Katherina Cordás e Ivan Ralston: "A gente viaja para comer" — Gama Revista
Que tipo de turista é você?
Icone para abrir
Foto: Tuju Pesquisa. Ilustração: Isabela Durão

3

Podcast da semana

Katherina Cordás e Ivan Ralston: "A gente viaja para comer"

Os sócios do Tuju contam como foi a expedição de dois anos por estados brasileiros para buscar ingredientes nativos e formar os menus da nova casa paulistana

Isabelle Moreira Lima 30 de Junho de 2024

Katherina Cordás e Ivan Ralston: “A gente viaja para comer”

Isabelle Moreira Lima 30 de Junho de 2024
Foto: Tuju Pesquisa. Ilustração: Isabela Durão

Os sócios do Tuju contam como foi a expedição de dois anos por estados brasileiros para buscar ingredientes nativos e formar os menus da nova casa paulistana

Sabe gente que viaja para comer? Os sócios do restaurante Tuju, de São Paulo, Katherina Cordás, que é responsável pelo serviço e hospitalidade, e Ivan Ralston, que é o chef da cozinha, são exatamente assim. Para reabrir a casa no ano passado depois de fechada na pandemia, os dois passaram dois anos viajando em busca de ingredientes verdadeiramente brasileiros. Foi desbravando o interior de São Paulo, de Goiás e da Bahia, entre outros estados brasileiros, que eles encontraram algumas das preciosidades que servem no restaurante duas estrelas pelo guia Michelin.

“Eu já estava em um momento da minha carreira que eu queria fugir de códigos que se espera de um restaurante de fine dining, queria fugir e procurar uma identidade própria brasileira. E essas viagens foram essenciais para isso”, afirma Ralston ao Podcast da Semana.

Divulgação/Tuju Pesquisa

“Estamos priorizando essas viagens que a gente faz de pesquisa, então o nosso objetivo é viajar por aqui. Agora a gente vai para a Terra Roxa, em São Paulo. Vamos ver o que está ali no entorno, e não pensamos em viajar para algum lugar para cozinhar fora. A gente quer cozinhar dentro”, diz Cordás, no episódio, sobre a opção de receber chefs de fora, mas não viajar para eventos no exterior.

Foi numa dessas viagens que eles descobriram o boi curraleiro, que hoje é servido em muitos restaurantes de São Paulo, no interior de Goiás. O cacau da Bahia também foi muito explorado pelo casal. Mas talvez o estado de São Paulo tenha sido o destino que mais recebeu a expedição, que foi do mar à montanha, de Ilhabela à Mantiqueira.

Divulgação/Tuju Pesquisa

Como bons viajantes, os dois terminam o episódio do Podcast da Semana dando dicas a quem também gosta de viajar e comer. Entre elas está a de não subestimar visitas a lugares mais autênticos, especialmente a mercados públicos locais.

Roteiro e apresentação: Isabelle Moreira Lima

No link abaixo e também noDeezer, no Spotify, e no Apple Podcast, você escuta este episódio.