Achamos que vale
-
Assistir |
“Teoria King Kong” no teatro
O “livro-grito” da francesa Virginie Despentes contra a opressão e em nome das que não se enquadram e fogem de estereótipos chega aos palcos paulistas no Sesc Bom Retiro. Na versão teatral, “Teoria King Kong” traz uma dramaturgia não-realista em que as atrizes Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino traduzem o manifesto de Despentes, que aborda violências como o estupro e sua experiência como prostituta, para as cores brasileiras. Até 17/12. (Isabelle Moreira Lima)
-
Ir |
A BienalSur e o trabalho de Rochelle Costi
Com trabalhos sobre o meio ambiente, a “BienalSur — Signos na Paisagem” leva também ao Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, atividades sensoriais que misturam os quatros elementos — ar, terra, fogo e água. O evento faz homenagem à brasileira Rochelle Costi, que morreu em novembro de 2022, deixando uma coletânea de obras produzidas na pandemia que refletem o impacto de pequenos seres que nos cercam na paisagem. A partir de 22/11. (Emilly Gondim)
-
Fazer |
Receitas fresquinhas para os dias mais quentes
A onda de calor no Brasil deve durar até domingo (19) e já já chegamos ao verão. Por isso, revisitamos receitas de comidas e bebidas refrescantes publicadas pela Gama para ajudar a combater esses dias quentes — sem sair da cozinha pingando ainda mais. Entre elas, estão: salada de tomates, salada picante de manga, atum e Caeser, cheesecake de iogurte e mel, um drinque sem álcool com água de coco, limão, gengibre, pepino e gelo, e um alcoólico, o highball green apple. (Ana Elisa Faria)
-
Assistir |
Uma promessa do Brasil no Oscar, “Incompatível com a Vida”
Vítima de uma má formação do feto que interrompeu sua gestação, a cineasta Eliza Capai narra sua história junto às de outras mulheres com vivências parecidas em “Incompatível com a Vida”, que acaba de estrear nos cinemas. Uma das esperanças brasileiras no Oscar, o documentário fala da complicação na gravidez em que o feto morre, seja no útero ou depois do parto. Apesar de afetar muitas mulheres, o tema ainda é pouco discutido. (Leonardo Neiva)
-
Assistir |
O Rio de Janeiro de “Vale o Escrito”
Uma história de famílias rivais que, na disputa de poder, corrompem e cometem crimes. A trama é digna de um épico de Hollywood, mas é a história da ascensão do jogo do bicho no Rio de Janeiro, contada pela série documental do Globoplay “Vale o Escrito”. Com direito a depoimentos inéditos dos principais personagens responsáveis pela a contravenção, os sete episódios investigam como o jogo mudou a dinâmica do estado carioca. (Daniel Vila Nova)