10 dicas de Martha Stewart para uma bela recepção em casa
Decoração, cardápio e entretenimento pela protagonista do documentário “Martha”, da Netflix e mestra do “faça você mesmo”
Ícone do lifestyle, rainha do “faça você mesmo”, cozinheira de mão cheia, decoradora elegante, jardineira cuidadosa e exigente, anfitriã chique, uma dona de casa perfeita. Assim podemos definir Martha Stewart, 83. Mas ela não é “só” isso. É também feminista, pioneira na arte de fazer dinheiro vendendo um estilo de vida, considerada por muitos o que hoje chamamos de influencer, chefe impiedosa e primeira mulher norte-americana a se tornar bilionária do zero, ou seja, sem ser herdeira.
- MAIS SOBRE O ASSUNTO
- Venha provar meu brunch
- Como organizar uma boa festa surpresa
- Seu jardim segue tendências?
Stewart é conhecida ainda por romper com padrões sociais e saber se reinventar como ninguém. De família humilde, iniciou a carreira como modelo, foi para a faculdade, casou-se, teve uma filha, trabalhou em Wall Street e, nos idos da década de 1970, começou um negócio de catering, o passo um para a criação de um império que, mais tarde, reuniria a publicação de livros, o desenvolvimento de uma revista, programas de TV e produtos para casa. Nos anos 2000, no entanto, ela foi condenada em um caso de insider trading — quando alguém usa informações privilegiadas para comprar ou vender ações de uma empresa —, o que a levou à prisão, onde ficou por cinco meses.
Toda essa história de altos e baixos de uma das figuras mais controversas e geniais do showbiz dos EUA é contada no documentário “Martha”, de R.J. Cutler, disponível na Netflix.
Seguindo o tema “festa”, presente em uma série de matérias especiais da Gama, reunimos as melhores dicas que Stewart dá em seu site e nas redes sociais para que aquela festinha caseira seja um sucesso.
-
Foto: Thomas Loof
A jardinagem é uma das grandes paixões de Martha Stewart, atividade que aprendeu a exercer ainda criança com o pai. Hoje, a apresentadora mantém um colorido e imenso jardim, de onde colhe as flores frescas que enfeitam a sua casa diariamente e decoram as festas que oferece por lá. A dica dela para eventos festivos é florir os ambientes para receber os visitantes com arranjos espalhados por vários cantinhos. Stewart gosta de fazer buquês elaborados que “adicionam beleza e um aroma delicado”. Mas, se você não tem um jardim à disposição ou talento para criações do tipo, não se preocupe, a floricultura mais próxima é uma opção, assim como aquela garrafa de vinho vazia com rótulo bonito pode servir de vaso. Para que os ramalhetes durem, ela recomenda usar água doce, remover flores murchas ou descoloridas e mantê-los longe de fontes de calor.
-
Foto: Blog da Martha
Ainda no quesito décor, outra indicação da rainha do “faça você mesmo” é colocar à mesa plantas que você já tem em casa — desde que elas estejam bem-cuidadas, por favor! —, como samambaias, begônias, pileas e suculentas. Esse toque, de acordo com Stewart, não deve ser subestimado: ele causa um impacto e cria um visual naturalista. Além disso, são enfeites que não vão custar nada.
-
Foto: Blog da Martha
Se a festinha em questão for um jantar formal, com todos sentados em volta de uma mesa para comer, beber e conversar, Martha Stewart tem uma sugestão dois em um, que mistura decoração e informação. São os marcadores de lugar, peças fáceis e baratas de fazer — basta papel, caneta, uma letra bonita e criatividade; também é possível elaborar algo online e imprimir — que enfeitam e guiam a turma de convidados ao lugar onde se sentarão. A apresentadora prefere fazer os dela à mão. Não importa o formato, esses cartões são um detalhe pessoal delicado.
-
Foto: Noe Dewitt
Monte uma estação especialmente para as bebidas. Pode ser em cima do aparador, da mesinha de canto, do rack ou até da mesa de jantar, caso os comes sejam apenas petiscos, e não um jantar mais formal. Isso facilita o trânsito dos convidados pela casa, sem criar pequenos congestionamentos próximos às áreas centrais do evento, como o ambiente que está sendo usado como uma pista de dança improvisada ou a cozinha, de onde saem as comidinhas que abastecem os amigos e as amigas. Ah, e não se esqueça de manter o pessoal hidratado colocando nesse espaço garrafas de água gelada e drinks sem álcool.
