fotografia

Imagem de destaque do post
Ir

IR Festival Zum 2025, em São Paulo

O festival é o lugar certo para conhecer os novos talentos e as tendências da foto em suas diversas possibilidades, por meio de debates, oficinas, exposições e feira de fotolivros que fazem parte da programação. No mesmo local, está em cartaz a exposição “A América Sou Eu", retrospectiva com cerca de 200 obras do fotógrafo Gordon Parks, com imagens realizadas entre as décadas de 1940 e 1970, além de filmes, periódicos e livros. No IMS Paulista, em 1 e 2/11. (Tereza Novaes)
Imagem de destaque do post
Fazer

Curso online do MAM sobre mulheres fotógrafas

O Museu de Arte Moderna de São Paulo tem inscrições abertas para o curso online "Mulheres Fotógrafas na Modernidade". Ministradas pela professora, pesquisadora e fotógrafa Lúcia Lima, as aulas abrangem o papel feminino desde os primórdios dessa arte e a obra de fotógrafas como Lee Miller e Berenice Abbott — abordando o apagamento das mulheres na história da fotografia. As aulas vão de 13 de julho a 16 de agosto, às quartas. (Leonardo Neiva)
Imagem de destaque do post
Ir

Fotografia, arte e música no fotofestival Solar, em Fortaleza

Até o domingo (15), a capital cearense é também a capital da fotografia no Brasil com exposições em diferentes equipamentos culturais, como a Pinacoteca do Ceará e o MIS. Entre as mostras, estão as das obras de Jorge Bodanzky, Claudia Andujar e Graciela Iturbide, além de coletivas que traçam um panorama da fotografia brasileira contemporânea. Na programação musical, shows de Ana Frango Elétrico (13) e de Letrux (14). A programação completa está aqui. (Isabelle Moreira Lima)
Imagem de destaque do post
Assistir

As motos envenenadas de “Clube dos Vândalos”

Livremente inspirado no livro fotográfico “The Bikeriders” (1968), o filme de Jeff Nichols combina elenco estelar, máquinas possantes, muita cerveja e rock setentista. Narrada por Kathy (Jodie Comer), a trama acompanha um motoclube do meio-oeste dos Estados Unidos, os Vândalos, que, no período de uma década, passa de ponto de encontro de motoqueiros desajustados para uma gangue criminosa e violenta. Em cartaz nos cinemas. (Amauri Terto)
Imagem de destaque do post
Ir

Exposição "Koudelka: Ciganos, Praga 1968, Exílios", no IMS

A mostra reúne três séries do fotógrafo tcheco Josef Koudelka, reconhecidas como clássicos da fotografia mundial. "Praga 1968" exibe imagens que documentam a invasão soviética à Tchecoslováquia e a resistência pacífica. "Ciganos" retrata a vida de uma etnia marginalizada, enquanto "Exílios" reflete a busca do fotógrafo pela liberdade após perder sua terra natal. A curadoria é do próprio Koudelka. Entrada gratuita. Até 15/9. (Amauri Terto)