Objetos que bombaram em 2023 — Gama Revista

Objetos que bombaram em 2023

Bonecas rivais, o bracelete da amizade, uma garrafa de água motivacional e outros três objetos que marcaram o ano ao unir o vintage ao moderno

26 de Dezembro de 2023

Uma grande garrafa de água para ajudar na hidratação em meio ao calor extremo. Uma bota vermelha que lembra as dos personagens Sonic e Astroboy. Uma bolsa versátil para todos os rolês. Um tênis de milhões. A boneca das nossas infâncias — que retornou numa superprodução de Hollywood. Outra boneca, rival da primeira e mais inclusiva. Pulseiras coloridas que simbolizam a amizade. Todos estes itens misturam o vintage e o moderno, e marcaram o ano que está por se encerrar.

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    Garrafa de água motivacional

    Uma garrafa de plástico, com capacidade para até 4 litros, com uma tampa que pode ser flip, com um mecanismo “abre e fecha” que não precisa ser rosqueado, squeeze ou com um canudo, e uma escala impressa para medir o consumo diário de água. Viral no TikTok e parte da trend “watertok”, em que usuários da rede incrementam a água com aromas e sabores para se manterem hidratados, a garrafa de água motivacional conta com marcadores de horário e mensagens de estímulo como “você consegue!” e “não desista!”, em português ou inglês, para quem costuma esquecer de beber água. A garrafa também é vendida em material transparente ou de cores neutras, mas a mais popular é a multicolorida em tons pastéis, chamada de “tie dye”, que usuários costumam decorar com fitas e adesivos coloridos. Ela esteve em todos os lugares e países, nas mãos dos trabalhadores da 25 de março a astros de Hollywood, como Laura Marano.

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    Grande Bota Vermelha

    “O que é?” essa é uma pergunta que muita gente vem fazendo desde que imagens de pessoas reais vestindo enormes botas vermelhas, semelhantes às de personagens como Sonic e Astroboy, começaram a pipocar nas redes sociais. Os sapatos chamativos já apareceram nos pés de músicos como Lil Wayne e Janelle Monáe e influencers como Wisdom Kaye. O nome do calçado é autoexplicativo: a Grande Bota Vermelha. Além de grande e vermelha, a marca responsável esclarece que a bota é feita de borracha e EVA e tem o formato não de um pé, mas de uma bota mesmo. O comunicado oficial de lançamento descreve as peças como “botas cartunescas para um Mundo 3D Cool”, acrescentando que, “se você chutar alguém com essas botas, elas fazem BOING”. Os vídeos e fotos de usuários usando o modelo alcançaram milhões de visualizações e curtidas nas últimas semanas, mostrando que a bota pode até não ter vindo para ficar, mas vai deixar sua pegada na moda de uma forma ou de outra. A novidade pautou as discussões de moda por não parecer real, e sim uma peça do universo das animações. Além disso, em vídeos virais, muitos alegaram não conseguir retirá-las, o que gerou ainda mais curiosidade ao longo do ano. 

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    Katsukazan rolinho primavera

    Uma bolsa, que também pode ser usada como pochete ou carregada na transversal tal como uma pequena mochila, feita de lona vinílica e nylon resinado. Criação da Katsukazan, que, em japonês, significa vulcão ativo — a imagem dessa estrutura geológica é também a logo da marca —, o acessório recebeu o apetitoso nome de rolinho primavera porque lembra o formato do quitute asiático: é fininho e dobrável, no estilo roll top, com regulagem. O modelo é confeccionado em dois tamanhos e pode ser monocromático (preto, pérola, azul, verde, amarelo e vermelho), bicolor (como a peça em chumbo com azul) ou em color block, bem colorido, com tons vibrantes, a exemplo da chamada chicletinho, que mistura azul-claro, verde, cinza e rosa-choque. A grife abriu em junho de 2023 no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o que impulsionou a marca na metrópole.

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    Mizuno

    Mizuno Wave Prophecy

    Um tênis voltado para atletas de alto rendimento com tecnologia que promete 30% a mais de amortecimento. Tem solado composto por borracha e carbono, que oferece maior durabilidade e aderência e tecido com propriedades elásticas. Mas o principal detalhe do modelo são as canoplas no solado, que servem para potencializar a circulação de ar. É isso que torna o visual do tênis marcante também — o que talvez tenha levado esse sapato a passos distantes do esporte. Se eles já ajudaram Carl Lewis no mundial de corrida de 1991 a atingir o recorde de 9 segundos e 86 centésimos, e se Ayrton Senna teve seus pés moldados para produção exclusiva de calçados em 1994, hoje, por onde você olhar num baile funk, verá alguém usando o “Mizuno de mil”, ou seja, o Mizuno Wave Prophecy, por influência dos subgêneros ostentação e submundo.

