5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Programas que fazem tudo por Ibope, um texto que conta a trajetória de Boni na Globo, um filme que retrata a cultura dos influenciadores e uma série sobre os bastidores de um canal de TV
- @gamarevista
- comportamento
- cultura
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Programas que fazem tudo por Ibope, um texto que conta a trajetória de Boni na Globo, um filme que retrata a cultura dos influenciadores e uma série sobre os bastidores de um canal de TV
-
divulgação0
A série documental “Bandidos na TV”, da Netflix, acompanha a história de um apresentador que, de fato, fazia tudo pela audiência. Criador do “Canal Livre”, programa policial da tevê de Manaus, Wallace Souza perseguia e denunciava traficantes. Em 2008, porém, ele foi acusado de planejar crimes violentos que revelava e investigava na atração.
-
fabio rocha/tv globo
Seguindo no clima do gênero “true crime”, a Globo retornou com o “Linha Direta”, programa investigativo que fez sucesso entre 1990 e o início dos anos 2000. A nova versão da obra, famosa por fazer a reconstituição de crimes reais, é apresentada por Pedro Bial.
-
divulgação
No filme Spree, disponível na HBO Max, Kurt Kunkle (vivido por Joe Keery) tem um sonho parecido com o de outros tantos jovens da sua geração: tornar-se um astro das redes sociais. Sedento por seguidores, ele então coloca em prática um plano sangrento para viralizar na internet.
-
divulgacão
Em “Tudo pela Audiência”, Tatá Werneck e Fábio Porchat satirizavam famosos programas de auditório da TV, com direito a bizarrices mil, típicas desses tipos de atração. A obra teve três temporadas e foi ao ar entre 2014 e 2016.
-
divulgação
O longa-metragem “Sweat”, em cartaz na Mubi, faz um retrato da celebridade moderna e da cultura dos influenciadores digitais. Sylwia (Magdalena Kolesnik) é uma influencer fitness que, apesar dos milhares de seguidores, dos contratos publicitários abastados e das fotos em capas de revistas, vive numa pressão que a deixa cheia de inseguranças e a obriga a enfrentar as exigências cansativas do estilo de vida que escolheu seguir.
-
Reprodução/TikTok
Quer saber como criar uma dancinha viral para bombar nas redes? Gama publicou uma reportagem que mostra o que faz todo mundo querer imitar uma coreografia no TikTok.
-
Reproducão
A Vice fez uma reportagem sobre como influenciadores digitais chineses viraram a nova face da propaganda do governo local. Escondidos entre vlogs sobre cachorros e maquiagem, esses influencers permitem, clandestinamente, que Pequim esconda crimes contra a humanidade. Apesar de ser bloqueado na China, o YouTube se tornou um importante campo de batalha ideológica para o Partido Comunista Chinês, que criou um ecossistema de influenciadores alinhados à legenda partidária.
-
Reprodução
Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, compartilhou um vídeo em que fala a respeito da problemática de programas policialescos da atualidade, como “Cidade Alerta” e “Brasil Urgente”. Segundo ele, essas atrações não noticiam apenas informações, mas compartilham opiniões a partir da exibição de casos chocantes, de forma sensacionalista, transformando a violência em um grande espetáculo.
-
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor da Globo, escreveu um texto para a revista piauí, publicado em dezembro de 2011, contando como foram as três décadas de trabalho na maior emissora do país ao lado do dono da casa, Roberto Marinho.
-
divulgação
“Bingo: O Rei das Manhãs” traz Vladimir Brichta no papel de Augusto, um homem que sempre desejou a fama. Quando enfim ele tem essa chance ao se tornar Bingo, o palhaço-apresentador de um programa infantil de sucesso, uma cláusula contratual impede que a identidade da pessoa por trás do personagem seja revelada, deixando Augusto frustrado por ser o anônimo mais famoso do Brasil. Disponível na HBO Max.
-
Com Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell, a série “The Morning Show”, da Apple TV, acompanha os bastidores e os escândalos de uma emissora de TV e do programa matinal de prestígio (que dá nome à atração), carro-chefe do canal, que revolucionou a televisão norte-americana.
-
CAPA O que você tá assistindo?
-
1Conversas Erick Bretas: “Não queremos true crime sangrento e sensacionalista”
-
2Reportagem Eles topam tudo por audiência
-
3Podcast da semana Julia Rezende: “Há uma indignação que uma história real provoca”
-
4Artigo Pirataria digital e cultura
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana