Entre no Assunto: Diplomacia em tempos de guerra — Gama Revista

Diplomacia em tempos de guerra

Jornalista João Paulo Charleaux indica de série de Spielberg a livro de Henry Kissinger para entender o papel da diplomacia num mundo imerso em conflitos na Palestina e Ucrânia

Leonardo Neiva 10 de Abril de 2024

Com os noticiários internacionais tomados diariamente por imagens da devastação dos conflitos na Faixa de Gaza e Ucrânia, a arte das relações e negociações internacionais é mais importante do que nunca. Por isso, Gama convidou o jornalista João Paulo Charleaux, analista de temas ligados à política internacional e economia, a listar cinco dicas de conteúdos para você se aprofundar no complexo assunto da diplomacia em tempos de guerra.

 Reprodução/Instagram

Ex-correspondente internacional, que já escreveu para veículos como Folha, Nexo, Estado, O Globo e Piauí, Charleaux traz um rol eclético de conteúdos, desde a coleção de artigos que escreveu recentemente para a Folha sobre as regras da guerra até uma série histórica criada por Spielberg e Tom Hanks. Confira a seguir a lista completa.

  • Imagem

    “Lembrança de Solferino”, de Henry Dunant (Cruz Vermelha, 1862)

    Esse livrinho foi publicado em Genebra, na Suíça, em 1862, com uma circulação muito restrita. Mas, apenas dois anos depois, ensejou a adoção da Primeira Convenção de Genebra, adotada para proteger militares feridos em campanha; e resultou também na criação da Cruz Vermelha. O autor, Henry Dunant, era um próspero comerciante suíço que, ao viajar pelo que hoje é o norte da Itália, testemunha os rescaldos da Batalha de Solferino — um gigantesco embate militar, com mais de 200 mil envolvidos — que, em 1859, opôs forças austríacas, de um lado, e francesas e sardo-piemontesas, de outro, no processo de unificação da Itália.”

  • Imagem

    As Regras da Guerra

    “Muy humildemente, mas nem tanto, recomendo essa série de artigos que publiquei na Folha de S.Paulo entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. A ideia era resumir e explicar da maneira mais simples, didática, objetiva e equilibrada possível as normas da guerra, encaixando-as em casos concretos ocorridos no conflito em curso entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Os textos tratam de questões como a proteção devida a hospitais e ambulâncias, a situação dos jornalistas, dos civis e dos sequestrados, detidos de segurança e prisioneiros.”

  • Imagem

    “Band of Brothers”, de Steven Spielberg e Tom Hanks (2001)

    “Essa minissérie de TV criada pelo Steven Spielberg e pelo Tom Hanks foi ao ar em 2001 pela HBO e ganhou Grammy e Globo de Ouro. Está na Netflix agora. Ela mostra, em apenas dez episódios, a história de uma companhia americana na Segunda Guerra Mundial — começando no treinamento nos EUA até a chegada a uma das casas de Hitler, nos Alpes. Traz em todos os episódios depoimentos de veteranos da Segunda Guerra. Além de ser boa, dá um olhar ‘de dentro’ sobre o tipo de situação e de dilemas que combatentes vivem nas situações de conflito.”

  • Imagem

    “Diplomacia”, de Henry Kissinger (Saraiva, 1994)

    “Esse é um livrão enorme no qual Kissinger — estrategista da política externa americana que, para o bem e para o mal, moldou grande parte do mundo tal como o conhecemos hoje — repassa cronologicamente a história das relações entre os países, com seus movimentos de associação e confronto, ascensão e queda. É indispensável para entender conceitos fundamentais das relações internacionais, assim como os fatos históricos e seus protagonistas. Um primor de raciocínio reto, claro, direto e pragmático.”

  • Imagem

    Revista Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (1869-)

    “É esquisito recomendar uma revista, mas a verdade é que essa publicação é a maior referência sobre o direito internacional aplicável na guerra. Trata-se de uma publicação de perfil acadêmico na qual colaboradores do mundo todo publicam estudos e reflexões a respeito das normas dos conflitos armados, abordando debates muito quentes, complicados e atuais. Acho que é a principal referência na área.”

Quer mais dicas como essas no seu email?

Inscreva-se nas nossas newsletters

  • Todas as newsletters
  • Semana
  • A mais lida
  • Nossas escolhas
  • Achamos que vale
  • Life hacks
  • Obrigada pelo interesse!

    Encaminhamos um e-mail de confirmação