Shoulder bag Round Mini Uniqlo
Um dos itens de moda mais desejados do momento, a bolsa desafia o reinado das grifes com discrição e uma capacidade impressionante para seu design diminuto
-
O QUE É
Uma pequena bolsa de ombro leve, unissex e sem grandes ornamentos ou bolsos externos, mas que vem conquistando um fandom considerável mundo afora. Produzido pela multinacional japonesa Uniqlo, o acessório é feito em náilon, tem oito opções diferentes de cores e acabamento resistente à água. Quando você abre o zíper, a aparência interna pode até não parecer grande coisa, com uma única divisória simples e um espaço aparentemente minúsculo para guardar aqueles pertencentes sem os quais não dá para sair de casa. No entanto, um vídeo no site da própria marca demonstra que as aparências enganam e tamanho pode não ser mesmo documento. Enquanto uma mão anônima vai empilhando garrafas, um caderno, um celular, um molho de chaves e mais dois apetrechos de maquiagem, fica claro o grande potencial da pequena bolsa, que mede meros 28 cm x 17 cm. E tudo isso, ao menos de acordo com a fabricante, sem perder a pegada fashion. Afinal, a bolsinha ainda contém uma tubulação que impede o objeto de ter seu shape original muito deformado pela quantidade de coisas que o usuário faz caber dentro dele.
-
QUEM FEZ
O crédito por criar as shoulder bags, ou bolsas de ombro, recai sobre a designer de moda norte-americana Elizabeth Phelps (1909 -1987) e seu marido William — os dois chegaram a receber um dos maiores prêmios de moda dos EUA por um modelo em couro da bolsa, lá em 1944. Mas, é claro, a Round Mini, peça viral da qual estamos falando aqui, foi criada pela japonesa Uniqlo, considerada uma das maiores redes de fast fashion do mundo junto à Zara e H&M, especializada em confeccionar roupas mais baratas e casuais. Lançada em abril de 2022, a bolsa viralizou no TikTok no mesmo mês e o resto é história.
-
POR QUE É TÃO DESEJADA
Afinal, quem dita o que é fashion ou os grandes sucessos do momento na moda? A resposta podem ser as grandes grifes do ramo, nomes que a gente reconhece de cara — pelo menos de ouvir falar —, como Dior, Louis Vuitton, Gucci e Chanel. Ou então influencers que, com seus milhões de seguidores, divulgam e criam a última moda em apenas alguns cliques. No caso da bolsa Round Mini Uniqlo, o mais surpreendente é que o item, considerado o mais desejado de 2023, foi um dos mais baratos a alcançar esse posto — ela sai por 14,90 euros no site oficial da marca, pouco mais de R$ 80. Passando longe das grandes grifes globais, a bolsa viralizou graças a um vídeo da usuária Caitlin Phillimore no TikTok, em que ela ilustra a quantidade impressionante de coisas que a peça é capaz de carregar. Além do preço relativamente acessível e da praticidade de abraçar tantos objetos sem ocupar muito espaço, outro motivo para o sucesso é o design simples mas atemporal. Em tempos de “quiet luxury” — o luxo silencioso, tendência marcada por peças que passam longe de ser excêntricas ou espalhafatosas, mas ainda assim exalam riqueza —, a bolsa da Uniqlo parece ter ganhado o coração dos usuários com sutileza e praticidade. E o sucesso é tanto que parece ter rendido até cópias. No início do ano, a empresa chegou a processar a gigante chinesa Shein por supostamente vender uma versão própria da bolsa.
-
VALE?
O preço mais em conta — principalmente na comparação com marcas de valores estratosféricos — unido à leveza, à facilidade de carregar tudo que é necessário, às muitas opções de cores e a um look capaz de se encaixar em praticamente qualquer situação fazem com que comprar a peça não doa demais nem no bolso nem na consciência do freguês. Portanto, a depender da preferência de cada um, vale sim. Ao menos para os moradores de alguns países…
-
ONDE COMPRAR
Aí é que está a pegadinha. Como a Uniqlo não tem lojas próprias nem fabricação diretamente no Brasil, os preços da marca por aqui acabam saindo muito mais salgados. Afinal, estamos falando de produtos importados. Caso não queira se render a versões similares ou falsificadas do item — os preços variam de poucas dezenas até centenas de reais —, você pode se arriscar em lojas importadoras, onde o produto sai no mínimo pelo triplo do valor original. Senão só aproveitando uma viagem ao exterior para comprar a sua.