Achamos que vale
-
Ler |
Livro de cineasta simboliza morte da mulher “boa”
Romance de estreia da cineasta paranaense Ana Johann, "História Para Matar a Mulher Boa", pela editora Nós, propõe a morte simbólica de uma mulher comum, que só é considerada "boa" por colocar sempre à frente as necessidades alheias — as do marido abusivo, da filha pequena, dos pais que a criaram num ambiente conservador. Nessa jornada em busca de si mesma, a protagonista questiona sua história para renascer mais consciente de seus desejos. (Dolores Orosco)
-
Assistir |
Novo programa de entrevistas de Antonio Tabet, o Kibe Loco
O humorista Antonio Tabet, do canal "Porta dos Fundos", acaba de estrear seu novo programa de entrevistas "Alt Tabet", cuja proposta é explorar os diversos lados dos seus convidados. No primeiro episódio, Diogo Defante se emociona ao falar da morte da mãe, mas também descreve uma orgia com mais de 50 pessoas. João Doria, Paola Carosella e Caio Ribeiro serão os próximos convidados. O programa vai ao ar às quartas, no YouTube do UOL. (Daniel Vila Nova)
-
Ir |
Filmes de diretoras que marcaram o cinema, na Cinemateca
A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, recebe até 17 de dezembro a mostra Mulheres Pioneiras no Cinema, com obras de cineastas invisibilizadas e esquecidas, apesar da sua contribuição crucial para a linguagem audiovisual. Além da exibição de longas de diretoras como Alice Guy, Lois Weber e Lotte Reiniger, a Cinemateca oferece um curso sobre o tema, abordando pioneiras de diferentes países, como a brasileira Cléo de Verberena. (Leonardo Neiva)
-
Assistir |
O valor do arroz e feijão na nova série de Rita Lobo
No programa "Prato Feito Brasil", a cozinheira e apresentadora Rita Lobo passa por Belém, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre para mostrar como famílias brasileiras cozinham. Com foco no arroz e feijão de todo dia, o programa mostra que o prato feito é uma refeição balanceada e acessível para a população, em detrimento de ultraprocessados. Com episódios exibidos às sextas, após o Globo Repórter, a série também está no Globoplay. (Leonardo Neiva)
-
Ouvir |
A incrível história de Lourenço Mutarelli
Um acontecimento traumático que durou alguns minutos, no dia em que completou 24 anos, alterou totalmente o curso da vida — e obra — do escritor, ator e quadrinista Lourenço Mutarelli. No episódio "Presentes Inesperados", do podcast Rádio Novelo Apresenta, ele volta àquela noite festiva de mais de três décadas atrás para tentar compreender tudo o que veio depois. Daquelas histórias que não saem da cabeça por dias. (Ana Elisa Faria)