3
Podcast da semanaThais Basile: “A criança internaliza a forma como é cuidada e amada”
Especialista em parentalidade e psicanalista traz caminhos para lidar com os desafios da criação dos filhos, com conexão e sem violência
- @gamarevista
- comportamento
- sociedade
Thais Basile: “A criança internaliza a forma como é cuidada e amada”
Especialista em parentalidade e psicanalista traz caminhos para lidar com os desafios da criação dos filhos, com conexão e sem violência
Como criar conexão com os filhos, lidar da melhor maneira possível com as diferentes fases da infância quando estão todos sobrecarregados? Como manter a calma diante dos desafios da criação? “É preciso saber reparar as coisas, sem se afundar na culpa”, diz a Gama a psicanalista e especialista em psicopedagogia, Thais Basile.
Basile acredita que é possível criar filhos fora da ideia de uma educação “tradicional”, muitas vezes baseada em gritos, ameaças, críticas e medo. É sobre esse tema que ela escreve em “Atravessando o deserto emocional: Os impactos de fazer parte de uma família” (Paidós, 2024), em que mostra como o que somos é causa e efeito dos cuidados que recebemos.
Na conversa com o Podcast da Semana, da Gama, ela discute como fazer escolhas que melhorem o tempo que estamos com os filhos, trata da importância de lembrar da nossa infância e nomear o que vivemos — “É bom que a gente investigue também quais as transferências e projeções que a gente tá fazendo com essa criança”, diz — e, entre outros temas, trata da criação de vínculos na formação das crianças.
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
No link abaixo e também noDeezer, no Spotify, no Apple Podcast e no YouTube, você escuta este episódio.
-
CAPA Como criar filhos hoje?
-
1Conversas Maya Eigenmann: "O caminho para educar é a conexão, não o autoritarismo"
-
2Reportagem Parentalidade expandida: por que faz sentido ter "outras mães e pais"?
-
3Podcast da semana Thais Basile: “A criança internaliza a forma como é cuidada e amada”
-
4Sem categoria Como falar com os filhos sobre vape
-
5Bloco de notas Desenhos de baixo estímulo para ver com as crianças