Beyoncé é uma força imparável e o mundo é seu baile, dizem os críticos sobre o filme que retrata sua última turnê e que estreia nesta quinta (21) nos cinemas brasileiros. Além de mostrar a força e o baile, “Renaissance” mostra seu trabalho duro durante o tour apontado como gerador de inflação por onde passou (a Suécia, país onde foi lançada, registrou 9,7% em maio, mês do primeiro show, um índice acima do esperado). Um bálsamo para quem ficou frustrado por não vê-la por aqui. (Isabelle Moreira Lima)
As imagens que representam 2023, segundo o NYT, são em sua maioria catastróficas e trazem a complexidade de diferentes eventos — de guerras às consequências das mudanças climáticas. Vemos muitas crianças em meio a tragédias. Entre os cliques emblemáticos, destaque para o que traz uma ucraniana com o rosto repleto de suturas, de Lynsey Addario; e uma imagem em que Gorgeous Femmie performa em homenagem a um dançarino esfaqueado após uma batalha de voguing, de Jutharat Pinyodoonyachet. (Luara Calvi Anic)
Quando Hollywood abraçou o Rei dos Monstros, parte do que tornava Godzilla tão especial e assustador se perdeu. Foi-se o trauma japonês do pós-guerra, chegaram os efeitos especiais estapafúrdios e vazios. Em “Godzilla Minus One”, dirigido por Takashi Yamazaki, a essência do filme de monstro é recuperada em uma produção que retorna aos anos 40 para falar sobre as cicatrizes de guerra nipônicas e os horrores causados pelas duas bombas atômicas. Melancólico, o filme entende que sua força não está no Kaiju, mas sim no drama vivido por seus personagens. (Daniel Vila Nova)
A autora de “Quarto de Despejo” narra neste romance os impactos da desigualdade social que atravessa a história de amor e desilusão entre dois jovens, numa reflexão sobre a liberdade. Uma das mais importantes escritoras brasileiras, Carolina Maria de Jesus (1914-1977) possui uma vasta produção literária ainda não publicada. Escrito na década de 1950, “O Escravo” foi extraído diretamente de seu manuscrito original. (Leonardo Neiva)