5
SemanaBloco de notas
Filmes, podcasts, livros, séries sobre os desafios e as delícias de ser pai
-
© Reprodução/bennyharlem
BENNY HARLEM é um pai sensação no Instagram. Modelo e artista, ficou conhecido pelos cabelos: parte de seu estilo, mas também uma demonstração de resistência e orgulho. É também admirado pela paternidade. “Minha conexão com minha filha excede os limites de qualquer coisa que eu conheça. Somos divinamente conectados”, disse sobre a relação com Jaxyn, a quem ensinou à superar bullying e exigir respeito.
-
“Dá vontade de ter filho, ter neto, de ver mais gente chegando por trás do box embaçado. O mundo não está acabando. Vi começos. Se é assim, quem quer mais sou eu”
Em publicação no Instagram, Caetano Veloso expressa sua admiração pelo trabalho do rapper baiano Hiran, que lançou novo álbum com canção e videoclipe feitos ao lado de Tom Veloso, filho de Caetano.
-
Até onde alguém é capaz de ir para se tornar pai? Solteiro e sem previsão de construir uma família, Louis doou seu esperma algumas milhares de vezes com a esperança de que, no futuro, essas pessoas o procurassem. “EU PENSEI, QUEM VAI LEMBRAR DE MIM?”, disse ao jornal The Guardian. O medo do esquecimento o transformou em doador assíduo – durante 20 anos, foi à clínica três vezes por semana. Hoje, com quase 70 anos e duas centenas de filhos, ele dificilmente será esquecido.
-
Ser pai não é tarefa fácil. E só que tem filhos (e se faz presente na criação e desenvolvimento), pode confirmar a tese.
-
© Companhia Das Letras
Em série autobiográfica que lhe rendeu reconhecimento internacional, o escritor norueguês Karl Ove Knausgård escreveu o romance “A MORTE DO PAI”, eleito um dos melhores de todos os tempos. No livro, relata sua juventude e tenta resgatar a figura do pai, distante e que deixou a família em ruína. Mas também investiga o presente, e conta os desafios de ser pai de três filhos pequenos enquanto tenta escrever uma obra.
-
© Reprodução/djongador
Além de rapper, compositor e escritor, Djonga é pai. E usa de suas outras profissões para falar sobre a experiência da paternidade, como fez na faixa “CANÇÃO PARA O MEU FILHO”, parte do álbum “O Menino Que Queria Ser Deus”, de 2018.
-
Toda segunda-feira, o professor e pesquisador Marcelo Cafiero e o pedagogo Rodrigo Cornélio (mais conhecidos como pais da Alice e da Helena, e da Olívia e do Gael) lançam um novo episódio do podcast “ENTRE FRALDAS”, onde compartilham informações, opiniões e experiências sobre a criação de filhos.
-
Lançado em 2019, o documentário “DADS”, disponível na plataforma Apple TV+, reúne famosos e anônimos para falar sobre os desafios, as delícias e as descobertas da paternidade. Ao lado de personalidades como Neil Patrick Harris, Will Smith e Jimmy Fallon, há um brasileiro: Thiago Queiroz, pai de três, presente e ativo na causa da paternidade. Tem um podcast, um livro, um canal no Youtube e um portal – tudo para falar sobre a experiência de ser pai.
-
Até 2016, a licença-paternidade durava apenas cinco dias no Brasil. Hoje, a legislação permite até 20. Ainda que algumas empresas AUMENTEM esse período e permitam jornadas mais flexíveis em alguns casos, é pouco. A ausência paterna dificulta a rotina da mãe, o desenvolvimento dos filhos e até da economia. A extensão da LICENÇA PATERNIDADE é urgente.
-
Entre clássicos do cinema, desenhos animados, filmes de suspense, ficção científica e drama, o que une tantas produções diferentes em uma única coletânea do canal NOWNESS é justamente a figura paterna.