Flavia Rios: “Grupos chamados de identitários estão lutando pela própria vida”
Socióloga trata das pautas, das pendências e dos ataques a esses movimentos por parte da política e de uma parcela da sociedade
Os grupos chamados de identitários ganharam mais destaque nos últimos tempos por estarem cada vez mais ativos no debate público, reivindicando seus direitos de igualdade, direitos que estão na constituição.
Por isso, como diz a socióloga Flavia Rios, entrevistada de hoje no Podcast da Semana, pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e indígenas também se tornaram alvo de diferentes frentes da política, tendo de lidar com críticas e ideologias infundadas, ela explica em entrevista ao Podcast da Semana.
“Uma parte dessas políticas focalizadas em determinados grupos passaram a ser chamadas de políticas identitárias. E esses segmentos se tornaram alvo foram ideologizados e politizados, se apoderaram como sujeitos políticos”, diz a Gama.
Flavia Rios é socióloga, professora da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do Negra/UFF e do Afro/Cebrap. Coordena os projetos GIRA_Igualdade Racial em Niterói (2021-2022)” e “Origens e Destinos (CNPq 2021-2024)”. É coautora do livro “Lélia Gonzalez” (Summus, 2010) e co-organizadora dos livros “Negros Nas Cidades Brasileiras”(Intermeios, 2018), “Por um Feminismo Afro-latino-americano (Zahar, 2020), Raça & Estado (Eduerj, 2022).
Roteiro e apresentação: Luara Calvi Anic
Edição de som: Pedro Pastoriz
No link abaixo e também noDeezer,Spotify,Apple Podcast,Google Podcastvocê escuta este episódio.
-
CAPA Qual é o seu nome?
-
1Reportagem Você se identifica com seu nome?
-
2Podcast da semana Flavia Rios: "Grupos chamados de identitários estão lutando pela própria vida"
-
3Depoimento Meu nome é Gretchen, a legítima
-
4Reportagem O peso que seu nome carrega
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana