O Segredo da Força Sobre-Humana
Nova HQ da norte-americana Alison Bechdel explora seu fascínio por exercícios como forma de conter o estresse e a ansiedade ao longo da vida
Desde a infância na década de 1960, a cartunista norte-americana Alison Bechdel é fascinada por exercícios físicos e esportes. Esse interesse, como ela evoca na HQ “O Segredo da Força Sobre-Humana” (Todavia, 2023), nasceu de um período em que a notícia do assassinato do presidente Kennedy se confundia com as imagens da mãe se alongando de collant preto e do pai fazendo flexões — ou seriam lembranças falsas, na realidade protagonizadas por alguns dos personagens de TV preferidos de Bechdel na época?
MAIS SOBRE O ASSUNTO
O Essencial de Perigosas Sapatas
Corpo são, mente sã
Como engrenar numa rotina de exercícios
Os assuntos então se sobrepunham a tal ponto que, como a autora escreve, a prática de exercícios físicos estava conectada inclusive à sua autodescoberta como mulher. “Comecei a ficar fascinada pelos anúncios de fisiculturismo nas minhas revistinhas. E não tinha me ocorrido mesmo — apesar da palavra ‘homem’ ser eternamente repetida — que aqueles eram corpos masculinos”, narra em determinado ponto da HQ.
A autora de “Fun Home” (Todavia, 2018) — história com a qual venceu o prêmio Eisner, o mais importante dos quadrinhos — começou a publicar tirinhas num jornal feminista em 1983. Seu nome também é conhecido devido ao Teste Bechdel, que avalia o nível de representação feminina nas obras de ficção e nasceu de uma de suas HQs.
Passando pela corrida, os clubes de caratê feminista nos anos1980 e práticas tão diversas quanto ioga, ciclismo, escalada, esqui, HIIT e outras tantas modas fitness, a autora sempre explorou as atividades físicas também na tentativa de conter o estresse e a ansiedade e de manter obsessivamente a própria vida sob controle. Em sua nova obra, Bechdel usa os exercícios e o humor para traçar uma autobiografia a um tempo engraçada e melancólica. Uma trajetória que vai da euforia física da juventude até os dias atuais, quando a autora reconhece os sinais de um corpo sem o vigor e flexibilidade de antes.
- O Segredo da Força Sobre-Humana
- Alison Bechdel
- Todavia
- 240 páginas
Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos da Gama, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo.