Bloco de notas
Trabalhos manuais em prisões, DIYs com imitações de roupas de marca, ferramentas para fazer seu próprio videogame. Uma lista de referências Gama
-
Gustavo Silvestre
O estilista pernambucano Gustavo Silvestre acredita que os TRABALHOS MANUAIS PODEM MUDAR VIDAS. Desde 2015, ele realiza o projeto Ponto Firme, no qual ensina ténicas a presidiários – o resultado já foi até para as passarelas da São Paulo Fashion Week. No ano passado, o documentário “O Ponto Firme” (2020) mostrou o processo de trabalho com detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP) – veja o trailer aqui.
-
Nadya Spetnitskaya/ Unsplash
O isolamento imposto pela pandemia foi o cenário perfeito para EMPREITADAS DIY. Teve gente (à beça) fazendo pão, montando a própria horta, cortando o próprio cabelo. O movimento mais forte, porém, foi o das reformas e decoração – as pessoas pintaram as paredes, redecoram a sala e até construíram a própria casa na árvore.
-
@amazingishgrace hopefully y’all think it looks good but I CANNOT STOP LAUGHING THAT IM WEARING A TJ’S TOTE BAG KFENDKW #thriftflip #diy #sewing #cottagecore
@amazingishgrace hopefully y’all think it looks good but I CANNOT STOP LAUGHING THAT IM WEARING A TJ’S TOTE BAG KFENDKW #thriftflip #diy #sewing #cottagecore
No último ano, as pessoas também começaram a FAZER AS PRÓPRIAS ROUPAS (e vendê-las), em um movimento de consumo consciente que vai no revés do fast-fashion. No TikTok, um pessoal postou vídeos incríveis de DIY imitando roupas de marcas caras. No Brasil, muita gente também tirou a máquina de costura do armário, principalmente para fazer máscaras.
-
Enzo Mari/Danese
Quem já viu aquele quebra-cabeças de madeira – muito imitado por aí – com silhuetas de animais encaixadas umas nas outras? Foi uma das criações do designer italiano Enzo Mari, morto no ano passado. Para além do brinquedo, ele ficou famoso por ideias revolucionárias como “Autoprogettazione?” (projeto para um autodesign), uma linha de móveis de produção fácil, econômica e democrática cujos desenhos e plantas de projeto são compartilhados livremente, e podem SER EXECUTADOS POR QUALQUER UM.
-
Bob Ross Inc.
Talvez você só o conheça (e a sua cabeleira) dos memes, mas BOB ROSS (1942-1995) é provavelmente o pintor mais conhecido nos EUA. Ele protagonizou o programa de TV “The Joy of Painting”, exibido em vários países entre 1983 e 1994, no qual ENSINAVA A PINTAR QUADROS de paisagens bucólicas com voz sussurrante. Vinte e cinco anos depois da sua morte, ele ainda é extremamente popular, com um canal no Youtube com 4 milhões de inscritos e uma empresa que vende objetos estampadas com as obras dele. Em agosto, a Netflix lançou o documentário “Bob Ross: Alegria, Traição e Ganância” (2021), que retrata sua vida, com alguns detalhes obscuros sobre a batalha judicial em torno do seu legado.
-
Mesmo para quem não tem experiência com programação, hoje há diversas ferramentas que permitem fazer SEU PRÓPRIO VIDEOGAME – algumas até de graça. O portal americano The Verge listou algumas delas, para jogos 2D ou 3D, de RPG, de ficções visuais, entre outros.
-
RODRIGO HILBERT é o homem-desejo DIY no Brasil. O cara cozinha, todo mundo sabe, mas também costura, faz crochê, produz móveis, monta a própria churrasqueira, sobe em árvores para colher ingredientes, faz bico de ferreiro, cria quadrinhos de flores prensadas. Na pandemia, rolaram boatos que ele haveria construído uma capela para casar com a Fernanda Lima, mas ele desmentiu.
-
A produção de cerveja artesanal no Brasil vem em toada acelerada há anos: só entre 2018 e 2020, o número de cervejarias no país cresceu 30%. Na pandemia, aumentou a procura por métodos de FABRICAÇÃO DE CERVEJA EM CASA. Surgiram ainda mais cursos online para se tornar um mestre cervejeiro e kit prontos já com todos os equipamentos necessários.
-
Talvez o maior símbolo do DIY NA MÚSICA atual seja Billie Eilish, de 19 anos, que gravou hits como “Bad Guy” sentada na cama do quarto com o irmão.
-
Já imaginou usar um sabão só para a roupa, a louça e a casa? A musa do movimento zero lixo Cristal Muniz ensina em seu canal a fazer um PRODUTO DE LIMPEZA CASEIRO barato e biodegradável que dá conta de tudo isso com apenas sabão de coco, álcool e bicarbonato de sódio.
-
CAPA Você mesmo que fez?
-
1Conversas 'Ferida colonial do trabalho doméstico vem se atualizando’
-
2Semana Eu que fiz!
-
3Repertório Faça você mesmo, como os punks
-
4Podcast da semana Karla Amadori, do canal Diycore: 'Mulheres se sentem encorajadas ao ver outra com uma furadeira na mão'
-
5Bloco de notas Os achados por trás de tudo isso