1
DepoimentoO espaço que é das mulheres
Camila Coutinho, Joice Berth, Gabriela Prioli, Teresa Cristina. Elas e outras mulheres mandam vídeos para a Gama em que demarcam o espaço que as mulheres já conquistaram e ainda precisam conquistar
- @gamarevista
- diversidade
- feminismo
1
SemanaO espaço que é das mulheres
Camila Coutinho, Joice Berth, Gabriela Prioli, Teresa Cristina. Elas e outras mulheres mandam vídeos para a Gama em que demarcam o espaço que as mulheres já conquistaram e ainda precisam conquistar
Camila Coutinho – empresária e blogueira de moda
“O espaço que as mulheres devem ocupar no mundo de hoje é dar continuidade na luta que foi feita nas décadas anteriores por outras mulheres e fincar os pés nos lugares que são nossos por direito, com a naturalidade que tem que ser. E trazer os homens para a conversa porque é muito importante criar homens e mulheres para esse mundo em que existe a igualdade dos sexos de maneira natural e com os nossos direitos. Beijo e feliz Dia da Mulher!”
Leia também entrevista que Camila Coutinho já concedeu a Gama
Gabriela Prioli – advogada, comentarista política e apresentadora
“O espaço da mulher é um espaço infinito em possibilidades mas que é construído com a superação de muito medo, medo real em muitos casos – e a gente pode associar ao número absurdo de casos de violência sexual, de violência contra a mulher. É um espaço construído no enfrentamento de muita tentativa de descredibilização, de muita ridicularização.”
Joice Berth – arquiteta, urbanista e escritora
“O lugar da mulher na sociedade é o não-lugar, é o lugar da ausência, da subrepresentação, da exploração de corpos, é o lugar da exploração indevida da sexualidade, é um lugar da tentativa de apagamento histórico, é um lugar bastante complicado. Mas, ao mesmo tempo, esse não-lugar dá margem para um lugar de resistência ativa e atuante, um lugar de construção de legado, de entrega de legado histórico, de entrega de grandes conquistas.”
Leia também entrevista que Joice Berth já concedeu a Gama
Laís Abreu – fonoaudióloga
“Qual é o espaço da mulher? Eu só consigo pensar em uma resposta agora: depende. De qual mulher a gente está falando? Qual é a cor da pele dela, o cabelo, os traços…qual é o tamanho dessa mulher? Qual é a idade dessa mulher? Da onde ela vem? Tem mulheres que estão lutando para serem reconhecidas como mulheres, como as mulheres trans. Então, depende.”
Patrícia Lion – arquiteta, fotógrafa e empresária
“O espaço da mulher deveria ser em qualquer lugar: mesa da diretoria, vaga de estágio, reunião em conselho, literalmente em qualquer lugar. O que a gente precisa fazer é tirar os maus exemplos do caminho e seguir em frente. O espaço é seu, o mérito é seu então vai lá, e faz! Tamo junto.”
Telma Shiraishi – chef do restaurante Aizomê
“O espaço da mulher é onde ela quiser ocupar, mas, para ocupar esse espaço, precisamos de sororidade porque ainda tem muita luta. Luta por igualdade, por respeito e por reconhecimento. Tem muito desafio, precisamos nos libertar dos estereótipos, precisamos mudar, crescer, assumir o nosso protagonismo e, assim, ajudar o mundo a evoluir.”
Teresa Cristina – Cantora e compositora
“O espaço da mulher é qualquer espaço, qualquer espaço que ela se sinta segura, em que ela tenha a sua voz ouvida, em que ela tenha sua atitude respeitada, esse é o espaço da mulher.”
Leia também o Questionário Proust de Teresa Cristina na Gama
-
CAPA Mulher: o que falta?
-
1Depoimento Lugar de mulher é onde ela quiser
-
2Semana Dia da Mulher: novas ideias feministas
-
3Conversas FLÁVIA OLIVEIRA E DENISE DAMIANI: MULHERES E DINHEIRO
-
4Conversas Alma Guillermoprieto: 'As batalhas que as mulheres ganharam são definitivas'
-
5Semana Os achados por trás disso tudo