Sabe por que a Varig, então com quase 100 anos de operação, faliu em 2010? O novo podcast investigativo da Globo responde essa e outras perguntas sobre o setor da aviação e os bastidores do poder dentro da empresa. Idealizada e apresentada pela jornalista Letícia Toledo, a série em áudio, disponível nas principais plataformas, conta com seis episódios e explora desde as origens da companhia até seu caótico fim. (Leonardo Neiva)
Nos primeiros minutos deste podcast narrativo, ouvimos a cozinheira argentina contar sua primeira memória de infância, da casa da avó: o estalar das batatas que virariam nhoque, a barra do vestido de Mimi balançando ao vento. É com uma forte narração lírica que somos envoltos no reencontro de Paola com sua história e a paixão pela cozinha, sempre guiado por reflexões feitas anos antes pela ensaísta norte-americana M.F.K. Fisher. (Isabelle Moreira Lima)
A apresentadora gosta muito de ouvir podcasts. E, agora, criou o seu, que traz temas contemporâneos e seus interesses pessoais. Na primeira temporada, ela relata o seu processo de entrada na menopausa e convida Flávia Oliveira, Angélica, Dira Paes, Marina Person, Carolina Ferraz e Maria Ribeiro para compartilharem experiências. Toda terça, sai um episódio novo em que ela convida nutricionistas, endocrinologistas e ginecologistas para explicarem esse fenômeno. O roteiro é de Fernanda Lima e Bruna Bopp. (Luara Calvi Anic)
Se você frequentou pistas de dança no final dos anos 2000 e início da década seguinte, deve se lembrar do fenômeno indie pop. É sobre ele que Cleber Facchi, Isadora Almeida, Nik Silva e Renan Guerra, do podcast Vamos Falar Sobre Música? (VFSM), discutem no excelente episódio “A Era de Ouro do Indie Pop”, elencando as principais bandas e artistas da cena independente que despontaram para um novo público no período, como Phoenix, MGMT, Lana Del Rey, Vampire Weekend, entre outros. (Amauri Terto)
O que é feminismo? Ele serve para quê? Como superar o machismo? As interseccionalidades são importantes para o movimento feminista? Essas são perguntas que o podcast Incomodada Ficava a Sua Avó, das atrizes Júlia Rabello e Tatá Lopes, responde. Com bom humor e a ajuda de convidadas, como Carol Pires, Joice Berth e Valeska Zanello, o programa vai do bê-á-bá às questões mais complexas relacionadas ao assunto. (Ana Elisa Faria)
Nos anos 2000, numa aula de português, Sarah Westphal escreveu sobre uma história de amor não correspondida. O texto tomou a internet, foi traduzido em várias línguas, chegou ao Salão do Livro de Paris e fez da jovem uma escritora quase famosa. Quase. Isso porque a crônica viralizou com o nome de Luis Fernando Veríssimo. Narrado pela jornalista Juliana Deodoro, o ótimo causo está no episódio “Escrito nas Estrelas”, do Rádio Novelo Apresenta. (Ana Elisa Faria)
O programa apoiado pelo Instituto Serrapilheira não se contenta em entender apenas os aspectos científicos do tema. A jornalista Nathália Cariatti investiga a lógica do mercado, as disputas éticas e como essas tecnologias afetam a liberdade das mulheres. O primeiro episódio conta o processo do congelamento de óvulos, considerado o melhor método de reprodução assistida até o momento. (Emilly Gondim)
Com o seu típico humor ácido, a atriz e escritora Fernanda Torres fala sobre maternidade, menopausa, malhação, amor, dinheiro, luto e medos no episódio de estreia do novo podcast da Folha de S.Paulo, "Se Ela Não Sabe, Quem Sabe?". Apresentado por Tati Bernardi, o programa vai escutar, a cada semana, conselhos de experientes mulheres com mais de 50 anos, como Zezé Motta, Bruna Lombardi e Elisa Lucinda. (Ana Elisa Faria)
Após um hiato de dois anos, o podcast sobre ciência e livros, realizado pela Livraria Megafauna em parceria com o Serrapilheira, volta para sua terceira temporada. Dedicada a Galileu Galilei, ao telescópio, aos astros, aos pêndulos e ao movimento, a nova coleção de episódios, apresentados pelas escritoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski, vai ao ar sempre às segundas-feiras. O primeiro deles já está disponível. (Leonardo Neiva)
A partir de mais de 200 horas de áudios históricos do jornalista Elio Gaspari, a rádio lança a série documental em podcast que reconta pontos fundamentais da ditadura militar brasileira, do golpe em 1964 ao AI-5, da tortura à redemocratização. Entre os pontos altos, a gravação em que o então ditador Ernesto Geisel (1907-1996) afirma que os presos da luta armada eram mortos depois de capturados: "Esse troço de matar é uma barbaridade, mas acho que tem que ser". (Isabelle Moreira Lima)
Um dos podcasts de política mais queridinhos do Brasil, o “Foro de Teresina” retorna aos tocadores nesta sexta-feira (15) após uma pausa de quase cinco meses. Apresentado pelo jornalista Fernando de Barros e Silva, o programa retorna reformulado, com dois novos membros fixos na bancada — a repórter da piauí Ana Clara Costa e o cientista político Celso Rocha de Barros —, mas mantendo quadros clássicos como o famoso Kinder Ovo. (Ana Elisa Faria)