Cati, uma mulher soropositiva. Honesto e emocional, o romance acompanha os desafios e os sentimentos do casal em uma relação que é afetada pelo HIV, mas jamais definida.

  • Misturando humor ácido, comédia romântica e musical, “Crazy Ex-Girlfriend” (2015) segue a história de Rebecca Bunch (Rachel Bloom) em busca do verdadeiro amor. Ao longo da série, tópicos sérios como transtornos de personalidade e saúde mental são discutidos por meio de piadas e canções. Uma das melhores músicas é “ANTI-DEPRESSANTS ARE SO NOT A BIG DEAL“, número musical que questiona o estigma que remédios tarja preta sofrem na sociedade. A composição concorreu ao prêmio de melhor canção original no Emmy.

  • É depressão ou somente capitalismo? No especial do Tab UOL sobre remédios, a publicação aborda o papel social dos medicamentos e a presença constante deles em nosso dia a dia. Há também uma linha temporal do DSM, o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais, explicando a forma com que o documento é atualizado e um gráfico que demonstra como o mesmo remédio foi utilizado para diferentes tratamentos ao longo do tempo.

  • No mundo atual, remédios e ansiedade andam lado a lado e se fazem presentes na vida de boa parte da população. A escritora Tati Bernardi explora essa relação no episódio “ESTAMOS TODOS LOUCOS E DEPRIMIDOS?” do seu podcast Meu Inconsciente Coletivo. Ela conversa com o analista Alvaro Ancona, integrante da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, sobre o assunto.