Objetos que bombaram em 2023
Bonecas rivais, o bracelete da amizade, uma garrafa de água motivacional e outros três objetos que marcaram o ano ao unir o vintage ao moderno
Uma grande garrafa de água para ajudar na hidratação em meio ao calor extremo. Uma bota vermelha que lembra as dos personagens Sonic e Astroboy. Uma bolsa versátil para todos os rolês. Um tênis de milhões. A boneca das nossas infâncias — que retornou numa superprodução de Hollywood. Outra boneca, rival da primeira e mais inclusiva. Pulseiras coloridas que simbolizam a amizade. Todos estes itens misturam o vintage e o moderno, e marcaram o ano que está por se encerrar.
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Reprodução Garrafa de água motivacional
Uma garrafa de plástico, com capacidade para até 4 litros, com uma tampa que pode ser flip, com um mecanismo “abre e fecha” que não precisa ser rosqueado, squeeze ou com um canudo, e uma escala impressa para medir o consumo diário de água. Viral no TikTok e parte da trend “watertok”, em que usuários da rede incrementam a água com aromas e sabores para se manterem hidratados, a garrafa de água motivacional conta com marcadores de horário e mensagens de estímulo como “você consegue!” e “não desista!”, em português ou inglês, para quem costuma esquecer de beber água. A garrafa também é vendida em material transparente ou de cores neutras, mas a mais popular é a multicolorida em tons pastéis, chamada de “tie dye”, que usuários costumam decorar com fitas e adesivos coloridos. Ela esteve em todos os lugares e países, nas mãos dos trabalhadores da 25 de março a astros de Hollywood, como Laura Marano.
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Reprodução Grande Bota Vermelha
“O que é?” essa é uma pergunta que muita gente vem fazendo desde que imagens de pessoas reais vestindo enormes botas vermelhas, semelhantes às de personagens como Sonic e Astroboy, começaram a pipocar nas redes sociais. Os sapatos chamativos já apareceram nos pés de músicos como Lil Wayne e Janelle Monáe e influencers como Wisdom Kaye. O nome do calçado é autoexplicativo: a Grande Bota Vermelha. Além de grande e vermelha, a marca responsável esclarece que a bota é feita de borracha e EVA e tem o formato não de um pé, mas de uma bota mesmo. O comunicado oficial de lançamento descreve as peças como “botas cartunescas para um Mundo 3D Cool”, acrescentando que, “se você chutar alguém com essas botas, elas fazem BOING”. Os vídeos e fotos de usuários usando o modelo alcançaram milhões de visualizações e curtidas nas últimas semanas, mostrando que a bota pode até não ter vindo para ficar, mas vai deixar sua pegada na moda de uma forma ou de outra. A novidade pautou as discussões de moda por não parecer real, e sim uma peça do universo das animações. Além disso, em vídeos virais, muitos alegaram não conseguir retirá-las, o que gerou ainda mais curiosidade ao longo do ano.
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Katsukazan rolinho primavera
Uma bolsa, que também pode ser usada como pochete ou carregada na transversal tal como uma pequena mochila, feita de lona vinílica e nylon resinado. Criação da Katsukazan, que, em japonês, significa vulcão ativo — a imagem dessa estrutura geológica é também a logo da marca —, o acessório recebeu o apetitoso nome de rolinho primavera porque lembra o formato do quitute asiático: é fininho e dobrável, no estilo roll top, com regulagem. O modelo é confeccionado em dois tamanhos e pode ser monocromático (preto, pérola, azul, verde, amarelo e vermelho), bicolor (como a peça em chumbo com azul) ou em color block, bem colorido, com tons vibrantes, a exemplo da chamada chicletinho, que mistura azul-claro, verde, cinza e rosa-choque. A grife abriu em junho de 2023 no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, o que impulsionou a marca na metrópole.
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Mizuno Mizuno Wave Prophecy
Um tênis voltado para atletas de alto rendimento com tecnologia que promete 30% a mais de amortecimento. Tem solado composto por borracha e carbono, que oferece maior durabilidade e aderência e tecido com propriedades elásticas. Mas o principal detalhe do modelo são as canoplas no solado, que servem para potencializar a circulação de ar. É isso que torna o visual do tênis marcante também — o que talvez tenha levado esse sapato a passos distantes do esporte. Se eles já ajudaram Carl Lewis no mundial de corrida de 1991 a atingir o recorde de 9 segundos e 86 centésimos, e se Ayrton Senna teve seus pés moldados para produção exclusiva de calçados em 1994, hoje, por onde você olhar num baile funk, verá alguém usando o “Mizuno de mil”, ou seja, o Mizuno Wave Prophecy, por influência dos subgêneros ostentação e submundo.