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    Bracelete da amizade

    O bracelete da amizade voltou à moda graças aos shows da turnê “The Eras Tour”, da cantora norte-americana Taylor Swift. Seus fãs criaram a tradição de trocar as pulseiras de miçangas em referência à música “You’re On Your Own, Kid”, do álbum “Midnights” (2022), em que Taylor canta: “So make the friendship bracelets/ Take the moment and taste it/ You’ve got no reason to be afraid” (Então faça as pulseiras da amizade/ Aproveite o momento e saboreie/ Você não tem motivos para ter medo). Entretanto, o item esteve presente na história de muitas pessoas antes mesmo de Taylor ganhar o primeiro violão. Peças como estas são constantemente revisitadas na história da moda desde a ascensão do estilo hippie, nos anos 1960. Em 2014, a febre era a pulseira de elásticos coloridos e as adolescentes produziam à mão e as vendiam. O diferencial da nova tendência dos “swifties” — como são chamados os fãs da cantora — é a lógica de troca. Hoje, eles montam mais de cem pulseiras personalizadas com as músicas de Taylor e as trocam entre si durante o show, mesmo sem se conhecerem. Vídeos no TikTok mostram os fãs saindo dos estádios com os braços ocultos por várias unidades do acessório.

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    Barbie

    Uma boneca que mede aproximadamente 29 cm de altura, feita de plástico, com uma enorme gama de acessórios e roupas, geralmente confeccionadas em tecido, ou mesmo casas e carros conversíveis. Apesar de ter ganhado ao longo de décadas uma série incontável de versões com diferentes penteados, cores de cabelo, etnias, modelitos e profissões, ainda é mais reconhecida em sua encarnação de madeixas loiras, olhos azuis, cintura fina e vestes rosa pink – estereótipo perfeito da patricinha de Beverly Hills. Ultrapassando os limites de sua diminuta pele talhada em plástico bronzeado, com o tempo, a boneca Barbie também passou a ser vista como sinônimo da mulher perfeita de acordo com os padrões sociais, eternizada nos versos da banda dinamarquesa Aqua: “Eu sou uma garota Barbie/Em um mundo Barbie/A vida de plástico/Isso é fantástico!”. É com essa ideia utópica de perfeição que brinca o filme da boneca, lançado em julho e protagonizado pela australiana Margot Robbie. O longa traz diferentes versões da Barbie que vivem uma vida imaculada e sem grandes preocupações, sempre acompanhadas dos namorados Ken – interpretado por Ryan Gosling, em sua versão branca e loira, assim como Simu Liu, Kingsley Ben-Adir e John Cena. O filme lotou as salas de cinemas de pessoas fantasiadas em looks baseados nos desenhos e brinquedos e faturou quase 1,442 bilhão de dólares.

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    Boneca Bratz

    Uma boneca de aproximadamente 25cm cujas proporções destacam uma cabeça grande com olhos maquiados em forma de amêndoa e lábios grossos. As roupas são fashionistas inspiradas no rock e pop — distante dos tons rosas da concorrente. Yasmin, Cloe, Jade e Sasha são as principais bonecas Bratz. O grupo já chegou a ter uma quinta integrante, a Meygan, em 2002. Porém, no ano seguinte ela foi retirada da linha e, em 2004, retornou como uma personagem coadjuvante. O sucesso das Bratz não foi imediato, mas em cinco anos elas conseguiram bater de frente com a Barbie, chegando a dominar 40% do mercado em 2006. As bonecas também ganharam uma série animada, em 2005, em que o quarteto lança uma revista de moda que leva seu nome. O primeiro hiato veio em 2010, com os processos da Mattel pelos direitos autorais da Bratz. Depois, tentativas de mudar a marca deram errado pela má recepção dos fãs. Foi somente em 2018 que as Bratz retornaram com estabilidade, alçadas pelo sucesso no Instagram e no TikTok. Este ano, a marca trouxe um novo modelo inspirado em Kylie Jenner e seus looks icônicos.

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