Dez episódios de podcasts para se aproximar da ciência hoje
Qual o futuro da ciência?

5

Bloco de notas

Dez podcasts para se aproximar da ciência hoje

Episódios que explicam descobertas e debates científicos de forma descomplicada

Dez podcasts para se aproximar da ciência hoje

28 de Abril de 2024

Episódios que explicam descobertas e debates científicos de forma descomplicada

  • O episódio “Maternidade e Misoginia na Pesquisa e na Ciência”, do podcast Café da Manhã, da Folha de S. Paulo, discute a desigualdade de gênero no ramo a partir das notícias que denunciavam as avaliações negativas de desempenho direcionadas às pesquisadoras que haviam passado pela maternidade recentemente. O programa conta a história da professora da USP Cibele Russo — o CNPq mencionou a maternidade como justificativa para suposta baixa produtividade na produção científica. E conversa com Victoria Damasceno, editora da iniciativa Todas, da Folha, que visa ampliar o conteúdo voltado às mulheres.

  • O canal do YouTube Ciência Todo Dia produz o podcast Sinapse, em que Pedro Loos e Greg de Souza conduzem conversas detalhadas. Nos episódios, eles destrincham hipóteses sobre a evolução tecnológica e possíveis descobertas futuras, fundamentadas em estudos recentemente publicados e teorias já consolidadas no meio científico. Embora os assuntos sejam diversos, eles normalmente se concentram em campos de estudo da física

  • Em 2021, Marcelo Knobel, colunista da Gama e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, falou ao Podcast da Semana em um episódio sobre as consequências da falta de investimento em ciência e a necessidade de evolução no setor para o desenvolvimento da soberania nacional, no contexto de políticas socioeconômicas. Na mesma época, o pesquisador inaugurava seu canal no YouTube, Espaço Recíproco, onde convidava especialistas para conversas.

  • Em uma decisão inédita, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu a favor da associação KlimaSeniorinnen, formada por idosas, em uma alegação contra o governo suíço. As integrantes argumentam que as políticas de combate às mudanças climáticas do país são insuficientes, aumentando o risco de morte para pessoas na terceira idade. O caso é detalhado no episódio ‘”Vovós pelo clima: as idosas que processaram a Suíça” do programa Durma com Essa, do Nexo Jornal.

  • Alô, Ciência? é um programa que se dedica à divulgação científica, explorando temas que cruzam o mundo científico com o cotidiano da sociedade. Os narradores do programa se revezam a cada episódio para convidar autores de pesquisas inovadoras em diversas áreas da ciência. Recentemente, os temas abordados incluem saúde mental e meio ambiente.

  • Se você tem dificuldade em encaixar programas longos de podcast na sua rotina, o SciTalk oferece uma solução. Produzido pelo neurocientista Luiz Hendrix, o programa apresenta episódios curtos, de até 15 minutos, e alguns duram apenas dois minutos. Sem entrevistas, cada edição é narrada pelo próprio criador, que explica, de maneira filosófica, temas complexos que vão da física teórica à consciência humana.

  • Criado este ano, o Impacto Científico é voltado para uma ciência com consequências positivas na sociedade. Apresentado pela bióloga Izadora Mattiello, os episódios trazem entrevistas com profissionais da ciência e empreendedores sociais para inspirar mais pesquisadores a trabalharem além do laboratório — seja no empreendedorismo ou em parceria com outros cidadãos.

  • Cientistas do Brasil, produzido pelo Nexo Jornal com apoio do Instituto Serrapilheira, lançaram 15 entrevistas com pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais guiados pela pergunta “como é fazer ciência hoje?”. Além de buscar respostas à pergunta, o programa funciona como divulgação científica ao destrinchar as áreas em que os entrevistados atuam.

  • Produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ciência ao Pé do Ouvido aborda diferentes assuntos que estão ligados a tendências da sociedade em episódios que duram em média 30 minutos. Lançado no dia da mentira, um dos episódios mais recentes busca diferenciar a ciência propriamente do que não é ciência e da pseudociência.

  • O podcast Ciência Suja é focado nas grandes mentiras que geraram prejuízo à sociedade. Aqui os episódios são mais longos, chegando 1 hora de duração. O episódio “Pele negra, máquinas brancas”, por exemplo, discorre sobre o racismo algorítmico a partir de diversas entrevistas e dados.