Dicas para uma casa mais organizada em 2022
Bagunça pode prejudicar a saúde mental. Veja toques espertos garimpados de especialistas para ordenar os ambientes
Organizadoras profissionais (“professional ou personal organizers”, em inglês), nunca estiveram tão em alta. Para além dos programas de TV dedicados ao trabalho dessas pessoas, que já existem há um tempo, as redes sociais e os canais de Youtube tornam-nos influenciadores com milhares de seguidores.
MAIS SOBRE O ASSUNTO:
5 dicas para ter um lar mais sustentável
Organize seu acervo de fotos digitais
Como organizar a papelada de casa
Talvez você já conheça a japonesa Marie Kondo, febre principalmente nos EUA que ganhou até séries na Netflix, e as americanas Clea e Joanna, do Home Edit (também com série própria). Aqui no Brasil temos gente como a Micaela Góes, do programa “Santa Ajuda”, no GNT, a Rafa Oliveira, do canal Organize Sem Frescuras!, com 1,7 milhões de inscritos, e Priscila Saboia, consultora do “É de Casa”, da TV Globo.
Para começar o ano com seu espaço mais arrumado – ainda mais depois de tanto tempo de pandemia e períodos sem sair – vasculhamos os perfis dessas gurus da organização para garimpar dicas úteis e praticáveis. É bom lembrar que, apesar de poder parecer óbvio, estudos já mostraram que bagunça e excesso de coisas em casa limitam nossa capacidade de concentração, aumentam os níveis de estresse e prejudicam o sono.
Confira as dicas abaixo.
Justin Paget/Getty Images
1- Comece pela mesa de cabeceira
As experts sugerem que, se você está afogado na bagunça, comece a arrumar por partes, em pequenos projetos, de preferência nas partes da casa que você usa com mais frequência. E a mesa de cabeceira é um ótimo local para iniciar – segundo elas, quando ela está uma zona, a sensação é de que o quarto todo também está, e ter um espaço organizado perto da cama ajuda a dormir melhor. Passe um pano, esvazie as gavetas e diminua a quantidade de itens a vista.
2- Cheque se os itens com valor sentimental ainda têm valor sentimental
Essa é a regra mais importante da Marie Kondo para desobstruir a casa: se livrar das coisas que não trazem “alegria” mais: roupas, sapatos, livros, brinquedos, souvenires de viagem, imãs de geladeira, enfeites aleatórios. Para isso, você deve segurar item por item e sentir como seu corpo reage. Pode parecer abstrato, mas a técnica ganhou milhões de adeptos. Kondo garante que boas memórias não vão embora com as coisas e que itens velhos podem te deixar “presos ao passado”.
3- Organize seus potes de cozinha de uma vez por todas
Os famigerados tupperwares merecem um item para só para eles, porque vivem jogados no armário da cozinha. O caminho indicado pelas gurus da organização é, primeiro, tirar aqueles sem tampa (que podem servir para organizar outros itens da casa) e colocar os mais antigos (e fedidos) para reciclagem (bom lembrar que é boa hora para ir trocando os de plástico pelos de vidro, muito mais higiênicos). Depois, retire o excesso: de quantos potes você realmente precisa? Por último, a dica certeira da Micaela Goés: guarde os tupperwares com tampa. Ocupa mais espaço, mas economiza tempo e evita bagunça.
Kostikova/Getty Images
4- Dobre as roupas em rolinhos e adote as “colmeias”
Organizadoras profissionais batem na tecla de quem não existe um jeito certo para arrumar a casa e o que vale é o que funciona para o contexto de cada um. Verdade. Porém, quase todas garantem que a melhor técnica para guardar roupas nas gavetas é encaixá-las em rolinhos, na “vertical”. Outra recomendação comum é comprar “colmeias” organizadoras: suportes com nichos de tamanhos diversos feitos para serem colocados dentro de gavetas. Funciona muito bem para roupas íntimas.
5- Desentulhe o banheiro
É provável que, depois desse período pandêmico, você tenha acumulado ainda mais coisas no banheiro. É hora de rever tudo: sim, estamos falando daquela bolsinha de maquiagem com itens vencidos em 2016. E daquelas amostras grátis que você nunca usou. As “organizers” não gostam de aglomeração de produtos na bancada e adoram arrumar as coisas em cestinhos divididos por categorias e usar aramados empilhados para criar mais espaço dentro do espaço.
6- Instale ganchos e penduradores
No caso de escassez de armários, ainda mais em apartamentos pequenos, paredes e portas podem ser ótimas para oferecer mais espaço. Na área de serviço, vale pendurar a coleira do cachorro e vassouras e rodos; na cozinha, os talheres grandes; no banheiro, porta-escovas de dente e secador de cabelo; na sala ou no quarto, bolsas, brincos e colares.
7– Categorize, categorize, categorize
As americanas do Home Edit são categóricas quando se trata de categorias (com perdão do trocadilho): para organizar o que tem dentro de gavetas, armários e despensas, tudo deve estar dividido por categorias e colocado em caixas ou cestinhos: de temperos a óculos de sol, de documentos a itens de higiene bucal. Lembrando que dá para aproveitar potes de sorvete e caixas de sapato para isso (quanto menos plástico, melhor). Elas inclusive gostam de separar tudo (até o que tem dentro da geladeira) por cor (!), porque fica mais bonito (mas você não precisa ir tão longe).
Oleg Shvetsov/Getty Images
8- Se livre do lixo eletrônico e da papelada do escritório
Você sabe do que estamos falando: fones de ouvido que não funcionam, cabos e pilhas velhos, celulares quebrados, aquele carregador de carro que você comprou no farol e pifou no segundo dia de uso. Faça um favor a si mesmo e descarte tudo (corretamente). Para a papelada e o que mais você tiver ali, continua valendo a dica de dividir em categorias em pastas e caixas etiquetadas.
9- Mantenha as plantas em ordem
Tentou começar uma horta em casa na pandemia mas desanimou depois que o pé de manjericão morreu pela décima vez? Veja o que dá para manter e o que é hora de desistir. Corte folhas secas, se livre de vasos que ficaram jogados num canto e reduza a quantidade de plantas, se for o caso, dando algumas de presente para os amigos.
10- Adote a prática da ronda com um cesto
Interessante principalmente para quem tem crianças em casa, a ideia é fazer rondas frequentes com um balde ou cesto (daqueles que se usa para colocar roupas na lavanderia, por exemplo) e catar itens que estão largados por aí: controle da TV, copo vazio, caixa de algo que chegou pelo correio, brinquedos. Depois, você segue pela casa botando cada coisa no lugar.