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Bracelete da amizade
O bracelete da amizade voltou à moda graças aos shows da turnê “The Eras Tour”, da cantora norte-americana Taylor Swift. Seus fãs criaram a tradição de trocar as pulseiras de miçangas em referência à música “You’re On Your Own, Kid”, do álbum “Midnights” (2022), em que Taylor canta: “So make the friendship bracelets/ Take the moment and taste it/ You’ve got no reason to be afraid” (Então faça as pulseiras da amizade/ Aproveite o momento e saboreie/ Você não tem motivos para ter medo). Entretanto, o item esteve presente na história de muitas pessoas antes mesmo de Taylor ganhar o primeiro violão. Peças como estas são constantemente revisitadas na história da moda desde a ascensão do estilo hippie, nos anos 1960. Em 2014, a febre era a pulseira de elásticos coloridos e as adolescentes produziam à mão e as vendiam. O diferencial da nova tendência dos “swifties” — como são chamados os fãs da cantora — é a lógica de troca. Hoje, eles montam mais de cem pulseiras personalizadas com as músicas de Taylor e as trocam entre si durante o show, mesmo sem se conhecerem. Vídeos no TikTok mostram os fãs saindo dos estádios com os braços ocultos por várias unidades do acessório.
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Reprodução Barbie
Uma boneca que mede aproximadamente 29 cm de altura, feita de plástico, com uma enorme gama de acessórios e roupas, geralmente confeccionadas em tecido, ou mesmo casas e carros conversíveis. Apesar de ter ganhado ao longo de décadas uma série incontável de versões com diferentes penteados, cores de cabelo, etnias, modelitos e profissões, ainda é mais reconhecida em sua encarnação de madeixas loiras, olhos azuis, cintura fina e vestes rosa pink – estereótipo perfeito da patricinha de Beverly Hills. Ultrapassando os limites de sua diminuta pele talhada em plástico bronzeado, com o tempo, a boneca Barbie também passou a ser vista como sinônimo da mulher perfeita de acordo com os padrões sociais, eternizada nos versos da banda dinamarquesa Aqua: “Eu sou uma garota Barbie/Em um mundo Barbie/A vida de plástico/Isso é fantástico!”. É com essa ideia utópica de perfeição que brinca o filme da boneca, lançado em julho e protagonizado pela australiana Margot Robbie. O longa traz diferentes versões da Barbie que vivem uma vida imaculada e sem grandes preocupações, sempre acompanhadas dos namorados Ken – interpretado por Ryan Gosling, em sua versão branca e loira, assim como Simu Liu, Kingsley Ben-Adir e John Cena. O filme lotou as salas de cinemas de pessoas fantasiadas em looks baseados nos desenhos e brinquedos e faturou quase 1,442 bilhão de dólares.
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Boneca Bratz
Uma boneca de aproximadamente 25cm cujas proporções destacam uma cabeça grande com olhos maquiados em forma de amêndoa e lábios grossos. As roupas são fashionistas inspiradas no rock e pop — distante dos tons rosas da concorrente. Yasmin, Cloe, Jade e Sasha são as principais bonecas Bratz. O grupo já chegou a ter uma quinta integrante, a Meygan, em 2002. Porém, no ano seguinte ela foi retirada da linha e, em 2004, retornou como uma personagem coadjuvante. O sucesso das Bratz não foi imediato, mas em cinco anos elas conseguiram bater de frente com a Barbie, chegando a dominar 40% do mercado em 2006. As bonecas também ganharam uma série animada, em 2005, em que o quarteto lança uma revista de moda que leva seu nome. O primeiro hiato veio em 2010, com os processos da Mattel pelos direitos autorais da Bratz. Depois, tentativas de mudar a marca deram errado pela má recepção dos fãs. Foi somente em 2018 que as Bratz retornaram com estabilidade, alçadas pelo sucesso no Instagram e no TikTok. Este ano, a marca trouxe um novo modelo inspirado em Kylie Jenner e seus looks icônicos.