Bloco de notas da semana "Como ter coragem"? — Gama Revista
Como ter coragem?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Tamara Klink e a audácia de navegar sozinha, uma jornalista que ousa enfrentar uma ditadura, a série ‘Maid’ e a coragem de deixar um relacionamento abusivo. Uma lista de referências da equipe Gama

5

Bloco de notas

Bloco de notas

Tamara Klink e a audácia de navegar sozinha, uma jornalista que ousa enfrentar uma ditadura, a série ‘Maid’ e a coragem de deixar um relacionamento abusivo. Uma lista de referências da equipe Gama

14 de Novembro de 2021
  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    A peça “MÃE CORAGEM e Seus Filhos” (1941), do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898-1956), propõe uma reflexão potente sobre o lugar da moral em tempos de barbárie, narrando a trajetória de uma vendedora ambulante que tenta sobreviver durante a Guerra dos Trinta Anos, na Europa do século 17. O clássico ganhou montagem em São Paulo em 2019 com Bete Coelho – durante a pandemia, o Sesc organizou versão online adaptada com a mesma atriz que pode ser assistida no Youtube.

  • “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”

    Trecho de “Grande Sertão: Veredas” (1956), de Guimarães Rosa

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Ilustração Mariana Simonetti

    Se um primeiro encontro amoroso já gerava ansiedade, isso pode piorar neste pós-pandemia, depois de tanto tempo de isolamento. Os gringos batizaram o sentimento de F.O.D.A., ou seja, fear of dating again, ou o MEDO DE VOLTAR A NAMORAR. Reportagem da Gama traz reflexões sobre esse momento tenso de sair com uma pessoa pela primeira vez, mas que pode ser determinante para a trajetória de uma futura relação.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução

    O documentário “Free Solo” (2018) (disponível do Disney+), vencedor do Oscar, acompanha a empreitada de Alex Honnold ao escalar sem cordas ou qualquer equipamento de segurança um paredão rochoso de 900 metros. Transitando entre CORAGEM E A LOUCURA, o americano é conhecido pelos feitos extremos nessa perigosa modalidade – difícil não ficar com o coração na boca.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Sextante

    Em meio ao mar de livros de autoajuda com qualidade duvidosa, A CORAGEM DE SER IMPERFEITO (Sextante, 2016), da americana Brené Brown, traz reflexões interessantes que ela trouxe de anos de pesquisa trabalhando com serviço social. Na intenção de fazer um raio-x das relações humanas, ela descobriu que a capacidade de criar vínculos verdadeiros e ter uma existência mais plena está ligada a abraçar a própria vulnerabilidade e vivê-la sem medo. Ela também sobre o tema fala nesta palestra.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    @tamaraklink

    A CORAGEM PARECE ESTAR NO SANGUE de Tamara Klink, filha do afamado navegador Amyr Klink. Com 24 anos, ela acabou de cruzar o Atlântico sozinha em um barco de oito metros, de Nantes, na França, até Recife (PE). Ela compartilhou a experiência em alto-mar no Instagram e acaba de lançar dois livros: “Mil Milhas”, sobre sua primeira viagem solo, no Mar do Norte, e “Um Mundo em Poucas Linhas”, de textos e poemas autorais, ambos pela Editora Peirópolis.

  • É bem possível que você já tenha ouvido falar da “Maid” (2021), que se encaminha para ser um dos maiores sucessos de público da Netflix da história. A série aborda a CORAGEM DE DEIXAR UM RELACIONAMENTO ABUSIVO da protagonista, que trabalha como faxineira e enfrenta um caminho duro para conseguir dar alguma estabilidade para a filha de três anos, entre a burocracia e insuficiência dos programas assistenciais e complicadas relações familiares. A trama é baseada em história contada no livro autobiográfico “Superação – Trabalho duro, salário baixo e o dever de uma mãe solo” (Alta Books, 2020), da americana Stephanie Land.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução

    Há uma geração que teve a infância marcada por “CORAGEM, O CÃO COVARDE” (1999-2002). No desenho, o cãozinho medroso tenta proteger o casal de velhinhos com quem mora na cidade de Lugar Nenhum de eventos paranormais e personagens assustadores, muitos dos quais fazem referências a filmes clássicos de terror.

  • “O desafio é o brasileiro se olhar, admitir os erros do passado e saber planejar coletivamente as soluções do presente e do futuro. A humildade e a coragem são fundamentais”

    David Hertz, em entrevista a Gama. O chef e empreendedor social toca uma série de projetos voltados para o combate à fome e a formação de jovens de baixa renda.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    REUTERS/Eloisa Lopez/File Photo

    Maria Ressa foi uma das ganhadoras do Nobel da Paz de 2021 pela LUTA CORAJOSA em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos nas Filipinas. A jornalista se destacou por denunciar os abusos de poder, a violência, o autoritarismo e a corrupção no governo de extrema direita de Rodrigo Duterte, além de lutar contra a disseminação de fake news. “O prêmio colocou luz em como os perigos para exercer nossa profissão, não apenas nas Filipinas, mas em todo o mundo, aumentaram”, declarou ela. Em 2022, a editora Companhia das Letras deve publicar o livro “Como enfrentar uma ditadura”, de sua autoria.