Pente garfo
Obrigatório para quem tem black power, ele existe desde o Egito Antigo e virou símbolo da resistência negra nos anos 1960
-
O que é
Ele pode ter diferentes formas, materiais, cores e tamanhos, mas algumas características são inerentes a todos os pentes garfo. Diferentemente de outros tipos de pentes, o garfo tem um design linear, constituído basicamente por um cabo que avança em linha reta e termina em uma série de cerdas colocadas lado a lado, semelhantes aos dentes de um garfo. Também há variedades específicas para diferentes cabelos e tipos de fio. Utilizado por ícones que vão de Tim Maia ao ator e ex-BBB Babu Santana, é um símbolo da estética negra e da negritude. Sua simbologia segue extremamente relevante hoje, quando ainda acontecem casos de preconceito relacionado ao penteado afro, como o recentemente protagonizado pelo sertanejo Rodolffo, que, no BBB, comparou o black power do participante João ao cabelo de um homem das cavernas. Na prática, é usado principalmente para acentuar o volume de cabelos crespos e cacheados e se tornou um acessório quase obrigatório para quem quer valorizar as madeixas volumosas. Também é muito utilizado preso aos cabelos, principalmente por quem ostenta um black power, tanto como símbolo quanto objeto de adorno.
-
Quem fez
Não dá para traçar a origem exata do pente garfo, muito menos seu inventor. O que se sabe com certeza é que ele já era usado há cerca de 6 mil anos no continente africano. No Egito Antigo, tinha um forte efeito simbólico. Era por meio dos diferentes penteados que se distinguia facilmente as variadas classes sociais e origens da população. Avançando bastante no tempo, já na década de 1960, chegou com força aos Estados Unidos como um dos principais símbolos dos movimentos Black Power e pelos direitos civis. Mais ou menos pela mesma época, veio ao Brasil, onde remete à ancestralidade e à construção étnica dos brasileiros. O Black Is Beautiful adotou o objeto como parte da estética negra, um ato tanto artístico quanto político. Na época, o ativista Anthony Romani idealizou uma de suas encarnações mais famosas: uma versão ostentando no cabo um punho cerrado, num gesto de resistência.
-
Por que é tão desejado
De sua simbologia remetendo à herança africana ao valor como totem da luta antirracismo, do adorno estético à importância na valorização das madeixas, o pente garfo tem muitos motivos para ser desejado. Especialmente para quem tem cabelos crespos, cacheados, armados, black power, trata-se não só de um desejo, mas de uma necessidade e um objeto utilizado com orgulho.
-
Vale?
O pente é simples e barato. Mesmo algumas das versões mais diferentonas e personalizadas não alcançam valores acima de algumas dezenas de reais. Portanto, levando em conta suas aplicações práticas, simbólicas e sociais, vale a pena investir em um.
-
Onde comprar
Desde lojas especializadas em beleza e cosméticos até hipermercados e algumas gigantes de departamento, os pentes garfo podem ser encontrados em muitos lugares diferentes. Se você estiver atrás de um modelo específico para seu tipo de cabelo, vale a pena procurar na internet as especificações e qual se encaixa mais em suas necessidades, se um de madeira, metal ou plástico. Em termos de preço, a maioria é bastante acessível — os mais baratos chegam a custar menos de R$ 1.