3
Podcast da semanaTati Bernardi: Se sentir um peixe fora d'água
Escritora lança livro em que traz observações afiadas e com humor de uma elite intelectual e econômica que passou a frequentar, mas com a qual não se identificou totalmente
- @gamarevista
- cultura
- literatura
- sociedade
Tati Bernardi: Se sentir um peixe fora d’água
Escritora lança livro em que traz observações afiadas e com humor de uma elite intelectual e econômica que passou a frequentar, mas com a qual não se identificou totalmente
A vida de Tati Bernardi é quase toda pública, basta ler seus livros e suas crônicas ou ouvir seus podcasts que logo descobrimos muito sobre ela. Mas o seu livro mais recente, “A Boba da Corte” (Fósforo, 2025), vai mais fundo. Seguindo o gênero da autoficção, tão bem explorado por nomes como Annie Ernaux e Édouard Louis, com esse lançamento o leitor entende de onde veio Tati Bernardi e pra onde ela sempre quis ir. Acontece que ela chegou lá, mas não se sentiu exatamente confortável, como ela conta neste episódio do Podcast da Semana.
- MAIS SOBRE O ASSUNTO
- Martha Nowill: puerpério e maternidade
- Carla Madeira: “A ficção vaza. Imaginar é sempre revelar um pouco de si mesmo”
- José Henrique Bortoluci: “A busca da história de um pai é uma busca sobre quem nós somos”
Além de escritora, Bernardi é roteirista e colunista da Folha de S. Paulo há mais de uma década. Aos 45 anos, já trabalhou com publicidade, com roteiro na Globo, escreveu livros como “Depois a Louca Sou Eu” (2016) e “Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha” (2020), ambos pela Companhia das Letras. E sua voz e ideias são ouvidas nos podcasts Desculpa Alguma Coisa, Calcinha Larga e Meu Inconsciente Coletivo.
Na conversa com Gama, e em seu novo livro, Bernardi fala da trajetória de sair do Tatuapé, bairro de classe média da Zona Leste de São Paulo, até comprar um apartamento em Higienópolis, região de alto poder aquisitivo da cidade. Com observações afiadas sobre a elite intelectual e econômica que ela passou a frequentar, o livro rende boas risadas e traz as dores de alguém que nunca se sentiu aceita nesse novo lugar e classe social que ocupa, mas que jamais deixou de fazer piada disso.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
No link abaixo e também no Deezer, no Spotify, no Apple Podcast e no YouTube você escuta este episódio.
-
CAPA Tá se sentindo meio deslocado?
-
1Conversas Miriam Debieux Rosa: "Para o aprimoramento da democracia, é preciso acolher a diversidade"
-
2Reportagem Chegou a hora de despir a camisa da empresa?
-
3Podcast da semana Tati Bernardi: Se sentir um peixe fora d'água
-
4Depoimento Como estudantes podem se sentir integrados às universidades
-
5Bloco de notas Personagens que não se encaixam