Livros e podcasts sobre saúde mental dos mais jovens
Conteúdos para ajudar pais e cuidadores a ficarem atentos ao desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes e a oferecer suporte
-
No episódio “Desenvolvimento Psíquico de Crianças e Adolescentes”, do podcast Entrementes, a psicanalista Cristiane Geraldo Folino, membro do departamento científico de saúde mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo, fala sobre o sofrimento gerado pelas fases iniciais da vida e os cuidados a serem tomados quando diferentes sentimentos ultrapassam os limites do saudável.
-
As novas gerações de adolescentes entre 11 e 18 anos, contemporâneos às novas tecnologias, podem apresentar problemas de convivência social e comportamentos autodestrutivos, segundo o pesquisador e professor Hugo Monteiro Ferreira, em seu livro “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes Nos Ensinam a Amar” (Record, 2022). Além dos resultados de uma pesquisa feita em cinco capitais brasileiras com 3.115 pessoas, o autor também questiona o que pode ser feito para proteger os jovens.
-
É especialmente na adolescência que se começa a jornada do autoconhecimento. Esse processo inclui questionamentos relacionados à sexualidade e gênero. Com as transformações no tema, o psicanalista Nilson Sibemberg indica, no podcast da Gama, a conversa como caminho para pais, filhos e cuidadores se entenderem.
-
O podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, lançou este ano o episódio “Volta Às Aulas e Saúde Mental nas Escolas” sobre a lei de “Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares”, sancionada em janeiro pelo governo para integrar o “Programa Saúde na Escola”. A medida vem em resposta aos aumentos de ataques em escola por alunos e/ou ex-alunos e as consequências dos dois anos de isolamento pela covid-19. O psiquiatra Rodrigo Bressan, presidente do instituto Ame sua Mente, fala sobre a necessidade de mais políticas públicas nos ambientes escolares voltadas para o tema.
-
Voltado para pais, educadores, psicólogos e médicos, “Desafios da Adolescência na Contemporaneidade: Uma conversa com pais e educadores” (Summus Editorial, 2023), da educadora e psicanalista Carolina Delboni, atualiza problemas que os jovens enfrentam nessa fase. O livro é dividido em quatro partes: a desconstrução para criar um diálogo, adolescência e educação, relações sociais nessa fase da vida e, por fim, as sequelas da covid-19 na saúde mental dos mais jovens.
-
O programa Chega Junto convida a psicóloga Kátia Brandão para um papo sobre psicologia e solidão da negritude em “Saúde Mental do Jovem Negro”. O episódio também traz informações da cartilha publicada pela Biblioteca Virtual em Saúde, que apresenta dados que apontam que pessoas negras são as que mais cometem suicídio na juventude. Além disso, o racismo é apresentado como um fator determinante para desestruturar o estado psicológico dessas pessoas.
-
Augusto Cury reconhece os benefícios da mídia tecnológica, porém a equipara com uma droga que causa dependência em “Intoxicação Digital: Como enfrentar o mal do milênio” (Dreamsellers Editora, 2023). Ele aponta a necessidade de urgência (querer tudo rápido) e a aversão ao tédio e à solidão como principal sintoma. “Se não enfrentamos o mal do milênio, a humanidade vai se tornar um hospital psiquiátrico a céu aberto”, escreve.
-
“Como Criar Filhos na Era Digital” (Companhia das Letras, 2018), de Elizabeth Kilbey, é feito para os pais que disputam o tempo dos filhos com a tela (ou as telas). A psicóloga orienta, com dicas práticas, como diminuir o tempo online dos jovens para possibilitar conexões entre as crianças e adultos, os tornando mais saudáveis.
-
Com tanta informação ao alcance de um clique, jovens buscam seus sintomas na internet e logo caem na prática do autodiagnóstico, muitas vezes sem consultar especialistas. O tema é tratado no podcast Minuto Saúde Mental, produzido pela Rádio USP e apresentado pelo professor de medicina João Paulo de Sousa no episódio “Testes de Saúde Mental da Internet Não Servem para Diagnóstico”.
-
O Assunto retrata o agravamento do estado psicológico dos jovens após a pandemia de covid-19 somado ao uso irrestrito de redes sociais em “Saúde Mental dos Adolescentes: Riscos e Ajuda”. Julia Duailibi conversa com Vera Iaconelli, doutora em psicanálise pela USP e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, sobre formas dos pais se juntarem para criar espaços mais seguros para as crianças ao restringirem o uso de celulares e conversarem por onde elas navegam online.
-
CAPA Seu filho passa a vida no celular?
-
1Conversas Claudia Feitosa-Santana: "Permitir o celular na escola atrapalha o aprendizado e a socialização"
-
25 dicas Como identificar que os filhos estão sendo vítimas de cyberbullying
-
3Reportagem Por que jovens investigam sua saúde mental nas redes?
-
4Podcast da semana Felipe Fortes: "O abuso de telas é o grande tema da parentalidade contemporânea"
-
5Bloco de notas Livros e podcasts sobre saúde mental dos mais jovens