5
Bloco de notasAs dicas da redação sobre o tema da semana
Um videocast a respeito das tretas da maternidade, obras de arte sobre figuras maternas reais e uma reportagem que apresenta a disparidade salarial entre pais e mães. Confira as indicações
- @gamarevista
- feminismo
- maternidade
- sociedade
As dicas da redação sobre o tema da semana
Um videocast a respeito das tretas da maternidade, obras de arte sobre figuras maternas reais e uma reportagem que apresenta a disparidade salarial entre pais e mães. Confira as indicações
-
A maternidade já foi tema de duas edições da Gama. Em Qual o direito das mães?, publicamos uma entrevista com a advogada Ana Lucia Dias, que trabalha em prol dos direitos maternos. Também mostramos o longo processo de adoção e de tornar-se mãe e uma reportagem sobre o suporte que o Brasil e as empresas oferecem às MULHERES QUE QUEREM AMAMENTAR, além de um papo com a bailarina Ingrid Silva, que contou como concilia trabalho e maternidade. Já em Mãe sofre?, a atriz Fernanda Lima, a jornalista Bianca Santana e nomes do cinema e da TV falaram sobre a maternidade hoje. Elas questionaram estereótipos e lembraram que CUIDAR DOS FILHOS É UM TEMA COLETIVO e dos mais urgentes.
-
A educadora parental Lua Barros tem um perfil no Instagram em que reflete sobre formas mais saudáveis e acolhedoras de EXERCER A PARENTALIDADE. Ela também trata do tema no livro “Eu Não Nasci Mãe” (Editora Nacional, 2020) – Gama, inclusive, publicou detalhes e trechos da obra neste texto.
-
Reprodução Ruth Millington
A historiadora e curadora Ruth Millington publicou uma lista de 11 importantes artistas que fazem arte contemporânea sobre a maternidade real, rejeitando VISÕES EXCESSIVAMENTE ROMANTIZADAS DO TEMA.
-
Paola Carosella, a chef argentina mais pop do Brasil, participou de um episódio do podcast “Café da Manhã”, da Folha de S.Paulo, em que falou sobre vários assuntos, como gastronomia, amor e MATERNIDADE. No programa de áudio “Cadê a Receita, Rita Lobo?”, a cozinheira também comentou a respeito da relação com a filha e com a mãe.
-
Reprodução The New York Times
Nesta reportagem, o jornal The New York Times apresenta uma pesquisa que mostra a disparidade salarial entre cônjuges quando o primeiro filho do casal nasce. A diferença na renda dobra após a chegada do bebê: há uma queda no salário da mãe enquanto o do pai continua subindo.
-
Reprodução Instagram @joaoleemusic
“O mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu. EU PERDI A MINHA MÃE. Mas você é eterna”, escreveu João Lee, filho do meio da cantora Rita Lee, que faleceu na última segunda-feira (8). Vale ler a homenagem completa que o produtor musical fez à rainha do rock.
-
Reprodução Instagram @carvalhando
Em um post no Instagram, o consultor e especialista em sustentabilidade André Carvalhal listou alguns livros que podem ajudar a PENSAR E REPENSAR A MATERNIDADE, como “Minha Mãe Fazia” (Bicicleta Amarela, 2017), de Ana Holanda, e “Não Sei como Ela Dá Conta” (Verus, 2021), de Allison Pearson.
-
Divulgação
Ainda na seara literária, a obra “Maternidade” (Companhia das Letras, 2019), da escritora canadense Sheila Heti, é uma boa pedida de leitura para quem pensa em ter filhos ou não tê-los. No livro, a autora faz uma REFLEXÃO SOBRE OS GANHOS E AS PERDAS para uma mulher que decide se tornar mãe.
-
O jornal O Globo publicou uma reportagem que conta a história por trás de 12 CANÇÕES SOBRE MÃES. A seleção é eclética, vai de Roberto Carlos com “Lady Laura” (1978), passando por Emicida com a música “Mãe” (2015), chegando a Taylor Swift com “The Best Day” (2008).
-
Julia Faria e Thaila Ayala falam sobre a maternidade e seus temas no videocast “Mil e Uma Tretas”. A cada episódio, convidadas debatem PÓS-PARTO, SEXO, GRAVIDEZ, SONO DA MÃE, FILHOS COM DEFICIÊNCIA, entre outros, com as apresentadoras. Já passaram pelo programa nomes como Regina Casé, Bela Gil, Samara Felippo, Fernanda Gentil, Helen Ramos e Débora Nascimento.
-
Em “O Assunto”, a jornalista Natuza Nery conversa com Vanessa Barbara, autora do livro “Mamãe Está Cansada” (Companhia das Letrinhas, 2023), e Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga, sobre o trabalho invisível do cuidado que sobrecarrega mães e mulheres mundo afora. No podcast do G1, elas falam sobre a EXAUSTÃO FEMININA e comentam que, na média, mulheres passam o dobro do tempo do que homens em funções domésticas e de cuidado com filhos e outros familiares.
-
CAPA Tá difícil ser mãe?
-
1Conversas Juliana Alves: "Uma mãe negra rema contra a maré o tempo todo"
-
2Reportagem Sem creche e num mercado desigual, como uma mãe consegue trabalhar?
-
3Podcast da semana Miá Mello: "Ter filhos é perder o controle"
-
4Depoimento Cartas à mãe
-
5Bloco de notas As dicas da redação sobre o tema da semana