Post-it amarelo
A versão retrô das notas de celular configurou entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos por anos. Hoje, é encontrado nos mais diversos ambientes
-
O que é
Um bloco de notas adesivo em forma de quadrado — e amarelo. Cada unidade possui uma tira com micro-esferas aderentes no verso, que permite que o pedaço de papel seja anexado e removido de diferentes superfícies sem danificá-la. Mesmo depois de 40 anos de sua invenção, é possível encontrar pequenos quadrados amarelos de papel em páginas de livro, paredes, cadernos e até em monitores de computador e laptop, sempre com uma anotação: uma lembrança, bilhete ou tarefa a ser concluída. Inicialmente em dimensões 7 cm por 7 cm e na cor característica, se expandiu para oito tamanhos, 25 formas e 62 cores, e é vendido em 150 países.
-
Quem faz
Assim como Gillette e Cotonete, a marca é a parte mais importante: registrada pelo grupo 3M Company como Post-it, ficou tão famosa que virou nome popular do produto. Sua história começa em 1968, quase dez anos antes do lançamento oficial dos papeizinhos amarelos. Um dos cientistas da 3M, o norte-americano Spencer Silver, descobriu um adesivo que não deixava marcas ao se fixar em uma superfície, mas não soube o que fazer com a descoberta. Em 1977, seu amigo Art Fry, que cantava no coro de uma igreja, buscava um marcador de página para seu livro de hinos — função que encontrou no pedaço de papel amarelo e fez com que Fry e Silver dessem uma nova chance ao objeto. Com o tempo, o Post-it ganhou novas atribuições e foi considerado uma nova forma de comunicação por seus criadores. Na década de 80 e 90, o Post-it viveu seu ápice.
-
Por que é tão desejado
No mundo dos negócios criativos, um bom brainstorm não acontece sem Post-it. Durante anos, o pequeno bloco de notas amarelo configurou entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos. Enquanto VHS, Polaroid e walkman perdiam seu brilho, o miniquadrado autoadesivo mantinha seu lugar no mercado, mesmo com a chegada das notas de celular e lembretes de calendário online. Ainda assim, a marca não deixou de se atualizar: criou uma linha de blocos de notas feita apenas com adesivos a base de plantas, e em 2013, fez parceria com a Evernote para permitir que o usuário fotografe suas notas e as armazene online.
-
Vale?
Para os esquecidos, altamente organizados, criativos ou leitores vorazes é um item interessante. Serve como lembrete, marcador de página (quem nunca perdeu aquela passagem incrível no meio do livro?) ou para anotar uma observação extra em um registro antigo (e não precisar bagunçar todo o resto por isso).
-
Como comprar
Em qualquer boa papelaria de bairro, em uma banca de jornal ou na internet. O site oficial no Brasil indica os revendedores da marca no país, a depender do modelo e estoque disponível. Os preços começam na faixa de R$ 5 e aumentam de acordo com o tamanho e quantidade de folhas no bloco.