-
Foto: João Huba
Nem só de comidas, bebidas e dança vive uma confraternização em casa, principalmente em eventos realizados durante o dia. Por isso, é fundamental pensar em entretenimento para que os presentes se divirtam, adultos e crianças. Separe alguns jogos de tabuleiro, cartas, brincadeiras de perguntas e respostas ou organize um amigo secreto, se a festinha ocorrer em tempos natalinos. Alugar um caraoquê também é uma ótima pedida e, caso a verba para a ocasião seja gorda, que tal contratar uma bandinha? Quando Martha Stewart realiza reuniões em sua residência no condado de Westchester, em Nova York, ela propõe que todos joguem croquet — que consiste em acertar a bola entre traves espalhadas pelo caminho e completar o percurso antes que os adversários. No Brasil dificilmente alguém vai ter espaço pra isso, daí a importância de um bom jogo de tabuleiro.
-
Foto: Ditte Issager
Há quem diga que festa de adulto não precisa ter doces, mas há controvérsias. Tanto que Stewart sugere montar uma mesa de sobremesas, estilo bufê, com opções adocicadas variadas. Muitas pessoas não gostam de comer a sobremesa imediatamente após o jantar, então essa ideia vai agradar a todos, os que amam um docinho e os que só querem beliscar algo açucarado antes de ir.
-
Foto: Blog da Martha
Para as celebrações no verão, a dica dela para as sobremesas são os sorvetes caseiros. Afinal, ninguém, num calorão de 40 graus, quer abrir o forno quente para retirar dali uma torta quente ou um bolo. Em vez disso, prepare picolés de frutas que, além de super refrescantes, são fáceis de fazer, mais saudáveis do que os industrializados e baratinhos. Stewart costuma oferecer os palitinhos gelados de framboesa, morango, amora, iogurte e coco, com muitos dos ingredientes colhidos na própria fazenda da apresentadora. Pobres mortais como nós, no entanto, podem substituir por outras frutas, como manga e maracujá, compradas no mercado, na feira ou na quitanda.
-
Foto: Noe Dewitt
Como você já deve ter percebido até aqui, Martha Stewart pensa nos mínimos detalhes na hora de receber. No verão, por exemplo, ela gosta de usar as cores vivas da estação para colorir os pratos. Pode parecer frescura, mas é um detalhe bonito e que alegra a mesa. Em uma recepção recente, a norte-americana serviu uma bandeja de petiscos cheios de cores — e de preparo bastante descomplicado. Ela juntou nozes-pecãs assadas com ervas e chips feitos em casa de diversas variedades de batata, da vermelha à roxa.
-
Foto: Blog da Martha
Mais uma opção fácil, barata e bem colorida, super a cara das festividades oferecidas no verão, são os crudités de legumes. Stewart é fã desses aperitivos servidos crus, geralmente cortados em formato de palitinhos, e que também fazem uma presença na mesa. A variedade de vegetais na travessa fica a gosto do anfitrião, pode ter cenoura, pepino, aipo, rabanete, erva-doce e pimentão. O que não dá para faltar são alguns molhos ou temperos para chuchar os crudités, dando mais sabor a eles.
-
Oferecer um drink especial de boas-vindas aos convidados é divertido e cuidadoso, mas, segundo ensina Stewart, espere alguns minutos para oferecê-lo. Deixe o visitante chegar com calma, guardar a bolsa ou o casaco e cumprimentar as outras pessoas. A recomendação da apresentadora é o Martha-Rita, seu coquetel exclusivo, uma releitura da popular margarita. A bebida mistura tequila, triple sec, suco de limão e concentrado de suco de romã. Você pode prepará-la em lotes e encher facilmente o copo dos recém-chegados à festa. Martha tem uma dica de ouro: limite um shot do drink e por convidado porque ele é forte. Também é possível adaptar a ideia para a birita da sua preferência.
-
CAPA Qual foi a melhor festa da sua vida?
-
1Depoimento O que é uma festa boa?
-
2Reportagem Como evitar brigas familiares nestas festas de fim de ano
-
3Podcast da semana Léo Galvão: "Eu gosto de fazer gente feliz"
-
4Comida e bebida Como calcular e organizar as bebidas para a sua festa
-
5Bloco de notas 10 dicas de Martha Stewart para uma bela recepção em casa