Conteúdos sobre negritude na Gama Revista

negritude

Imagem de destaque do post
Ler

"Filho Nativo", clássico da literatura norte-americana

Nascido em 1908 em uma fazenda do Mississippi, Richard Wright se converteu em um luminar da literatura afro-americana ao retratar a violência das relações raciais no país. Recém-lançado no Brasil pela Companhia das Letras, "Filho Nativo", seu romance mais famoso, tem um protagonista cheio de ódio e ressentimento — e Wright não quer que você torça por ele, mas que perceba o que um sistema opressivo é capaz de fabricar. (Flávia Mantovani)
Imagem de destaque do post
Assistir

A intimidade do rapper Lil Nas X, no Pime Video

Em sua primeira turnê, o cantor e compositor cruzou a América do Norte e a Europa apresentando o repertório de seu álbum “Montero” (2021). Essa jornada é registrada no documentário “Lil Nas X: Long Live Montero”, no Prime Video. O longa mostra o dia a dia do cantor que desafia convenções, mesclando gêneros como country e rap, num retrato sobre identidade, família, expectativas e aceitação envolvendo a sexualidade negra e queer. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Leituras, debates, shows e mais no Festival Casa Sueli Carneiro

A terceira edição do festival que celebra o aniversário da intelectual será realizado pela primeira vez de forma presencial na Casa Sueli Carneiro — o evento marca a inauguração do local ao público. A programação gratuita também será realizada no Instituto Tomie Ohtake, em Geledés e na Biblioteca Mário de Andrade, com exposições de fotografia e filmes, rodas de conversa, rodas de leitura, oficinas, sarau e intervenções artísticas. Até 30/6. Confira a programação. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ler

Novo romance do autor de livro que inspirou “American Fiction”

Após o sucesso do filme vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, a Todavia lança “As Árvores”, de Percival Everett, autor do livro que deu origem ao longa. Num romance policial incomum, uma série de assassinatos brutais no Sul dos EUA se liga ao misterioso cadáver de um homem negro. Com uma escrita surpreendentemente bem-humorada, a obra traz à tona as cicatrizes da violência racial que marca a história americana. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Assistir

A obra de Léa Garcia em mostra no CCBB-SP

A partir do dia 25/05, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo expõe 15 longas protagonizados pela atriz brasileira que já foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes pelo papel em “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus. A programação, que celébra os 90 anos de Léa Garcia, também contará com três sessões com pesquisadores e colegas de trabalho que comentarão o pioneirismo negro da intérprete na industria cinematográfica. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Ritmos africanos no Festival Musiques D’Afrique, em SP

Tyno Val (Togo), Hélio Ramalho (Cabo Verde), Leonardo Matumona (Angola) e Yannick Delass (Congo), além dos brasileiros Rincon Sapiência, Anelis Assumpção e a Orquestra Funmilayo Afrobeat estão no festival que celebra o Dia da África, em São Paulo. Esses e outros artistas nacionais e internacionais e diversas expressões artísticas do continente africano estarão no complexo da Praça das Artes, das 11h às 22h. (Vitor Romenior)
Imagem de destaque do post
Ir

"Okê - Dança como herança" no Sesc Culturas Negras, em SP

Nesta sexta, Priscilla Borges, diretora da Cia de Dança AfroOyá, e Rose Maria de Souza, artista e mestre em Ciências da Religião, debatem no Sesc Pompeia as dimensões da dança afro-brasileira, um legado dos povos afrodiaspóricos, e sua influência na identidade cultural do país. A conversa faz parte do Festival Sesc Culturas Negras, que celebra até 26/5 a cultura afrodiaspórica com mais de 80 atividades, em 27 unidades do Sesc-SP. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

“Um Defeito de Cor”, no Sesc Pinheiros, em SP

Após temporadas no Rio e em Salvador, a exposição chega a SP com mais 370 obras de mais de 100 artistas do Brasil e do continente africano. Inspirada no premiado romance histórico de Ana Maria Gonçalves, de 2006, a mostra oferece uma visão multifacetada de momentos históricos e recortes sociais do Brasil. No Sesc Pinheiros, há novidades como os figurinos e croquis das fantasias da Portela, que se inspirou no livro para o samba-enredo de 2024. Até 1/12. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ler

“Cadernos Negros”, do coletivo cultural Quilombhoje Literatura

A produção lançada anualmente foi criada em 1978 pelos escritores Cuti e Hugo Ferreira para funcionar como uma vitrine da literatura negra e para revelar novos escritores. A atual edição, de coordenação de Márcio Barbosa e Esmeralda Ribeiro, reúne poemas de 56 autores afro-brasileiros de diferentes estados do país e está disponível para compra por R$60 no site da Quilombhoje, assim como as edições anteriores. (Emilly Gondim)
Imagem de destaque do post
Ir

Lauryn Hill, YG Marley, Wyclef Jean e outros nos 50 anos do Chic Show

Nesta segunda (22), começam a ser vendidos os ingressos para a comemoração das cinco décadas dos bailes fundamentais do movimento da música negra em SP. O revival será realizado em 13/7 no mesmo endereço que abrigava o Chic Show, o antigo Palestra Itália/atual Allianz Parque. O line-up de peso tem Mano Brown, Criolo, Rael, Sandra de Sá e os DJs residentes que fizeram história, Luciano, Grandmaster Ney e Preto Faria. (Isabelle Moreira Lima)