Conteúdos sobre livro na Gama Revista

livro

Imagem de destaque do post
Ler

A reedição de “Em Busca do Prato Perfeito”, de Anthony Bourdain

Ele virou best-seller ao lançar “Cozinha Confidencial” (2016), em que contou segredos e podres das cozinhas de restaurantes, mas foi como viajante de apetite aventureiro que Anthony Bourdain firmou sua personalidade de hedonista profissional e leitor de almas. A Companhia de Mesa acaba de reeditar “Em Busca do Prato Perfeito”, um dos livros mais deliciosos de viagem e que fornece de brinde uma aula de escrita para os amantes deste gênero e da literatura sobre comida. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

O inédito trajeto da velejadora Tamara Klink

Com 24 anos, Tamara Klink se tornou a pessoa mais jovem do Brasil a cruzar sozinha o Atlântico. Foi em plena pandemia, em 2021, que a filha do lendário navegador Amyr Klink partiu da França em seu barco Sardinha rumo à costa do Brasil. No livro "Nós" (Companhia das Letras, 2023), ela relata as vitórias e fracassos que viveu nesse longo, solitário e perigoso trajeto, acompanhado à distância nas redes pela família e por admiradores. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

As dinâmicas familiares em livro de Jonathan Franzen

Quem é fã de livros como "As Correções" e "Pureza" já tem bons motivos para ficar animado. O cultuado escritor norte-americano Jonathan Franzen está de volta em "Encruzilhadas", novo romance em pré-venda pela Companhia das Letras, com tradução de Jorio Dauster. Na trama, o autor, conhecido por seus estudos aprofundados de personagens, mostra como, ao longo de um único dia na década de 1970, os membros de uma típica família americana criam e mantêm suas prisões particulares. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

Novo livro do provocador Michel Houellebecq

Um dos mais famosos e controversos escritores da atualidade está de volta com “Aniquilar” (Cia. das Letras, 2022). Em seu novo livro, o autor de “Submissão” (Cia. das Letras, 2015) cria um thriller que vai da sátira política ao drama familiar. Às voltas com uma campanha presidencial e tendo que lidar com um grupo terrorista, o protagonista é um funcionário do governo francês que precisa retornar ao seio familiar, numa trama irônica sobre o peso da morte e a redenção do amor. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

O melhor do horror nacional para o Dia das Bruxas

Para celebrar este Dia das Bruxas, nada melhor do que ler alguns dos melhores contos de horror com um tempero tipicamente brasileiro. A coletânea “Tênebra” (Fósforo, 2022) reúne justamente uma série de exemplares do gênero escritos no século 19, com organização de Júlio França e Oscar Nestarez. Um livro que mostra que o horror e a ficção gótica da época vão muito além do “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ler

A nova edição de ‘Quincas Borba’, com prefácio de Emicida

A história do rico pensador que, ao morrer, deixa toda sua fortuna para o amigo Rubião – desde que tome conta do seu cachorro – já ganhou diversas versões. Agora, ganha uma edição de luxo pela editora Antofágica, com capa dura, texto de apresentação de Emicida, ilustrações de Samuel de Saboia e posfácio do vencedor do Jabuti Jeferson Tenório. Uma oportunidade para ler ou reler um dos melhores romances de Machado de Assis, que soube como ninguém expor personagens em uma sociedade de interesses em transição. (Amauri Arrais)
Imagem de destaque do post
Ir

Um bate-papo com Gregório Duvivier e seus poemas

Do amor à maconha passando pela amizade, o ator, roteirista, diretor e escritor parece ter dado a volta ao mundo em seu último livro, “Sonetos de Amor e Sacanagem” (Companhia das Letras, 2021), que ele lança neste domingo (12) na livraria Megafauna, no centro de São Paulo, às 15h. Gregório autografa os livros e bate um papo com Rita Palmeira, curadora da livraria. Alguns dos sonetos serão lidos pelos atores Luciana Paes e Vinicius Calderoni. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Ler

A edição que celebra os 50 anos de ‘Viagem pelo Fantástico’

O que é uma fotografia senão um emaranhado de camadas interpretativas? Pois a produção do fotógrafo e pesquisador Boris Kossoy joga justamente com essa característica inata da imagem. Lançado em 1971, "Viagem pelo Fantástico" traz retratos que remetem ao filme noir, ao mistério, ao realismo fantástico. Esgotado por décadas, o livro ganha edição especial (IpsisPub) e um evento de lançamento no sábado (4) no MIS-SP, instituição da qual Kossoy foi diretor nos anos 1980. (Luara Calvi Anic)