Podcasts sobre maternidade e vida profissional — Gama Revista
Quando uma mãe para de trabalhar?

5

Bloco de notas

Podcasts sobre maternidade e vida profissional

Dez programas que tratam das dificuldades enfrentadas por mães no mercado de trabalho e dos caminhos possíveis para melhorar essa realidade

Podcasts sobre maternidade e vida profissional

05 de Maio de 2024

Dez programas que tratam das dificuldades enfrentadas por mães no mercado de trabalho e dos caminhos possíveis para melhorar essa realidade

  • O episódio “Maternidade e Carreira Combinam?” do programa “Maternidade de Guerrilha”, apresentado por Lian Tai e Julia Jasmin, discute estagnação ou retrocesso na carreira profissional após a maternidade. O podcast convida a empreendedora e mãe solo Miranda Casari, que após ser demitida duas vezes devido a suas responsabilidades maternais, optou por empreender buscando flexibilidade. No entanto, ela enfrenta um novo desafio: uma jornada de trabalho exaustiva.

  • Em 2020, o projeto ativista Maternativa lançou o podcast “Empreender Para Bem Viver”. Pesquisas indicam que o empreendedorismo muitas vezes se torna a única forma de mães conseguirem renda após serem excluídas de suas carreiras anteriores. O podcast destaca mães negras de diferentes regiões do Brasil e de diversas profissões, que compartilham suas histórias nos quatro episódios disponíveis.

  • Mil e uma TrETAS é um podcast totalmente voltado para a maternidade, sem romantismo. Os quase 50 temas já abordados tangenciam as dificuldades de conciliar a rotina, o cansaço, os erros e os acertos que se pode ter durante a fase de criação dos filhos. O papo é com Julia Faria e Thaila Ayala, ambas mães, com a participação de convidadas especialistas.

  • O episódio “Esperança: Maternidade e Trabalho Escravo”, produzido pela rádio Batente e distribuido pelo UOL, denuncia casos de trabalho análogo a escravidão vividos por mães imigrantes no mercado da moda. Há casos de chefes que proibiam que elas saíssem do local de trabalho para consultas médicas e pausas para cuidar de suas crianças. Além disso, as mães e os bebês ficavam expostos a materiais tóxicos que causam problemas de saúde. O programa convida a assistente social Carla Aguilar para explicar como buscar ajuda e denunciar casos de abusos quando se é imigrante.

  • Trabalhar ocupa pelo menos oito horas do dia de uma pessoa, podendo ser mais a depender da profissão e cargo. “Maternar e Trabalhar: Como Ter Mais Equilíbrio?”, do CNV Cast, propõe caminhos de como realizar as tarefas diárias sem deixar o autocuidado de lado. As mães Erika Moulin, Liliane Sant’Anna e Nolah Lima compartilham suas experiências e fazem parte do Instituto CNV Brasil, que trabalha a comunicação não violenta.

  • A partir de um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, em 2019, que colocou o Brasil na 90ª posição no ranking de países de melhor paridade de gênero, o podcast Mamilos debate “Maternidade e Carreira”. Para essa conversa repleta de dados e informações, Juliana Wallauer e Cris Bartis convidam a pesquisadora da UFMG Mel Veneroso, a gerente de projetos da ONU Mulheres Adriana Carvalho e Camila Fornazari, business partner da área de recursos humanos da Natura.

  • Para as mães de primeira viagem — e que não planejaram a gravidez —, o início pode ser ainda mais difícil porque não sabem quais os desafios vão surgir durante a criação de seus filhos. O que fazer quando acaba a licença-maternidade e é preciso retornar ao trabalho? Três mães compartilham suas histórias no episódio “Maternidade e Carreira”, do Tetas na Mesa. Os assuntos vão desde perda de emprego a adaptações na dinâmica de suas funções.

  • O episódio “Volta ao Trabalho? O Que Fazer Com o Bebê”, do “Podcast é a Mãe!, é apresentado pelas jornalistas Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi. Elas entrevistaram a psicóloga e psicoterapeuta Cecília Tavares para discutir o sentimento de culpa que muitas mães experimentam ao retornarem ao trabalho. O programa também aborda a sobrecarga e a exaustão resultantes da dupla jornada como mães e profissionais, além de explorar possíveis soluções para melhorar essa situação.

  • Equilibrar a rotina de mãe e trabalhadora é um dos maiores desafios da maternidade. No episódio “Maternidade e Vida Profissional: Como Conciliar”, do podcast Maternidade Real, a produtora e psicóloga Luana Machado compartilha a própria história de retorno ao trabalho após um mês do nascimento de seu filho. Ela viu esse retorno como importante para se reconectar a sua própria personalidade, mas sem romantizar. Machado destaca que não foi uma simples escolha, e sim, uma necessidade financeira como mãe solo.

  • Muitos dos problemas de sobrecarga materna estão ligados à economia do cuidado que coloca as mulheres a cuidar, quase que sozinhas, de seus filhos, cônjuge e pais idosos. Se remunerado corretamente, essa função seria equivalente ao quarto maior PIB do mundo com US$ 10,8 trilhões por ano. A jornalista Natuza Nery conversa com a escritora Vanessa Barbara, autora do livro “Mamãe está cansada”, e com Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga, no episódio “Economia do Cuidado: O Trabalho Invisível”, do podcast O Assunto.