Bloco de notas da Semana "Quanto vale o dinheiro?" — Gama Revista
Quanto vale seu dinheiro?

5

Bloco de notas

Bloco de notas

A calculadora de salários brasileiros, como gastar a fortuna do Bill Gates, Boletinhos, Graninhas, e outros perfis do Instagram que falam sobre finanças. A lista de conteúdos da Gama para repensar o valor do dinheiro

5

Bloco de notas

Bloco de notas

A calculadora de salários brasileiros, como gastar a fortuna do Bill Gates, Boletinhos, Graninhas, e outros perfis do Instagram que falam sobre finanças. A lista de conteúdos da Gama para repensar o valor do dinheiro

17 de Janeiro de 2021

  • Uma crítica ao consumismo e ao capitalismo, a música MONEY, do Pink Floyd, começa com o tilintar do vil metal e com uma letra que considera o dinheiro como provedor de conforto — compra casa, barco, time de futebol. Com o evoluir da melodia, aparece a outra face da moeda e a letra se transforma: ele gera ganância, cobiça e outros pecados. Ainda assim, ninguém está disposto a abrir mão do seu quinhão.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Reprodução

    Quando o assunto é dinheiro, não importa o seu perfil, o Instagram tem uma indicação para você. O BOLETINHOS é focado no jovem, e a premissa é ajudá-lo a pagar os boletos todo mês sem estresse. O perfil GRANINHAS é para os que acham o assunto chato porque consegue falar de dinheiro de uma maneira divertida, sana dúvidas e elimina tabus sobre a vida financeira. ME POUPE NA WEB é para os que querem fazer render: fundada pela jornalista Nathalia Arcuri, o perfil fala sobre finanças pessoais e dá dicas para sobrar uma grana no fim do mês. Já a jornalista Amanda Dias, especializada em economia, é dona do perfil GRANA PRETA, que tem como premissa a educação financeira para emancipar.

  • “A história da distribuição da riqueza sempre foi profundamente política, e não pode ser reduzida a mecanismos puramente econômicos”

    A frase é do economista francês Thomas Piketty, uma das vozes mais improtantes da atualidade. Em seu livro “O capital no século 21” (Intrínseca, 2014) provoca o leitor e debate a concentração de riqueza e a evolução da desigualdade.

  • Em 2021, o salário mínimo terá O MENOR PODER DE COMPRA desde 2005, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O histórico já não era promissor: estamos no segundo ano consecutivo em que o mínimo não tem ganho real, e é apenas corrigido pela inflação, isso devido ao fim da política de valorização que vigorou entre 2011 e 2019, a alta nos preços dos alimentos durante a pandemia e a variação do PIB. Por enquanto, o carrinho de compras continua em processo de esvaziamento.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    David Heald / Solomon R. Guggenheim Foundation

    Em 2010, o artista alemão Hans-Peter Feldman ganhou o prêmio Hugo Boss, um dos principais do ramo artístico mundial contemporâneo, que rendeu uma bolsa de US$ 100 mil. Com ele, o alemão produziu uma instalação no museu Guggenheim Bilbao, na Espanha, onde PENDUROU 100 MIL NOTAS DE UM DÓLAR. Foram necessários 13 dias para prender as notas na parede. A quantidade era tamanha que, para caberem no espaço, elas acabaram sobrepostas na superfície.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Giphy

    Se você tivesse toda a fortuna do Bill Gates, com o que você gastaria? Há um site que simula esse sonho: entre helicópteros, iates, ferraris e uma franquia do McDonalds, as possibilidades de compra são muitas com os US$ 100 BILHÕES de Gates, e o site dá a dimensão de tudo que é possível adquirir sendo uma das pessoas mais ricas do mundo.


  • Diversas faces da identidade nacional já foram representadas nas oito moedas que circularam pelo país, entre grupos indígenas, Machado de Assis, Villa Lobos e Portinari. A partir de 1994, com a implementação do Real, as notas passaram a representar exclusivamente a fauna brasileira. O vídeo feito pelo Nexo detalha essa história com imagens das moedas nacionais.

  • Quem nunca se atordoou na hora de dividir e acertar as contas de uma viagem? O aplicativo SPLITWISE evita esse estresse. Disponível para Android e iPhone, o serviço permite a criação de grupos para diferentes finalidades. Neles, os gastos são colocados por cada um e divididos pelo algoritmo entre os participantes de maneira simplificada — ninguém vai precisar fazer milhões de transferências diferentes. O New York Times atesta: “da conta do jantar ao aluguel, o Splitwise facilita todo acerto de contas”.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Nexo Jornal

    Você tem ideia de quanto o seu salário é próximo ou distante em relação à maioria da população? Em 2016, o Nexo produziu uma CALCULADORA que permite a comparação. Nela você coloca seu rendimento mensal e equipara com a realidade dos demais brasileiros, além do de juizes de primeira instância, de médicos e de professores da educação básica do seu estado. E acredite: você pode estar reclamando do seu salário de barriga cheia.

  • Imagem da listagem de bloco de notas
    Divulgação

    Couro, penas, peixe seco, sal grosso, tabaco e até pinga. Tudo isso já foi MOEDA CORRENTE. Em 4 mil anos de história, o dinheiro passou por muitas transformações desde sua origem, na Grécia Antiga. Um conceito permanece o mesmo: a fé de que vai ser possível trocar os papéis que estão na carteira ou os números que aparecem no aplicativo do banco por comida, vestuário e moradia. Tudo isso é explicado no trecho do livro “Crash – Uma Breve História da Economia” (HarperCollins, 2019), de Alexandre Versignassi, veiculado no portal Você S/A.